quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Yesterday


Encontrar sucesso na vida profissional nem sempre é fácil e o cantor e compositor Jack Malik (Himesh Patel) sabe como ninguém o que é lutar por reconhecimento e "morrer na praia". Desde adolescência, Malik canta e tenta mostrar a todos o seu talento, mas não é exatamente visto. Não por todos. Isto porque a amiga Ellie (Lily James) é a única que o incentiva, motiva e até ajuda o homem a conseguir shows. 

Doce, Alegre e super alto astral, a moça parece admirar muito Malik, mas este está tão centrado em si que não dá crédito ao sentimento que pode haver ali. Certo dia, desolado pelo fracasso de um show, Jack está voltando para casa de Bike e é atropelado. Com o acidente, perde alguns dentes e sofre algumas lesões. 

No hospital, Ellie continua a dizer para Jack que ele é bom no que faz e precisa continuar. Contrário ao pensamento e pessimista, ele pergunta se ela ainda "o amará e o alimentará quando ele estiver com sessenta e quatro anos", a jovem não entende perfeitamente o que ele quer dizer com aquilo e Jack percebe que há algo de estranho. 

Ao ir encontrar os amigos, conversa, ri e tira sarro do fato de estar sem os dentes, mas é ao tocar "Yesterday", canção clássica  da banda britânica "The Beatles", que este surpreende a todos e encanta os presentes que dizem nunca terem sequer ouvido a música. Neste momento Jack entende que acordou em uma realidade onde muitas coisas não existem. Os Beatles, são uma delas.

Ao perceber que ninguém realmente sabe ou lembra da banda, começa a fazer versões de todas as canções que consegue ter na memória. Ellie e seu namorado Gavin (Alexander Arnold) o ajudam nas gravações e aos poucos Jack vai conquistando o mundo inteiro e vira um grande astro do rock. Consegue contrato com gravadoras, agentes e até é ovacionado por ninguém mais ninguém menos que o cantor pop Ed Sheeran. Os dois começam a estar constantemente juntos, pois a manager de Sheeran, Debra (Kate McKinnon) convida a estrela em ascensão para abrir a turnê de Ed e logo na sequência começa também a administrar sua carreira. 



O filme entrega uma comédia divertida, mas não tão romântica assim. Temos um casal moderno, mas que de alguma forma fica perdido frente a verdadeira intenção aqui: homenagear 'de leve' uma das maiores bandas que este mundo já ouviu: The Beatles.

Richard Curtis, responsável pelo roteiro, é dono de um currículo invejável: Quatro Casamento e Um Funeral, Simplesmente Amor', Diário de Bridget Jones, Um Lugar Chamado Notting Hill e Questão de Tempo, todos filmes escritos por ele. Assim, não há dúvidas de que esperaríamos algo simples, mas altamente adorável. E, se olharmos desta forma, é o que o resultado final concebe. Sua brincadeira com os nomes dos personagens fazendo referência as canções ou ainda os próprios diálogos tendo este papel são um dos grandes destaques. A proposta da realidade alternativa também nos coloca a pensar o porquê certas coisas não cabem nela, a exemplo, coca-cola, cigarros, certas obras como Orgulho & Preconceito e até o famoso Bruxinho Harry Potter. Algumas bandas também não chegam a existir, como é o caso do 'Oasis', grupo auto-declarado fã de George, Paul, John e Ringo, o que casa perfeitamente ali. Ah, e o 'Aeroporto John Lennon de Liverpool' também perde o 'John Lennon'. Para quem estiver na dúvida se algum dos Beatles aparece no longa, fiquem tranquilos que as escolhas do roteiro nos levam a perceber que apesar dos membros da banda não terem se conhecido, coisas boas podem ter acontecido à eles.

Danny Boyle, que gosta de trabalhar mundos diferentes se encontrando, traz essa pegada novamente e ainda que não inove, realiza algo sútil e que vem como necessidade dentro da trama. Conduz um elenco jovem e conhecido, talvez não tanto Himesh Patel, que vive o nosso protagonista, pois este esteve mais em séries britânicas e conta com poucos filmes em sua filmografia, e engradece muitas das imagens com takes aberto e fechados. As cenas musicais não são em formato exato de um musical, afinal, este não é o maravilhoso 'Across The Universe', longa que também homenageia os Beatles, mas vem para colocar Jack no palco e cantar versões bem iguais ou até em tom de punk rock do acervo licenciado para o filme.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Yesterday, 2019. Direção: Danny Boyle. Roteiro: Richard Curtis - reescrito do texto original de Jack Barth. Elenco: Himesh Patel, Lily James, Kate McKinnon,  Sophia Di Martino, Joel Fry, Ed Sheeran, Meera Syal, Sanjeev Bhaskar, Gus Brown, Michael Kiwanuka, Ellise Chappell, Alexander Arnold, Jane Seaborn, James Corden, Robert Carlyle. Nacionalidade: Reino Unido. Gênero: Comédia romântica, musical. Trilha Sonora Original: Daniel Pemberton. Fotografia: Christopher Ross. Edição: Jon Harris. Figurino: Liza Bracey. Direção de arte: Chris Wyatt, Christa Munro e James Wakefield. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h57min.
Patel não precisou de dublagem para realizar as cenas cantando ou tocando. Fez todo o trabalho necessário ali. Além de nos presentear com uma interpretação considerável deste homem com origens indianas que claramente enfrenta os mesmos problemas pessoais e profissionais que muita gente. Lily James também o acompanha em alguns momentos de gravação, mas é algo beeem simples. O cantor Ed Sheeran entre em cena como si mesmo e não faz um atuação zuada, mas é de certa forma uma caricatura de si ou ainda de astros e seus 'egos'. Kate McKinnon está impecável como uma mulher de negócios e representa bem os 'empresários' que decidem trabalhar seus astros em todos os aspectos (mudança de imagem, formato alcançável e etc). 

O filme teve algumas cenas excluídas do corte final, como a personagem da atriz Ana de Armas que viveria uma rival de James (ela aparece no trailer, veja imagem abaixo), mas em suma nada que prejudicou o material . Vale parabenizar ainda a direção de arte que também usa o espaço para trazer referências pop e a fotografia que é usual, mas encantadora. A edição de Jon Harris não enrola, mas perde um pouco o ritmo quando a trama tenta mudar o tom da comédia para o romance. 


Aos fãs, vai fazer muito sentido, e aos otimistas também.

Avaliação: Três realidades alternativas (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

See ya!


B.

Bacurau, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles


Vez ou outra, um filme brasileiro recebe reconhecimento internacional e ganha destaque em grandes festivais de cinema mundo afora. Em território nacional, nem sempre as produções são recepcionadas da mesma forma. Logo, chega a ser obsceno como as gemas brasileiras não são bem sucedidas dentro da própria casa e é preciso que estrangeiros nos reconheçam para que possamos dar algum crédito para o trabalho de uma indústria gigantesca e que respira talento. Cidade de Deus, Tropa de Elite, Carandiru e Central do Brasil, são alguns dos poucos que chegaram as telas mundiais e foram ovacionados, e não atoa estes últimos são fantásticos.

Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, pode-se assim dizer, é o mais novo integrante desta lista honrosa. O longa fez um grande barulho no Festival de Cannes, em maio deste ano, e saiu ganhador do 'Prêmio do Júri' por lá. Também entrou na reta final para representar o Brasil no Oscar, mas acabou não sendo selecionado. A crítica internacional teceu comentários incríveis da produção que a Vitrine Filmes lança hoje (29) nos cinemas, mas que já está em horário especial de pré estréia por todo o pais e teve sessões esgotadas nos dois últimos fins de semana. Uma atenção linda de se ver, pois a película não só apresenta uma mensagem de identificação quase que mundial, ainda que seja direcionada em especial aos brasileiros, mas por ser de fato um filme que merece muitas estrelas.
     

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Bacurau, 2019. Direção e Roteiro: Kleber Mendonça Filho & Juliano Dornelles. ElencoSonia Braga, Udo Kier, rbara ColenThomás Aquino, Silvero Pereira, Wilson Rabelo, Carlos Francisco, Karine Teles, Antonio Saboia, Rubens Santos, Luciana Souza, Eduarda Samara, Lia de Itamaracá, Jonny Mars, Alli Willow, James Turpin, Julia Marie Peterson, Charles Hodges, Chris Doubek, Brian Townes, Rodger Rogério, Jr. Black, Zoraide Coleto, Jamila  Facury, Ingrid Trigueiro, Edilson Silva, Thardelly Lima, Buda Lira, Fabiola Liper, Marcio Fecher, Val Junior, Uirá dos Reis, Valmir do Coco, Suzy Lopes, Clebia Sousa, Danny Barbosa. Nacionalidade: Brasil. Gênero: Drama S . Diretor de Fotografia: Pedro Sotero. Diretor de Arte: Thales Junqueira. Figurino: Rita Azevedo. Montagem: Eduardo Serrano. Som: Nicolas Hallet. Design de som e montagem de som: Ricardo Cutz. Mixagem:  Cyril Holtz e Ricardo Cutz. Casting: Marcelo Caetano. 1° assistente de direção: Daniel Lentini. Direção de Produção: Cristina Alves & Dedete Parente. Música Original: Mateus Alves e Tomaz Alves Souza. Caracterização e Efeitos: Tayce Vale. Produtores: Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd et Michel Merkt. Produtora Executiva: Dora Amorim. Produtor Associado: Carlos Diegues. Produção: CinemaScopio, SBS. Coprodução: Globo Filmes, Simio Filmes, Arte France Cinema, Telecine e Canal Brasil. Distribuição: Vitrine Filmes. Duração: 02h12min.
Bacurau se passa em um futuro não muito distante, em uma pequena cidade do sertão brasileiro,  em Pernambuco, e está enfrentando dilemas um tanto quanto 'atuais'. Isto porque não há água no vilarejo e é necessário que um dos moradores tenha o trabalho diário de conduzir um caminhão pipa até a região mais próxima e abastecer a população. Enquanto isso, o prefeito da cidade, que deveria resolver a situação, prefere aparecer de quatro em quatro anos para conseguir votos, ser eleito e sumir novamente.

O porém é que o conflito se estende para algo muito maior do que se imagina. Aliás, sua amplitude causa surpresa e é impremeditada, logo, vale dizer que é mais divertido descobrir assistindo até porque a construção da trama anda por víeis muito consistentes e assusta ver o quão magnifico é o resultado final: um faroeste dramático com pitadas de ficção científica e inúmeras possibilidades.


Esta qualidade única de Bacurau é um dos pontos fortes da produção e afirma-se isto quando há ali ainda um mar de particularidades positivas para se observar. O elenco, desde Sônia Braga a Suzy Lopes, é todo fenomenal. Trazem personagens acreditáveis e que se relacionam bem com a misticidade no filme. A cinematografia também auxilia as imagens a ganharem contexto e não só fazendo jus à vila de Bacurau quanto abraçando a mudança drástica de tom que o filme toma em certo momento. A trilha sonora é de um bom gosto impecável já que joga Caetano, Sérgio Ricardo e do nada inclui uma tensão à la John Carpenter (A Coisa, Halloween), algo que faz Bacurau ser ainda mais especial.

Sendo assim, senhoras e senhores, meninos e meninas, este é um daqueles filmes que todo brasileiro têm de assistir e deve ser comentado por anos afora. Uma história de como o viver no sertão nordestino, um Brasil diferente que acaba sendo esquecido por outras partes do país, é essencial para se entender um pouco mais da vida brasileira. Uma crítica enervada ao sudeste e sul que, muitas vezes, acabam diminuindo a importância de  outra regiões do país e se colocando como os únicos que contribuem para a construção da nação.

Validado por uma leva de pessoas mundo afora como um dos melhores filmes do ano nossa dica é  não perder essa super estréia que vem 'quase' como um dever de casa para todo cidadão e também para qualquer um que apoie a arte.


Não recomendado para menores de 16 anos

HOJE NOS CINEMAS

Minha Lua De Mel Polonesa



A tela se abre e fotos antigas vão surgindo e nos situando cronologicamente de uma família desconhecida até chegarmos a um casal parisiense com ascendência judaico polonesa. 

A Atriz Judith Chemla vive Anna, jovem mãe de um bebê com pouquíssimos meses de vida, que exala um nítido comportamento neurótico e estressado. Demonstra ser também sistemática e ter uma grande fixação por seu passado e suas origens. Seu marido Adam é vivido pelo ator Arthur Igual. E o homem, por outro lado, tenta ser mais leve e vê muitas das situações que decorrem com humor e malemolência.

O sonho de Anna é ir à Polônia, aproveitando um convite que Adam recebeu para a comemoração de setenta anos da destruição da comunidade de nascimento de seu avô. Assim, os dois decidem deixar o bebê com os avós e partem para um fim de semana de aventura. Uma segunda lua de mel, mas que de romântica pouco tem!

Trailer

Ficha Técnica


Título original e ano: Luna de Miel, 2018. Direção e roteiro: Élise Otzenberger. Elenco: Judith Chemla,  Arthur Igual, Isabelle Candelier, Brigitte Roüan, Antoine Chappey, Gloria Manca, Symcha Keller, Evellyn Askolovitch, André Wilms. Nacionalidade: França. Gênero: Comédia. Direção de fotografia: Jordane Chouzenoux. Montagem: Pauline Dairou. Som: Matthieu Perrot. Figurino: Pauline Bertrand. Produção: Alice Girard. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 88 min. 

A Polônia, fria e chuvosa, como muitos dos países europeus, não é o lugar mais romântico e acolhedor do mundo, ainda assim, para Anna tudo por lá é lindo e perfeito. A mulher fica encantada e seu único desejo é encontrar sinais e indícios de seus ancestrais, mais precisamente de sua avó, para um dia poder contar ao seu filho de onde ele veio. Anna até fez questão de, seguindo a tradição judaica, fazer a circuncisão do pequeno.

Adam, no entanto, é mais realista e quer apenas passar alguns momentos com a esposa "sem uma bolinha chorando no meio". Anna procura uma conexão a qualquer custo - vemos isto em uma cena hilária em uma loja local com uma garota polonesa.

Pouco a pouco, ambos vão conhecendo a Polônia real e refletindo sobre suas origens. Também acabam percebendo como a tragédia ali  é explorada como "uma Disneylândia do Holocausto" e isto os leva a uma crise conjugal e de identidade.

'Será que é preciso ir tão longe para encontrar a si mesmo e suas raízes? A que mundo pertenço?'


Repentinamente a mãe de Anna, papel de Brigitte Roüan, chega ao pais levando consigo muitas respostas com o intuito de honrar a ancestralidade entendendo tudo que viveram e sofreram para assim fazer uma singela homenagem, mas também viver a vida atual e prezar o local que a acolheu. 

Acredita-se que esta é a mensagem mais forte da produção e que a sua maneira atinge o público e consegue ser simples e terna. O desfecho acaba por tornar a jornada ainda mais interessante.

Escrito e dirigido por Élise Otzenbergger 'Lune de Miel', título original, premiado do Festival de Moscou, chega aos cinemas nesta quinta (29) como parte do circuito Caixa de Pandora, parceria da rede Cinépolis com a Pandora Filmes.


Vale conferir!

Classificação indicativa: 12 anos

HOJE NOS CINEMAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Vou Nadar Até Você, de Klaus Mitteldorf


Vou Nadar Até Você,  de Klaus Mitteldorf e Luciano Patrick é assim como Ilha, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, um filme sobre a expressão imagética com referências ao mar. Por sua vez, os dois não poderiam ser mair mais diferentes.

Em um momento crítico, Ophelia (Bruna Marquezine, que está ótima) consola Smutter (Fernando Alves Pinto) dizendo que ninguém pode te privar do direito de se expressar. Afinal, é como você enxerga o mundo, como o interpreta, como se coloca enquanto pessoa ativa na construção cultural da humanidade.

Acontece que essa passagem não é apenas uma expressão do idealismo de Ophelia (Marquezine), mas todo o conceito do próprio filme de Mitteldorf, um fotógrafo. O trio de protagonistas é formado por fotógrafos e é através de suas fotos que os conhecemos, que descobrimos que tipo de pessoas são e como se relacionam. O próprio filme evolui narrativamente através das imagens, das luzes e projeções.

Mas se Mitteldorf decide encarar o papel de discutir arte (como o filme pontua e foi solicitado que o elenco fizesse também em cima do palco), o diretor esqueceu de questionar os próprios enquadramentos. Seguimos Ophelia pelo litoral de São Paulo em sua jornada road-movie-às-avessas com todos os contratempos que o gênero sugere. Mitteldorf se encosta, talvez pelos longos anos de sucesso na fotografia, em lugares comuns do que é "evidentemente bonito". A protagonista é Bruna Marquezine, afinal. Mas o que é evidentemente bonito? Certamente o que nos disseram que é bonito. O que nos disseram. E quem disse?


O próprio Tedesco (Peter Ketnath) fotógrafo plagiador do filme, diz pra o amigo Smutter que arte e idéia nascem juntos. Mas isso só evidencia que Vou Nadar Até Você é incoerente consigo mesmo. A virada estética do Romantismo (alemão por sinal) que separou a arte de seu regime representativo e ganhou força no modernismo do século XX pauta-se na construção formal. Uma filosofia para cada obra. Um percurso de ideias que acarretam num discurso.

Em um flashback, Tedesco é recusado por um curador alemão por estar se repetindo. Mas o filme não deixa Tedesco se reinventar e vermos de que modo a fotografia se estabelece como arte. O filme prefere usar isso como motor para os dramas que levam a narrativa. Estabelece-se então três lugares: o do plagiador, o do voyeur e o do stalker. Se Hitchcock criou o herói ironizando o voyeurismo em Janela Indiscreta, Mitteldorf só usa desses conceitos como ossos do ofício do fotógrafo, que chato que acontece, mas o show precisa continuar.

É aqui que entra o maior problema de todo o filme. Se a mãe de Ophelia diz que Tedesco não se interessa pelas pessoas, só as imagens, o diretor faz o mesmo. O voyeurismo não acaba em Smutter, a própria Ophelia ignora os pedidos dele para que pare de fotografá-lo. As imagens são tomadas uns dos outros como se o objeto da fotografia fosse o olhar de quem tira a foto, e não a relação que ele terá com o fotografado, não a experiência que ambos proporcionarão um ao outro. Se arte e ideia surgem juntos, deve-se abrir para a dialética desse encontro. Isso por si só exclui a noção básica do que é evidentemente bonito que o filme todo se baseia.


Ficha Técnica

Título original e ano: Vou Nadar Até Você, 2017. Direção: Klaus Mitteldorf e Luciano Patrick. e Roteiro: Klaus Mitteldorf. Elenco: Bruna Marquezine, Peter Ketnath, Ondina Clais, Fábio Audi, Fernando Alves Pinto, Cristina Prochaska, Dan Stulbach, Luciano Patrick. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Fotografia: Alexandre Ermel. Produção: Coração da Selva. Distribuição: Elo Company. Duração: 01h47min.
É importante perceber que toda a trama rodeia a pintura Ofélia de Millais. Ao fazer tal escolha, o diretor faz outra decisão acerca da fotografia: põe em pé de igualdade com a pintura. Tedesco também diz que o meio que a obra é produzido não importa. Mas se o meio não importa, acompanhamos apenas remakes de pinturas clássicas (as imagens certamente belas), releituras. Mesmo usando o filme para discutir arte, a forma da fotografia enquanto arte por si só não é questionada. A forma do filme então…

É um filme que tenta aproximar narrativamente, mas formalmente apenas distancia. Enquanto Glenda e Ary começam Ilha com um personagem querendo fugir do outro (o oposto deste aqui), o afeto é elaborado na troca de referências e cruzamentos de olhares entre os dois personagens negros. Também vemos os dois a partir de suas imagens, mas ambos estão abertos para o diálogo. Vou Nadar Até Você percorre um caminho linear e hierárquico.

Nota da editora

A produção está participando da 47º edição do Festival de Cinema de Gramado.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Um Amor Impossível


Um Amor Impossível, baseado no best-seller de Christine Anjot, dirigido por Catherine Corsini, conta a história da vida de Rachel, papel de Virginie Efira. E as cenas a seguem desde os seus vinte e cinco, no final dos anos 50, em Châteauroux, na França, até seus setenta anos. Uma moça judia, modesta, funcionária de escritório, que cega de paixão se envolve com o jovem Philipe (Niels Schneider), um homem inteligente e de família abastada. A relação, desde o início, aparenta ser apenas uma casinho qualquer para ele, pois o rapaz deixa claro que não pretende se casar com alguém que não tenha dinheiro e classe social relevante. Essa diferença de mundos é um tema muito importante na trama.

A princípio, Philippe foi honesto ao afirmar que o amor entre eles era apenas algo fugaz e passageiro. Mas Rachel, ingênua e encantada com o nível cultural do rapaz, só tem olhos para ele e desta relação nasce a pequena Chantal. Nem Philippe, muitos menos sua família, reconhecem a criança que cresce com os cuidados da mãe, apenas. Para a mulher, a filha é uma grande felicidade e ela luta para que nada lhe falte. Contudo, esta insiste que o pai dê seu nome a pequena e, durante um período de 10 anos, força um relacionamento entre pai e filha.





A vida de Rachel é um mundo inteiro em si e durante a passagem do tempo temos o retrato social e político do universo feminino na década de 50. A sociedade não via com bons olhos mulheres que tinham filhos "sem pai" e, após os vinte e tantos, a mulher  já estava passando da hora de se casar e, talvez, por isso tenha se submetido a aceitar um relacionamento abusivo. Aliás, era preferível estar em um relacionamento infeliz a ser malvista por sustentar uma criança sozinha ou permanecer solteira.

Mas Rachel assume a filha e não se envergonha disto. Desepenha o papel de provedora e a responsabilidade de criar Chantal mesmo sob o olhar crítico da sociedade. Ela sabe que a menina tem um pai e quer a qualquer custo que Philippe reconheça a paternidade. Esta obsessão a torna cega para tudo que a pequena está enfrentando no convívio com o pai. Seu complexo de inferioridade não a deixa ver de onde vem a dor da filha.

E é aí que o filme toma outro rumo e nos surpreende. A relação entre mãe e filha tem grande peso na trama, porém a história se aprofunda e a narrativa cresce.



A ótima Virginie Efira retrata cada fase da vida de Rachel de forma convincente. Com o auxílio de um trabalho de maquiagem e figurino espetaculares, o filme nos situa bem na passagem do tempo. Neils Schneider dá a devida ambiguidade e autenticidade ao personagem de Philippe. A beleza e a inteligência escondem a cara do mal, o caráter perverso e também  manipulador.

Quatro atrizes (fora os bebês), interpretam Chantal, dando destaque para Estelle Lescure que faz a fase adolescente e Jehnny Beth que interpreta a menina já adulta.



O filme é dividido em várias fases: a conquista e o romance, a desilusão, a espera, o controle, a fase dolorosa e o processo de percepção. Narrado pela filha sob o ponto de vista da mãe, há momentos em que Chantal não sabe sobre os fatos e os inventa. É objetiva quando estes podem ser comprovados e omnisciente em alguns momentos. Isto torna o desenrolar da trama bem interessante e prende a atenção.

Um Amor Impossível fala de um tempo onde a mulher não podia denunciar seu agressor e vivia sob o peso da culpa. É a real história da mãe da escritora Christine Anjot e sua terrível experiência de vida. 

É ainda uma linda declaração de amor entre filha para sua mãe.


Trailer


Ficha Técnica

Título Original e ano: Un Amour Impossible, 2018. Direção:  Catherine Corsini. Roteiro: Catherine Corsini, Laurette Polmanss - Baseado no bestseller de Christine Angot. Gênero: Drama, romance. Nacionalidade: França e Bélgica.
Elenco: Virginie Efira, Niels Schneider, Jehnny Beth. Distribuição: A2 Filmes. Duração: 135min.

HOJE NOS CINEMAS

Uma nova Taylor está chegando. Are you ready for it?



A espera está quase chegando ao fim para os swifties! Isso porque até o final desta semana a cantora Taylor Swift lançará seu novo álbum: “Lover”. Fato curioso: Taylor escolheu precisamente o dia 23 de agosto, porque a soma dos números 2 + 3 + 8 (agosto, oitavo mês do ano) é 13! Vulgo: número da sorte da cantora.



Desde o início do ano, Taylor vem postando pistas em suas redes sociais e, aos poucos, mostrou que haveria mesmo um novo álbum em 2019. O primeiro single (“Me!”) foi revelado no dia 26 de abril, com direito a clipe e participação do cantor Brendon Urie do Panic! At The Disco. Logo na primeira cena do clipe vemos uma cobra (um dos maiores símbolos do “Reputation”, seu último álbum) explodindo e se transformando em várias borboletas num cenário todo colorido - completamente diferente da Era Reputation



Não é a primeira vez que Taylor e suas metamorfoses nos surpreendem - aliás, alguém lembra que ela começou como cantora country? E não, não foi em outra dimensão. Aconteceu nessa aqui mesmo e selecionamos 10 clipes para mostrar que as transformações são REAIS. E claro, para os swifties de carteirinha, poderem relembrar a old Taylor (que não atende mais telefones) e, ao mesmo tempo, celebrar o que está por vir com Lover.



Tim McGraw (2006)

O PRIMEIRO clipe lançado! (Tay Tay tinha apenas 16 aninhos!). A música não só tem o nome de um dos maiores cantores do country estadunidense, como também é tocada com violão folk e um banjo - sim, um BANJO!


Love Story (2008) 

A música é baseada em - nada mais nada menos - que Romeu e Julieta de Shakespeare! Não dá pra ser mais romântica, não é? Ahh, dá! No clipe, Taylor Capuleto canta para seu Romeu do alto de uma torre. Romeu… Ah Romeu… Por que és tu Romeu?


You Belong With Me (2009) 

Lembram daquele VMA no qual o rapper Kanye West invadiu o palco e tomou o microfone da mão de uma menina? Era a Taylor. E foi por causa desse clipe! You Belong With Me ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Feminino daquele ano - melhor nem comentar o climão.


Fearless 

Esse vídeo não é um clipe. Porém, entretanto, no entanto, todavia, é um compilado de imagens que marca a primeira turnê da cantora, a Fearless Tour. Tem cenas de ensaios, fãs com o número 13 pintado nas mãos, Taylor vestida de princesa e tomando chuva no palco (além de ser uma das músicas mais fofas da vida. Sério!).


Mean (2011)

O videoclipe de Mean foi indicado ao VMA como Melhor Clipe com uma Mensagem Social. Isso porque, além da letra ser uma resposta aos críticos mais incisivos de Taylor, o clipe também traz uma mensagem antibullying para seus expectadores. (É fada sensata que os jovens falam, né?)


We Are Never Ever Getting Back Together (2012)

Pausa para informação técnica: We Are Never Ever Getting Back Together foi gravado todinho em um só take! Sim, um Plano Sequência! <3
(Ok. Tiveram que filmar sabe-se lá quantas vezes antes de dar certo. Mas deu, viu?)


Shake It Off (2014)

Apesar de Taylor ter lançado algumas músicas bem diferentes do estilo country do início da carreira, Shake It Off é vista como o marco que a consolidou como artista pop. Antes de completar um ano de lançamento, o clipe já tinha 1 bilhão de visualizações! Admita, não precisa ser fã pra ter sentido vontade de dançar loucamente ao ritmo de shake it off, shake it off  ♪♫


Blank Space (2014)

Um clássico Taylor sendo Taylor no qual a cantora ironiza sua imagem - criada pela mídia. E...curiosidade para os amantes de cinema: Joseph Kahn, o diretor do clipe, declarou ter tido certa inspiração no estilo de ninguém mais, ninguém menos que o cineasta Stanley Kubrick.


Look What You Made  Me Do (2017)

O ano era 2017. Taylor estava há um tempão longe dos holofotes e ninguém sabia de seu paradeiro. Até que, de repente, TODAS as fotos de seu Instagram simplesmente sumiram! E, no lugar delas, foram colocados vídeos de uma cobra num cenário completamente sombrio - sem nenhuma palavra. Era o início da Era Reputation. E esse é o primeiro clipe lançado, cheio de easter eggs e milhares de teorias sobre seus significados.


ME! (2019)

Este ano Taylor surge, mais uma vez, transformada.
Ao contrário do visual e de todo o aspecto mais obscuro de Reputation, o que está por vir começou com cobras explodindo e transformando-se em borboletas em cenários significativamente coloridos. Serão os primeiros passos para a Era Lover ?


É isso!
Gostaram?
Comentem e compartilhem com as amigas, vamos amar!