quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Quando O Céu Se Engana, de Aziz Ansari


Gabriel faz parte de um grupo de anjos da guarda que trabalham para intervir na vida dos humanos, cada um com uma tarefa específica e contínua. Vivido por Keanu Reeves, o anjo começa a sentir que seu trabalho de impedir que pessoas sofram acidentes de carro, quando estão mexendo no celular ao volante, não é tão interessante como o dos outros anjos. Arzanael, interpretado por Stephen McKinley Henderson, por exemplo, tem asas enormes e impede que pessoas cometam suicídio. Movido por boas intenções, ele então decide intervir, sem a permissão de sua chefe, Martha, a incrível Sandra Oh, na vida de um humano que considera uma pessoa muito desafortunada.

Zarj, papel de Aziz Ansari (Parks and Recreation, 2009), não tem emprego fixo e mora dentro do seu carro. Assim como muitos de sua geração ele se graduou mas não conseguiu um bom emprego e para sobreviver faz “bicos” em um aplicativo onde é possível realizar tarefas pelas outras pessoas. Ele esconde suas dificuldades financeiras do pai e tenta sobreviver em um cenário de total incerteza. As coisas começam a mudar quando Arj conhece o bilionário Jeff, personagem que ganha vida nas mãos do ator Seth Rogen, e se torna seu assistente. Zarj então se depara com o outro lado da pirâmide: uma vida de extrema riqueza, luxo, abundância e, claro, pouco trabalho. Jeff simpatiza com o rapaz e tudo parece ir bem, até que um deslize cometido por ele faz com que seja demitido do cargo de assistente e até mesmo perca seu carro.

Gabriel, que vinha observando tudo, vendo a situação degringolar, teme pela existência do homem e resolve intervir e se revelar para ele. De boas intenções o céu está cheio, não é mesmo? Depois de mostrar tudo que pode vir a acontecer na vida de Zarj, ele não se convence e quer mesmo desistir de tudo, pois percebe que sua jornada na terra é difícil e precária, ainda que ele tenha um emprego e um teto para dormir. Assim, o anjo atrapalhado toma uma decisão radical: ele vai trocar Jeff e Zarj de lugar. O bilionário passará a ser o assistente e Zarj deve se tornar um multibilionário excêntrico. A intenção da troca é que ele perceba que a vida de muita riqueza não é tão importante assim e peça por vontade própria para as coisas voltarem a ser como antes. Acontece que os planos não vão como o esperado e os personagens se envolvem em uma série de situações hilárias e inusitadas.

                          Crédito de Imagens: Foto por Eddy Chen/Lionsgate - © 2025 Lionsgate
Em "Quando O Céu Se Engana", Keanu Reeves é visto interpretando um anjo. Quase vinte anos atrás, o ator interpretou a figura polêmica e controversa de John Constantine no filme de Francis Lawrence. O personagem que expurga demônios deve ganhar um segundo filme em breve.


A atuação de Keanu Reeves caiu como uma luva nas situações inesperadas de um anjo tentando ser mortal. Toda a estranheza que estas causam, arrancam muitas gargalhadas nervosas e trazem momentos divertidíssimos ao público. As interações entre Aziz Ansari e Seth Rogen são o fio condutor da narrativa e a química entre os atores também favorece muito o roteiro (assinado pelo próprio Ansari, que também protagoniza o filme). Mesmo indo por caminhos previsíveis, é competente em explorar bem suas temáticas e deixar o espectador reflexivo sobre os temas que se propõe a levantar. A direção, também de Ansari, explora poucas locações estratégicas que compõem todo o quadro das situações e criam uma sensação de familiaridade com as cenas e os cenários conforme elas vão sendo revisitadas sob outras perspectivas.

O filme equilibra muito bem seus momentos cômicos e suas críticas sociais sem jamais romantizar a pobreza. Entre uma situação engraçada e outra fica muito evidente como a desigualdade estrutural e a concentração de grandes fortunas nas mãos de pouquíssimas pessoas atua para aprisionar vidas e condena algumas a uma constante de sobrevivência em meio ao caos. O contraponto do personagem de Keke Palmer, Elena (interesse romântico de Zarj) lutando bravamente para conseguir criar um sindicato enquanto Jeff tenta recuperar sua antiga vida traz esse comentário sobre diferentes tipos de prioridades dentro da pirâmide socioeconômica mundial. A saga de Jeff também serve para criticar a farsa da meritocracia como base de tudo dentro do capitalismo. As críticas mais afiadas são sempre aquelas travestidas de mensagens bem humoradas. Quando Jhon Lennon lançou a música “Imagine”, em 1971, talvez entendeu que ela não teria feito tanto sucesso se tivesse sido lançada como um rock agressivo.

Trailer




Ficha Técnica

Título Original e Ano: Good Fortune, 2025. Direção e Roteiro: Aziz Ansari. Elenco: Keanu Reeves, Aziz Ansari, Sandra Oh, Seth Rogen, Keke Palmer, Cari Shayne, Cam Bar, Wil Sykvince, Erik Estrada Loaiza, Michael Arnold, Addie Weyrich, Shoukath Ansari, Stephen McKinley Hendersen. Gênero: Comédia, Fantasia, Ação, Romance. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Carter Burwell. Fotografia: Adam Newport-Berra. Edição: Daniel Haworth. Design de Produção: Kay Lee. Figurino: April Napier. Direção de Arte: Michael Herseu e Danielle Levesque. Empresas Produtoras: Lionsgate, Media Capital Technologies, Oh Brudder Productions. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h37min.

Também está pautado durante o filme a discussão sobre aquilo que nos torna humanos, as situações do dia a dia que precisamos enfrentar nos percalços da vida. Essas situações ficam concentradas no personagem de Keanu e querem dizer sutilmente ao expector que a vida não precisa ser lida como uma série de coisas ruins no meio de coisas boas. O terço final trás uma sensação agridoce e tem um tom um tanto quanto corajoso para um filme predominantemente de comédia onde anjos andam por aí. É louvável quando uma obra, seja ela de qual gênero for, se propõe a discutir algo relevante, pelo menos para os que estão dispostos a ouvir.

Quando O Céu Se Engana tem uma boa química de elenco, direção competente e um roteiro repleto de situações divertidas. Para os fãs de Keanu Reevers será um prato cheio vê-lo interpretar um personagem tão atrapalhado e bondoso. O longa faz comentários sociais corajosos e mesmo assim não abre mão de passar sua mensagem de forma divertida e leve.

06 de Novembro nos Cinemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)