sexta-feira, 27 de junho de 2025

Cinema Inflável, projeto do OPEN AIR BRASIL, tem sessões a partir de hoje no Recanto das Emas


Cinema Inflável chega esta sexta-feira (27) ao Recanto das Emas com exibição de “Saneamento Básico, o Filme”, “Moana 2” e “Nosso Sonho”
  
De 27 a 29 de junho, o evento, totalmente gratuito, oferece sessões de cinema ao ar livre e atividades culturais no Distrito Federal 
 
Apresentado pelo Nubank e pelo Ministério da Cultura, o CINEMA INFLÁVEL chega ao Recanto das Emas, no Distrito Federal, com sessões gratuitas de cinema ao ar livre, entre os dias 27 e 29 de junho (sexta, sábado e domingo). Realizado pela produtora D+3, o projeto leva filmes de diversos gêneros, para toda a família, a espaços públicos de regiões com acesso limitado ao cinema e, desta vez, será montado no Setor Hospitalar QD 104/105 (próximo ao Atacadão Dia a Dia), com início das atividades sempre às 18h. A iniciativa oferece uma experiência completa e gratuita, com distribuição de pipoca e estrutura preparada para receber até 800 pessoas por sessão. Com apoio do Governo do Distrito Federal, o evento busca tornar a experiência do cinema ao ar livre mais acessível.
 
Após a passagem por Ceilândia e Vila Telebrasília, com mais de 5500 pessoas impactadas, o Cinema Inflável segue com sua temporada no DF, que contará ao todo com 10 edições até agosto. No Recanto das Emas, além dos longas exibidos a cada noite, o evento valoriza a produção cultural local com a exibição de curtas-metragens e videoclipes realizados por artistas da região. A programação também inclui recreação infantil com a Casa Moringa e apresentações culturais como a tradicional batalha de MCs Rima Forte, fortalecendo a presença dos pontos de cultura do território.
 
                                   Crédito de Imagens: Pipous Menezs / Cinema Inflável/ Open Air Brasil - Divulgação
O evento dá continuidade aos trabalhos iniciados pelo OPEN AIR BRASIL no inicio do mês
 
No dia 27, sexta-feira, “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, abre a programação com a emocionante história da dupla Claudinho e Buchecha. No sábado, dia 28, será exibido “Moana 2”, de Dana Ledoux Miller, Jason Hand e David Derrick Jr., continuação da animação de sucesso da Disney que acompanha novas aventuras da jovem navegadora pelos mares da Oceania. Já no domingo, dia 29, o público assiste à comédia brasileira “Saneamento Básico, o Filme”, de Jorge Furtado, estrelada por grandes nomes do cinema brasileiro como Fernanda Torres, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Bruno Garcia e Camila Pitanga.

O Cinema Inflável acontece no Brasil desde 2013 e já contou com 14 edições, todas em locais no estado do Rio de Janeiro, como Nova Iguaçu, Rio das Pedras, Guapimirim e Itaboraí. Após a temporada no Distrito Federal, que contará com 12 edições de maio a agosto, o evento segue para a Bahia.


PROGRAMAÇÃO
RECANTO DAS EMAS
De 27 a 29 de junho
Entrada gratuita
 
          Imagens dos filmes “Saneamento Básico, o Filme”, de Jorge Furtado e “Nosso Sonho” , de Eduardo Albergaria

Dia 27 de junho (sexta-feira)
18h - Abertura do evento + Rima Forte com Casa do Hip Hop + Recreação Infantil com Casa Moringa
19h – Início da sessão de cinema:
– Curta: “Espiral”, de MEDX
– Curta: “Mergulho”, de Marton Olympio e Anderson Jesus
– Filme: “Nosso Sonho” (Nacional), de Eduardo Albergaria | Classificação indicativa: 12 anos

Dia 28 de junho (sábado)
18h - Abertura + Recreação Infantil com Casa Moringa
19h – Início da sessão de cinema:
– Curta: “Alisar Pra Quê?”, de LeoMon
– Curta: “Dois Passos”, de Joyci Viegas
– Filme: “Moana 2” (Dublado), de  Dana Ledoux Miller, Jason Hand e David Derrick Jr. | Classificação indicativa: Livre


Dia 29 de junho (domingo)
18h - Abertura + Recreação Infantil com Casa Moringa
19h – Início da sessão de cinema:
– Clipe: “Boca do Cais”, de Murica feat. Yung Vegan
– Clipe: “Esperança”, de Criolo, Dino D’Santiago e Amaro Freitas
– Filme: “Saneamento Básico, o Filme” (Nacional), de Jorge Furtado | Classificação indicativa: 12 anos



SOBRE A D+3
A D+3 Produções é uma produtora carioca, com mais de 25 anos de história, idealizadora do Cinema Inflável. Além disso, é a representante brasileira do Open Air, maior cinema a céu aberto do mundo, para toda a América Latina, Portugal e Espanha. No seu portfólio tem ainda eventos icônicos como Rider Weekends, Claro Que É Rock, ArteCore, ColaborAmérica e BraJazz.

SOBRE O NUBANK
O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo 114 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes. Para mais informações, visite https://international.nubank.com.br/about/.

Quebrando Regras, de Bill Guttentag

 
A cultura afegã tem predominância do Islamismo e a religião prega proteção à mulher de forma que esta possua ''direitos'' e deveres, além de um enorme respeito e subserviência aos seus pais, irmãos e maridos. O grupo fundamentalista Talibã, enraizado no dogma religioso citado, governou o Afeganistão de 1996 a 2001 e após período foi possível que a população, inclusive as mulheres, tivesse maior liberdade para se educar e alçar um  caminho de esperança por uma vida melhor. Logo, em ''Quebrando Regras'', filme com direção de Bill Guttentag, que também produz o longa-metragem, a história da CEO da Citadel Software Company, Roya Mahboob, que ao ir atrás de um futuro diferente para si fez história ao incentivar jovens meninas de seu país a se tornarem estudantes de ciência e computação em cursos lecionados por ela. Não bastando ainda a inovadora ideia, montou o primeiro time de garotas para competir em batalhas de robôs ao redor do mundo. Na película, Nikohl Boosheri vive Roya. A mulher contou com o auxilio de Samir Sinha, vivido por Ali Fazal, para dar suporte as seus projetos e também ajudar a conseguir patrocínios. 
 
Quando Roya faz a chamada para que garotas tomem um teste de matemática e ciências, Taara (Nina Hosseinzadeh), Haadiya (Sara Malal Rowe), Arezo  (Mariam Saraj) e Esin (Amber Afzali) passam na prova. O que a CEO achava impossível começa então a tomar forma e ela precisa agora convencer pais, tios e familiares a deixarem as meninas participarem de seu projeto. Todos eles, ou quase todos demoram a formalizar a autorização e Roya, junto ao esposo Ali Mahboob (Noorin Gulamgaus), persistem nos pedidos para que isto aconteça. Com coragem, Roya ainda inscreve o time em uma competição em Washington, DC, nos Estados Unidos, para participar de seu primeiro grande evento. Contudo, o visto de quase todas é negado e a CEO precisa correr atrás de visibilidade na mídia estadunidense para chamar a atenção das autoridades e pedir revisão do visto. O apelo dá certo, mas as garotas quase não conseguem embarcar por falta de assentos no avião e mais uma vez pedem auxilio no aeroporto contando o porquê precisam estar naquele voo rumo ao continente americano. Conseguem então mais uma vez auxilio pessoal e desembarcam na capital política para tentar uma chance contra nações que já desenvolvem projetos científicos há anos e são permeadas de homens e mulheres de diversas instituições e escolas importantes.
 
O grupo inscrito como ''Afghan Dreamers'', ou em bom português, ''Sonhadoras Afegãs'', tem todas as desvantagens possíveis, pois desde o treino tem tido problemas em receber robôs rápidos para a prática e o mesmo acontece em quase todas as competições, mas a dedicação e perseverança dessas garotas geniais as leva longe e chamam atenção pela bravura de enfrentar todo um sistema para estar ali. Muitas delas sonham em ir à faculdade e se tornarem engenheiras ou programadoras e o projeto de robótica as faz entender, mesmo quando a própria Roya já está sem forças para combater ataques e empecilhos, que elas tem uma oportunidade única e não querem largar de mão.
 
O filme tem uma onda muito inspiradora e mesmo sendo um recorte pequeno da grande jornada destas meninas, é inspirador. Produzido pela Black Autumn Show e distribuído nos Estados Unidos pela polêmica Angel Studios, a mesma de ''O Som da Liberdade'', ele ganha estreia no Brasil esta semana.
   
Trailer
 

Ficha Técnica
 
  • Título Original e Ano: Rule Breakers, 2025. Direção: Bill Guttentag. Roteiro: Jason Brown, Bill Guttentag e Elaha Mahboob. Elenco: Nikohl Boosheri, Ali Fazal, Phoebe Waller-Bridge, Amber Afzali, Noorin Gulamgaus, Nina Hosseinzadeh, Mariam Saraj, Sara Malal Rowe. Gênero: Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Jeff Beal. Fotografia: John Pardue. Edição: Hibah Schweitzer. Design de Produção: Franckie Diago. Direção de Arte: Magdolna Varga. Figurinista: Louize Nissen. Empresa Produtora: Black Autumn Show. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 02h00.
A competição inicial que o filme evidencia ocorreu em 2017 e o Talibã, infelizmente, retornou ao poder em 2021. Grande parte das meninas hoje vivem fora do Afeganistão e conseguiram cursar uma Universidade devido ao seu mérito pessoal e também o famoso projeto de robótica criado por Roya. A mulher também reside em solo yankee e tem uma trajetória enorme no campo da tecnologia que o filme, de certa maneira, não conta da forma correta. 
 
Na trama, é evidenciado que ela é autodidata quando, na verdade, após viver certo tempo no Irã, retornou ao Afeganistão e estudou inglês e também Ciência da Computação e em diversos cursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Chegou a trabalhar no Departamento de TI da Universidade de Herat, além de ser coordenadora de projetos tecnológicos para o Ministério do Ensino Superior. Em 2010, ainda na faculdade, fundou a Afghan Citadel Software Company com um investimento de vinte mil doláres de sua união com mais dois parceiros. O projeto visava dar empregos a recém formados e era voltado em especial a contratar mulheres. Toda essa incrível trajetória levou Roya a entrar para o rank de 100 pessoas mais influentes no mundo, apresentado pela revista Time em 2013.
  
                                 Crédito de Imagens: Black Autumn Show / Angel Studios / Paris Filmes - Divulgação
O drama foi lançado nos Estados Unidos em março deste ano

Bill Guttentag é responsável pelos documentários ''Spyral'' (2024) e ''Soundtrack to Revolution'' (2009). Segue um percurso normal de tramas inspiradoras e conduz bem seu elenco. O filme conta com a participação do astro Will.i.am, da banda Black Eyed Peas, como ele mesmo. O artista aparece empolgando momentos de descontração durante os eventos. A atriz renomada Phoebe Waller-Bridge faz participação como engenheira e uma das apresentadoras de uma das competições finais e tem discurso emocionante para inspirar a todos e todas.
 
A história do grupo foi tema do documentário dirigido por David Greenwald ''Afghan Dreamers'', em 2022. A produção da MTV e Paramount Pictures não está disponível no Brasil, mas tem um foco mais profundo na representatividade e trabalho iniciado por Roya. Ainda assim, o filme de Guttentag tem sua valia fílmica.
 
Infelizmente, desde o retorno do Talibã ao poder inúmeras meninas tem sido proibidas anualmente de terem acesso à educação (veja aqui). Desta forma, o filme acaba sendo um sonho para as meninas nascidas em uma terra tão cheia de conflitos. 

EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS

quinta-feira, 26 de junho de 2025

M3gan 2.0, de Gerard Johnstone

  
M3GAN (2022), também dirigido por Gerard Johnstone, foi um sucesso incontestável. As primeiras imagens da história despertaram a curiosidade e o fascínio de muitas pessoas aficionadas ao terror. A dança da boneca viralizou, memes foram feitos, cenas reproduzidas à exaustão. Mas seria possível repetir esse sucesso? Ou, ainda, aprimorá-lo?
 
Bem, esse é o desafio de sua continuação, M3GAN 2.0. Retornam aos papéis Jenna Davis, como a voz da boneca robô, Amie Donald, como o corpo de M3GAN, Alisson Williams, como Gemma, Violet MacGraw, como Cady. Além de outros coadjuvantes do primeiro filme. A nova produção, ao invés de replicar o que fez do primeiro um sucesso, escolhe um caminho diverso, em alguns pontos.

Depois de sobreviverem à boneca, Gemma e Cady vivem com algumas cicatrizes, a tia passou a ser uma ativista contra o uso indiscriminado de Inteligência Artificial, a menina, antes reclusa, passa a conseguir se defender e já possui planos e sonhos de trabalhar com programação, como a tia fazia. Porém, o projeto de M3GAN vai parar nas mãos do governo estadunidense, que cria AMELIA, uma versão ainda mais letal do projeto de Gemma.
 
                                        Crédito de Imagens: © 2025 Universal Studios. All Rights Reserved.
 A nova narrativa altera a rota de comportamento da robô que lembra escolha realizada para o personagem de Arnold Schwarzenegger em '' Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final'' (James Cameron, 1991) 
 
Essa introdução do filme se arrasta mais do que deveria, são termos e dados sendo jogados, personagens secundários desinteressantes sendo apresentados e uma busca por estabelecer a dinâmica da família. É um começo ruim para uma nova versão, mas, à medida que a história avança e M3GAN volta à cena, as coisas começam a se acertar.

A boneca/android é a alma do filme, sua relação com Gemma e Cady é muito bem explorada. O filme tem alguns momentos divertidos e algumas tentativas de reflexão que não são competentes, parece que pensa atingir o fundo do oceano pulando num copo de plástico. Mas, ainda que tenha esse percalço, quando ele foca na ação, na luta entre M3GAN e AMELIA, na busca por proteção, por propósito, por entender quais as definições de vontade, de programação, de livre arbítrio, ele consegue se sobressair bem melhor.
 
Trailer
 

 

Ficha Técnica

Título original e ano: M3GAN 2.0, 2025. Direção: Gerard Johnstone. RoteiroGerard Johnstone - baseado nos personagens de Akela Cooper e James Wan. Elenco: Allison Williams, Violet McGraw, Ronny Chieng, Jenna Davis, Jemaine Clement, Amie Donald, Ivanna Sakhno, Brian Jordan Alvarez, Mike Edward. Gênero: Ação, terror. Nacionalidade: EUA, Nova Zelândia. Trilha Sonora OriginalChris Bacon. FotografiaToby Oliver. FigurinistaJeriana San Juan. Edição: Jeff McEvoy. Produção: Blumhouse. Empresas Produtoras: Universal Pictures, Blumhouse Productions, Atomic Monster, Divide/ConquerDistribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 1h59 minutos.
É divertido, é engraçado, e se o primeiro era um filme de terror, esse é um filme de ação e muita ação, algumas cenas muito bem filmadas, outras risíveis. Mas M3GANv 2.0 é bom justamente por isso, um horror com ação, humor e sentido de aventura. 
 
HOJE NOS CINEMAS

quarta-feira, 25 de junho de 2025

8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO | 26 de Junho a 02 de Julho


8 ½ Festa do Cinema Italiano: em 2025, o Festival retorna ao Brasil e traz o montador Jacopo Quadri como convidado desta edição. Festival terá cópias restauradas de Fellini em ocasião do centenário de Marcello Mastroianni 

Em 2025, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano comemora sua 12ª edição no Brasil entre 26 de junho e 2 de julho, com uma programação especial. O Festival passará por cerca de 20 cidades, entre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Caxias do Sul.

O premiado montador italiano Jacopo Quadri é o grande convidado de honra desta edição. Em 2025, venceu o 'David di Donatello' de 'Melhor Montagem' por “A Grande Ambição”, de Andrea Segre, e também assina a montagem de “Felicità”, de Micaela Ramazotti, ambos presentes na programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano deste ano, e “Fuori”, de Mario Martone, que acaba de ser lançado no Festival de Cannes esse ano. Já montou mais de setenta filmes, apresentados nos mais importantes festivais internacionais e colabora regularmente com Gianfranco Rosi, assinando a montagem de “Sacro GRA” (Leão de Ouro em 2013), e “Fogo no Mar” (Urso de Ouro em 2016). Trabalhou com nomes como Bernardo Bertolucci, Paolo Virzi, e com a diretora brasileira Laís Bodanzky. Desde 1992, é o montador de todos os filmes de Mario Martone.

A programação conta com 11 filmes ao todo, com grande destaque para o aclamado “Vermiglio”, de Maura Delpero, que fez sua estreia em Veneza e, além de vencer o Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata), recebeu também os prêmios de Melhor Filme Italiano e Melhor Jovem Atriz, para Maura Delpero no Festival de Veneza 2024 e indicado pela Itália para disputar uma das vagas no Oscar 2025 de filme internacional. A produção explora as complexas dinâmicas familiares e sociais em meio aos desafios impostos pela Segunda Guerra Mundial.
 
             Crédito de Imagens: Cinedora, Charades, Versus Production, Rai Cinema - Festa do Cinema Italiano 
O filme foi submetido pela Itália ao Oscar de 2025 como o representante do país na premiação
 
Outro destaque é o longa “La vita accanto”, de Marco Tullio Giordana, que fez sua estreia mundial no último Festival de Locarno, em uma exibição fora da competição oficial. O diretor, que já esteve presente no Brasil como convidado da edição de 2019 do festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, recebeu um Leopardo especial do Festival, em homenagem à sua trajetória artística. Adaptação do livro de Mariapia Veladiano, o longa conta a história de Rebecca, que nasce com uma mancha no rosto, sofre rejeição da mãe e encontra na música forças para superar o isolamento e afirmar sua identidade.

Seguindo a temática política da programação, “A Grande Ambição”, de Andrea Segre, narra a vida do histórico líder do Partido Comunista Italiano (PCI), Enrico Berlinguer, e uma das figuras mais marcantes do século XX na Itália. Com Elio Germano no papel principal, vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Roma, conta a trajetória de um homem e de um povo para quem a vida e a política, o privado e o coletivo, eram inseparáveis.

Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza 2024, integra também a programação o longa “O último chefão” (Iddu) de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, conta com a dobradinha Elio Germano e Toni Servillo e é inspirado na história do chefão Matteo Messina Denaro, morto em setembro de 2023 após ser preso, depois de três décadas foragido. Este é o terceiro filme centrado na máfia de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, e revela um retrato intenso do lado humano e grotesco de uma fuga lendária.
 
Diretoras Em Destaque
 
Este ano a Festa também traz duas diretoras estreantes na programação. "Gloria!", uma coprodução internacional italiana/suíça, é um hino à liberdade feminina e ao poder transformador da arte, reinterpretando o passado com um olhar irreverente e contemporâneo. Além de estrear na direção, Vicario também co-escreveu o roteiro e a trilha sonora do filme, e traz referências à escritora francesa Madame de Staël (Paris 1766-1817), pelo seu pensamento libertário, pós revolução francesa. A produção conquistou três David di Donatello: melhor direção de estreia, melhor trilha sonora (em parceria com Davide Pavanello) e melhor canção ("Ária!", da qual foi intérprete).

             Crédito de Imagens: Tempesta, Tellfilm, Rai Cinema - Festa do Cinema Italiano
A diretora de 'Gloria!', Margherita Vicario, assina também a composição da trilha sonora do filme

Felicità”, conta com Micaela Ramazzotti também no roteiro e como protagonista do longa. A comédia dramática acompanha Desirè em uma busca desafiadora de romper o ciclo de violência e de abusos familiares, e proteger seu irmão, em um misto de leveza, humor e seriedade.
 
Estão confirmados também “Il complottista”, de Valerio Ferrara, comédia contemporânea e surreal sobre a Itália do rancor, do ressentimento e da busca por inimigos invisíveis; “La coda del diavolo”, de Domenico Emanuele de Feudis, um thriller baseado no romance homônimo de Maurizio Maggi, acompanha Sante, ex-policial e agora carcereiro, que é acusado de matar um preso e enquanto foge para provar sua inocência descobre uma rede de tráfico humano com ajuda de uma jornalista; e “Dieci minuti”, de Maria Sole Tognazzi, em que a protagonista Bianca vive um processo de autodescoberta, depois de, em meio a uma crise, aceitar o desafio de sua terapeuta de dedicar dez minutos diários a algo novo.
 
Em celebração ao centenário recém-completado de Marcello Mastroianni, um dos maiores ícones do cinema italiano, também integra a programação a exibição de cópias restauradas dos clássicos “A doce vida” e “8 ½”, de Federico Fellini.

Realização e apoios

O festival ''8 ½ Festa do Cinema Italiano'' é uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil, com o apoio e promoção da Embaixada da Itália, dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, do Consulado Geral do Rio de Janeiro, dos Consulados de Recife e Belo Horizonte e com apoio institucional do Consulado Geral de São Paulo e dos Consulados de Porto Alegre e Curitiba. A organização logística é da Gal Cultural.

Além dos parceiros institucionais, desde 2020 o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros, primeira seguradora estrangeira a chegar ao Brasil, há 100 anos, que integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países. Em 2025, o Festa também é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO -  8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO: 12ª EDIÇÃO
Data: 26 de junho a 2 de julho

Locais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Caxias do Sul. 

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTAÁ DISPONÍVEL NO SITE OFICIAL DO EVENTO (www.festadocinemaitaliano.com.br).

Dreams, de Dag Johan Haugerud

 
“Quem se apaixona costuma ficar mais obcecado por seus próprios sentimentos que pelo objeto de desejo”! 
 
Uma das melhores contribuições dos festivais internacionais de cinema é fazer com que entremos em contato com as inquietações de personagens dos mais diversos lugares do mundo, que, a despeito de suas diferentes configurações contextuais e de classe social, têm a ver com aquilo que, às vezes, lidamos em nosso dia a dia. Desde que disponhamos de tempo para refletir acerca daquilo que sentimos, obviamente. Nesta terceira parte da trilogia sobre questões sexuais e relacionamentos amorosos proposta pelo norueguês Dag Johan Haugerud, acompanhamos as interações dialogísticas de um grupo favorecido de mulheres, em que os hábitos literários são comuns… 

Logo na abertura, somos apresentados à narradora Johanne (Ella Øverbye), uma adolescente que sente-se emocionalmente deslocada, como se seu corpo e sua mente seguissem fluxos diferenciados. Ela nos confessa que apaixonou-se perdidamente por sua professora de norueguês e francês, a artista têxtil Johanna (Selome Emnetu), e que sublimou esta paixão através de um relato mui detalhado de suas fantasias eróticas. Em dado momento, ela pede que a sua avó, Karin (Anne Marit Jacobsen), que é escritora, leia o seu rascunho, e esta percebe que os escritos de sua neta podem ser convertidos num romance de estréia…

Ao entrar em contato com o manuscrito de Johanne, a sua mãe, Kristin (Ane Dahl Torp), também se percebe fascinada pelos talentos narrativos da filha, ao mesmo tempo em que teme que ela tenha sido sexualmente abusada pela professora. Quando relê o texto, entretanto, isso faz com que ela entre em conflito com a sua própria mãe, ao relembrar as discussões que tiveram desde a infância, por conta de divergências opinativas. A mais marcante delas: a diferença de apreciações direcionada ao musical hollywoodiano “Flashdance – Em Ritmo de Embalo” (1983, de Adrian Lyne).

O que poderia ser uma discussão circunstancial converte-se num embate relevante entre as duas mulheres, o que evidencia as mudanças discursivas de uma geração para a outra: se Karin, vinculada à causa feminista desde a juventude, irritou-se ao perceber que, no filme oitentista, a promessa de igualdade de gêneros (metonimizada através da opção profissional da protagonista, que é uma soldadora), resvalou para a objetificação do corpo feminino, Kristin insiste que tinha o direito de quedar fascinada pela obra, revelando uma tendência à alienação, afinal confirmada em seus devaneios capitalistas, quando imagina que o livro de sua filha, se publicado, pode render algum dinheiro… 

            Crédito de Imagens: Motlys e Viaplay Group / Imovision - Divulgação
O longa fez parte do 1º Festival de Cinema Europeu Imovision em Abril deste ano

Todas estas questões são balizadas pela narração onipresente de Johanne, que demonstra muita consciência acerca do que é destacado ou suprimido em seu relato, fazendo com que o espectador seja convidado a avaliar o modo como a estória é contada, e não efetivamente o que está sendo contado – afinal, um fascínio quase banal de uma aluna insegura em relação a uma professora bem resolvida consigo mesma. Como tal, é evidente que o diretor Dag Johan Haugerud foi influenciado pela sutileza dos filmes dirigidos por Éric Rohmer [1920-2010].

Se, por um lado, esta influência é benfazeja, por outro, ela não consegue dirimir uma perspectiva eventualmente esnobe de enfrentamento dos dilemas cotidianos, por parte daquelas mulheres, cujos problemas parecem exclusivamente vinculados à discussão sobre a possibilidade de Johanne converter-se em escritora, ainda na adolescência. Parece que não há contas a pagar nem situações para se preocupar, além da ansiedade em levar o manuscrito para uma editora e conversar com Johanna, depois que ela descobre que seus encontros com sua quase homônima foram convertidos em narrativa. A quem este filme pode interessar, então? A cinéfilos eruditos que disponham de tempo considerável para as elucubrações, no sentido de que o diretor, também roteirista de suas obras, não tem receio em aderir à verborragia. Ou seja, os diálogos são demorados e um tanto enfadonhos, estendidos ao longo de uma hora e cinqüenta minutos de duração.

Em razão de os destaques desta obra serem a tergiversação narratológica e os talentos actanciais das atrizes envolvidas, os demais recursos técnicos são organizados de maneira excessivamente discreta, subordinados àquilo que a narradora deseja enfatizar em seu relato. Com tal, as músicas que ela ouve e a própria montagem da obra obedecem às suas diretrizes, o que desemboca num desfecho em aberto, num típico reencontro rohmeriano. É uma obra cuja imersão espectatorial requer suspensão de expectativas e aceitação daquilo que aquelas mulheres ricas têm a oferecer, numa conjuntura em que, para elas, é normal ter uma cabana de campo e irritar-se quando a mãe não pode ensinar a filha a tricotar, no imediato momento em que esta última deseja. Na Noruega, pelo visto, é assim – e é interessante que tenhamos acesso fílmico a isso! 
 
Trailer
 
 
 
Ficha Técnica
 
  • Título original e ano: Dreams (Sex Love), 2024. Direção e Roteiro: Dag Johan Haugerud. Elenco: Ane Dahl Torp, Ella Øverbye, Selome Emnetu.Gênero: Drama. Nacionalidade: Noruega. Direção de fotografia: Cecilie Semec. Música: Anna Berg. Figurino: Ida Toft. Edição: Jens Christian Fodstad. Empresas Produtoras: Motlys e Viaplay Group. Produção: Yngve Sæther, Hege Hauff Hvattum. Distribuidora: Imovision. Tempo: 110 min 

26 de Junho nos Cinemas

F1 - O Filme, de Joseph Kosinski


Existem momentos que mudam para sempre as nossas vidas, e, muitas vezes, tais mudanças podem ser prejudiciais. Aliás, as escolhas que se tomam após um evento traumático, por exemplo, definem o percurso de acontecimentos futuros - ação, reação e conquência. O novo lançamento da Warner Bros ''F1 - O Filme'' traz um reflexo deste pensamento em seu plot central. A trama apresenta Sonny Haeyes, vivido pelo astro Brad Pitt, um ex-piloto profissional de Fórmula 1®, que é convocado por seu velho amigo Ruben Cervantes para voltar a ativa e tentar salvar a empresa APXGP (Apex Grand Prix), do qual é acionista, formando um novo time e orientando pilotos mais jovens. O enredo da superação desportiva não é inédito, mas ganha aqui certo frescor e novas camadas de possibilidades. E isso por diversos motivos.

A atuação de Pitt e a carga emocional impressa em seu personagem, já no início, funcionam como peça chave para a construção do clima do longa-metragem e da persona apática e imprudente por trás do excelente piloto que o ator encarna. O trauma do personagem, isto é, o acidente que interrompeu sua ascensão promissora é tratado com o devido peso dentro da narrativa. Uma cicatriz aqui, um vídeo antigo ali. Nunca vemos o evento do ponto de vista de Sonny e esta decisão do roteiro e da direção é inteligente ao criar a aura de mistério e dar ao evento a bagagem necessária para a construção do esportista.

Ao receber o convite para retornar a Formula 1®, Sonny é alertado que seu companheiro de equipe é um piloto mais jovem e inexperiente chamado Joshua Pierce, papel de Damson Idris. A personalidade explosiva do rapaz contrasta com o cinismo de seu novo colega. Assim, ao invés de optar pelo clichê ‘mestre e aprendiz’, a trama explora a diferença geracional e surpreende ao colocar a dinâmica da dupla acima do clichê da volta por cima de Sonny. O embate entre eles é o fio condutor do enredo e muito da emoção do roteiro reside não na expectativa de uma vitória heroica e gloriosa de Sonny, mas em qual artimanha duvidosa ele usará como ferramenta de auxílio para colocar a APXGP em vantagem. Por sua vez, diante dessas investidas, Joshua não quer ser colocado para trás e está sempre frisando como o parceiro é velho e ultrapassado, enquanto este último faz questão de apontar como Joshua é dependente da aprovação externa e da mídia. Para o espectador pode ser um choque ver Brad Pitt, outrora galã dos anos 90 e porquê não dos 2000, na posição de homem amargurado de meia idade. A dinâmica que se estabelece não é de mentoria, mas sim de competição, discussões e mais competição! O que não é interessante considerando a situação complicada da equipe de automobilismo. De toda forma a relação entre eles serve para expor os pontos fortes e fracos de cada um e aquilo que precisam melhorar para alcançar seus máximos potenciais. Sonny com sua incapacidade de abrir diálogo e Joshua em não dar o braço a torcer. Por diversas vezes essa é a principal questão dentro da narrativa: quem vai dar o braço a torcer primeiro?

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito da dinâmica de Sonny com Kate (Kerry Condon) que não acrescenta em nada à narrativa e parece mais servir a uma necessidade do roteiro de dar ao protagonista um interesse romântico para se ocupar. Kate é a única presença feminina forte no filme e também é a primeira diretora técnica de Formula 1®. É a inteligência dela – tanto nos cálculos de mecânica quanto a inteligência emocional – que possibilita que Sonny e Joshua consigam estabelecer suas dinâmicas. No entanto, todo o backstory da personagem é colocado de lado para que ela sirva de escada ao protagonista, em um pseudo-romance sem nenhuma química, completamente descartável e sem propósito narrativo - a não ser o de estabelecer implicitamente que mesmo sendo muito inteligente tem necessidades físicas e apenas isso não basta.
 
                                   Crédito de Imagens: © 2025 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.
O longa foi primeiro um filme pensado para ser estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt, mas que acabou se transformando em ''Ford vs. Ferrari'' (James Mangold, 2019) e não contou com a participação de nenhum dos atores. 
 
As cenas ao volante são o ponto alto do filme. Para quem é leigo no esporte, como grande parte da audiência, a decisão de focar no ponto de vista de quem está dirigindo com uma narração ao fundo funciona perfeitamente para situar o espectador e emular a emoção e o perigo de como é dirigir um super carro de corrida. A trilha de Hans Zimmer brilha como nunca ao criar a atmosfera de urgência e aparecer nos momentos exatos, realçando cada curva. O espectador é assaltado pelo sentimento de adrenalina que preenchem a tela e te envolvem para dentro do veículo. A direção de Joseph Kosinski (Top Gun Maverick, 2022) o consolida como um grande nome do gênero, que sabe conectar o público a seus personagens e emular cenas de ação inesquecíveis. A cadência dos acontecimentos nunca é cansativa e estamos sempre ansiosos pelo próximo Grand Prix e pela próxima corrida.

As homenagens aos grandes nomes do esporte e easter eggs de grandes eventos é inserida de forma natural dentro da narrativa fazendo com que mesmo aqueles que não tem conhecimento sobre o assunto se sintam incluídos e familiarizados, ainda que temporariamente, com o esporte e com a história em si. Para o público brasileiro, será impossível não se sentir feliz com as menções à Ayrton Senna, o lendário piloto brasileiro que foi destaque na Fórmula 1 e marcou uma geração inteira com suas vitórias emocionantes. De certa maneira, o acidente trágico de Senna e o acidente fictício de Sonny são um lembrete constante dos perigos reais desse e de qualquer outro esporte. Em uma visão mais poética das coisas podemos enxergar a segunda chance de Sonny como uma linha do tempo que nunca veremos.

Trailer
 

 
Ficha Técnica
 
  • Título Original e Ano: F1, 2025. Direção: Joseph Kosinski. Roteiro: Ehren Kruger - com argumentos de Joseph Kosinski e Ehren Kruger. Elenco:Brad Pitt, Damson Idris, Kerry Condon, Tobias Menzies, Javier Bardem Kim Bodnia, Shea Whigham, Sarah Niles, Will Merrick e Lewis Hamilton. Gênero: Drama esportivo, ação. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Hans Zimmer. Fotografia: Claudio Miranda. Edição: Stephen Mirrione. Design de Produção: Mark Tildesley e Ben Munro. Direção de Arte: Will Newton e Steven Smith. Figurinista: Julian Day. Empresas Produtoras: Apple Studios, Apple Original Films, Monolith Pictures, Jerry Bruckheimer Films. Plan B Entertainment. Dawn Apollo Films. Distribuidora: Warner Bros. Pictures e Apple Original Films. Duração: 02h35min.
 
Com mais de duas horas e meia de duração, a produção peca pelo excesso. Às vezes estender o clímax não favorece no prolongamento da euforia causada pela conclusão. Mesmo assim F1-  O Filme, é divertido, envolvente e tem ótimas cenas de ação. O roteiro clichê e previsível é contrabalanceado pela excelente dinâmica entre os dois protagonistas e a boa cadência dos acontecimentos mantém o espectador interessado e curioso pelas próximas curvas.
 
 26 de Junho nos Cinemas

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Elio, de Adrian Molina, Madeline Sharafian e Domee Shi (3D)


Existe vida fora da terra? Nós realmente estamos sozinhos? Tal pergunta norteia a premissa de Elio, a nova animação da Disney e Pixar que está estreando nos cinemas. A produção mistura ficção científica e aventura para contar uma história abordando temáticas familiares, de amizade e pertencimento. A solidão e o medo de não se encaixar, mas acima de tudo, a vontade de encontrar o seu lugar, é a motivação do personagem principal, e qual o nome dá título ao filme. Após ficar órfão dos pais, seus cuidados são delegados a tia Olga. O longa animado tem direção do trio Adrian Molina, Madeline Sharafian e Domee Shi. A versão original traz no elenco de vozes Yonas Kibreab, Zoe Saldanã, Remy Edgerly, Brandon Moon, Brad Garrett, Jameela Jamil e muitos outros. No Brasil, o casting é formado por Lorenzo Tironi, Juliana Paiva, Danylo Miazato, Júlia Ribas.

Sentindo muito a falta dos pais, Elio (Yonas Kibreab/Lorenzo Tironi), aos 11 anos, tem uma jornada muito parecida com a de Lilo, a personagem do clássico Lilo & Stitch (Chris Sanders e Dean DuBlois, 2002), que ganhou releitura recentemente para um live-action. Elio, assim como Lilo, perdeu as pessoas que mais o amavam e o compreendiam, o deixando perdido e desamparado. Aos poucos, ele se torna uma criança difícil de lidar e sem amigos. O garoto só tem um desejo: encontrar vida fora da terra.

A vontade do menino, contudo, pode estar ligada ao fato de que sua tia Olga (Zoe Saldaña/Juliana Paiva), que trabalha na NASA - responsável legal por Elio -, o leva para conhecer a agência espacial e o jovem se perde na imensidão do lugar, num rompante emocional, pois acaba ouvindo uma conversa entre a tia e a chefe sobre o falecimento de sua mãe e de seu pai. Elio acaba parando em uma sala onde está passando uma exposição sobre o programa ''Voyager'', de 1977, que enviou sondas ao espaço com mensagens de saudações em um disco de ouro. O que deixa o menino fascinado e ele então resolve se dedicar a encontrar seres extraterrestres. Aliás, ele quer ser abduzido por um. Todavia, ainda muito combativo a figura materna da tia, vira e mexe, ele acaba se metendo em confusões e trazendo problemas para ela. Quanto a familiar, substituir os pais de Elio não estava em seus planos logicamente e ela também se sente muito frustrada por não estar dando conta como queria. Logo, decide matricular o sobrinho em um internato do exército norte-americano.

Em sua busca por vida fora da terra, Elio quer responder outra pergunta íntima: se existe algum lugar a qual ele pertence ou se ele realmente é o problema. Já que na terra ele não tem amigos e se considera um estorvo para sua tia. Ela não o compreende, então ele deve ser como um extraterrestre. Aqui as semelhanças da jornada da famosa personagem Lilo e Elio se divergem. Enquanto Lilo encontrava na irmã uma companhia e conseguiu ainda ficar amiga de um alien, Elio se sente deslocado e não consegue criar conexões profundas com familiares ou no próprio planeta. Como se ele mesmo fosse o próprio 'alien', desafortunado de ligações mais profundas.

                                             Crédito de Imagens: © 2025 Disney/Pixar. All Rights Reserved.
O nome do protagonista, ''Elio Solis'', deriva do 'Deus Grego do Sol' ''Helios'' e o texto exibe outros detalhes importantes para a leitura de sua persona

Um dia, em mais uma tentativa de fazer contato com os extraterrestres, Elio consegue um equipamento e está quase obtendo sucesso, mas dois meninos da cidade acabam atrapalhando a experiência. Assim, ele ganha um tapa olho e mais dois “inimigos” pelo caminho. No entanto, o contato com os extraterrestres não fracassou de fato e esses seres de outros mundos acabam mandando uma mensagem para a base dos Estados Unidos pedindo que o líder daquele povo possa falar com eles. Por fim, a aventura começa e Elio,  desobedecendo a tia, invade a área de trabalho dela mais uma vez e tenta responder o pedido, o qual o faz de um jeito muito fofo, pois ao finalizar a resposta diz a frase: ''- Tá bom, beijo. Te amo''. Um dia depois, quando Elio está na mira de seus agressores, os extraterrestres interferem e finalmente o abduzem. Ele é confundido com o líder da terra, o representante dos seres humanos - coincidentemente Lilo recebeu o título de Embaixadora da Terra no longa animado ''Leroy & Stitch'' (Tony Craig e Bobs Gannaway,2006).

Elio é apresentado a um grupo de seres de vários planetas, que são os embaixadores de seus povos e estão num conselho que mantém a humanidade em equilíbrio. Ele fica encantado e sente que suas respostas finalmente estão ali. Segue com a fachada de ser o líder dos humanos. Mas as confusões só vão aumentar a partir de então. O resto só assistindo para saber.

Trailer


Ficha Técnica
Título Original e Ano: Elio, 2025. Direção: Adrian Molina, Madeline Sharafian e Domee Shi. Roteiro: Julia Cho, Mark Hammer e Mike Jones com argumentos de Adrian Molina, Madelini Sharafian, Domee Shi e Julia Cho. Elenco de vozes original: Yonas Kibreab, Zoe Saldanã, Remy Edgerly, Brandon Moon, Brad Garrett, Jameela Jamil, Young Dylan, Jake Getman, Matthias Schweighöfer, Ana de la Reguera, Atsuko Okatsuka, Naomi Watanabe. Elenco de vozes brasileirasLorenzo Tironi, Juliana Paiva, Danylo Miazato, Júlia RibasZeca Rodrigues, Marco Aurélio Campos, Márcia Regina, Márcio Marconato, Marcelo Pissardini, Shallana Costa, Bruna Matta, Flora Paulita, Agyyei Augusto, Lorenzo Tarantelli, Rebeca Zadra. Gênero: Animação, Scifi, Aventura, Alien. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Rob Simonsen. Fotografia: Jordan Rempel e Derek Williams. Edição: Steve Bloom e Anna Wolitzky. Design de Produção: Harley Jessup. Empresas Produtoras: Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios. Distribuidora: Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios. Duração: 01h39min.
Madeline Sharafian está debutando na co-direção, mas Adrian Molina (Viva: A Vida é uma Festa, 2017) e Doome Shi (Red: Crescer É Uma Fera, 2022) já tem trabalhos na indústria. O trio consegue entregar um filme que diverte e agrega.

A dublagem brasileira também conta com Zeca Rodrigues como Lorde Grigon, Danylo Miazato como o inocente Glordon e Júlia Ribas como a Embaixadora Questa. A direção de dublagem é de Thiago Longo, com tradução de Guilherme Menezes.

Abordando temas como conflitos entre pais e filhos, inteligência artificial, clonagem, amizade e diplomacia, o filme é divertido e emocionante. Embora não seja inovador e nos mantenha com a memória ligada, pois nos remete a outras animações e adaptações do mesmo estúdio.

EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS 

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Mundo Pixar em São Paulo | A partir de 18 de Junho

 
A exposição abre suas portas no Center Norte nesta quarta-feira, 18 de junho

Clientes Nubank tem desconto exclusivo durante a temporada paulista da exposição.
  
A partir de hoje, 18 de junho, o Shopping Center Norte — empreendimento que integra a Cidade Center Norte — será palco do MUNDO PIXAR, uma experiência imersiva e inédita que promete encantar fãs de todas as idades. Com uma estrutura de 3.500 metros quadrados e 14 ambientes temáticos, esta será a maior edição já realizada no país.
 
A venda de ingressos ocorreu em etapas: de 7 a 9 de abril, clientes Nubank tiveram acesso exclusivo à pré-venda no site mundopixar.com.br, com 30% de desconto na compra de até quatro ingressos por CPF. Já de 10 a 14 de abril, o público pode se cadastrar na waitinglist da plataforma Fever para garantir acesso antecipado e preços especiais. Os cadastrados deram acesso à pré-venda nos dias 15 e 16 de abril. Já a venda geral foi aberta no dia 17 de abril.

A nova temporada da exposição MUNDO PIXAR em São Paulo chega com novidades, expandindo seu conteúdo e trazendo ainda mais imersão ao público. Cinco franquias estreiam na experiência, incluindo Vida de Inseto, Red: Crescer é uma Fera, Coco, Elementos e Luca, sendo as duas últimas inéditas na cidade. Além disso, títulos já consagrados como Divertida Mente 2, Carros, Toy Story, Monstros S.A., Os Incríveis e Up – Altas Aventuras ganham novos ambientes e cenografia renovada. Nesta edição, a ambientação foi aprimorada com cenários expandidos e aromatização em todas as salas, proporcionando uma experiência multissensorial ainda mais envolvente. A exposição também conta com uma loja oficial repleta de produtos exclusivos, acessível ao público independentemente da visita à mostra.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, patrocinador oficial da edição de São Paulo, o MUNDO PIXAR é uma realização sob licença concedida no Brasil à SolutiOnOff, em parceria com a Blast Entertainment, do Grupo DCSET. "Estamos reeditando um verdadeiro blockbuster do entretenimento imersivo. Uma exposição que encanta, emociona e aproxima marcas icônicas dos estúdios Pixar do grande público, permitindo a todos mergulharem nos cenários dos filmes de uma forma única e memorável", atesta Felipe Nogueira, Diretor Executivo da Blast Entertainment.
 
"Trazer de volta para São Paulo o Mundo Pixar, após cinco montagens no Brasil e cinco no exterior, onde o sucesso é absoluto, nos desafiou tanto na criação de novas salas e cenários quanto na implementação de tudo o que ouvimos do público nas pesquisas feitas pela Disney ao longo dessa trajetória. Foram mais de 12 meses de trabalho, com mais de 15 profissionais envolvidos na criação, planejamento e produção, para presentear São Paulo, onde tudo começou em 2022, com um Mundo Pixar cheio de novidades. Estamos muito empolgados com o projeto e temos certeza de que será um sucesso novamente. Uma vez dentro da exposição, o visitante não precisa se preocupar com o percurso. Ele define o tempo do passeio e aproveita ao máximo as salas, sem pressa", afirma Wagner Zaratin, sócio-diretor da SolutiOnOff.
 
Jornada pelos cenários

Pela primeira vez em São Paulo, a sala Vida de Inseto transforma o público em pequenas formigas dentro de um gigantesco formigueiro. Em seguida, Os Incríveis abrem as portas do icônico ateliê de Edna Moda. A aventura continua em Up: Altas Aventuras, onde a casa de Carl Fredricksen retorna ainda mais completa, incluindo novos ambientes e a presença do cão Dug com sua coleira falante. Já em Red: Crescer é uma Fera, o corredor da escola de Mei Lee ganha vida com armários interativos e a presença da protagonista em sua versão panda vermelho. Em Procurando Nemo, o público mergulha no oceano para reencontrar Dory e Nemo em uma jornada subaquática, enquanto em Elementos, Gota e Faísca conduzem uma viagem de metrô pela vibrante Cidade Elementos, onde os diferentes elementos vivem juntos em harmonia.
 
Já em Divertida Mente, referências ao novo filme da franquia são incorporadas, incluindo a nova sala de comando e a presença de Alegria, Tristeza e uma nova emoção surpresa. Nas salas de Viva, A Vida é uma Festa, os visitantes iniciam a jornada na casa da família Riveras antes de atravessar para o colorido Mundo dos Mortos. Em seguida, a vila de Portorosso, de Luca, é recriada, proporcionando um clima de verão inesquecível com cenários encantadores, como a sorveteria Latteria. A jornada se estende para Carros, onde Relâmpago McQueen e Guido recepcionam o público na Casa Della Tires. Toy Story traz o icônico quarto de Andy, onde os visitantes se sentirão parte da coleção de brinquedos de Woody. Para completar a jornada, a sala de Toy Story 3, inspirada em Sunnyside, apresenta Lotso e Jessie em um cenário repleto de detalhes.
"No Shopping Center Norte, buscamos ir além do varejo, proporcionando experiências imersivas e inesquecíveis para nossos clientes e visitantes. Receber a nova edição do Mundo Pixar é um grande marco, reafirmando o nosso compromisso em trazer para a Zona Norte atrações exclusivas que emocionam, conectam gerações e criam memórias afetivas. É uma honra ser a casa dessa exposição que promete transportar o público para dentro do universo da Pixar”, comenta Jessica Ross, Gerente de Marketing do Shopping Center Norte. 
 
Loja Oficial terá diversos produtos exclusivos

A exposição também permite que todos levem um pedacinho do MUNDO PIXAR para suas casas, com uma loja oficial da exposição no Brasil, contendo itens exclusivos dos filmes da Pixar, em que a maioria dos produtos foi desenhado especialmente para a exposição e não está disponível em nenhum outro lugar do mundo.
 
A loja Mundo Pixar é em si uma atração à parte e poderá ser acessada sem que seja necessário adquirir um ingresso para visitar a exposição.
  
Ingressos à venda e desconto para clientes Nubank 
        07 a 09 de abril de 2025: Clientes Nubank terão acesso exclusivo à pré-venda e contam com 30% de desconto na compra de até 4 ingressos por CPF.
        10 a 14 de abril de 2025: Cadastramento na Waitlist da Fever. Durante esse período, o público poderá se cadastrar na lista de espera para garantir acesso à pré-venda exclusiva, com preços especiais.
        15 e 16 de abril de 2025: Pré-venda. Nesta fase, clientes cadastrados na lista de espera terão acesso a uma pré-venda com desconto exclusivo na compra dos ingressos.
        17 de abril de 2025: Abertura de venda geral - com desconto especial para assinantes Disney+, que terão 15% de desconto. Além disso, durante a venda geral, clientes Nubank também terão direito a um desconto de 15%*.
 
Condições Especiais – Assinantes Disney+
        O desconto de 15% é válido exclusivamente para compras online realizadas no site oficial do evento (plataforma Fever).
        Não é válido para compras presenciais, seja na bilheteria ou em quiosques localizados no shopping.
        O desconto é não cumulativo e aplicável apenas na compra de ingressos inteiros e de meia-entrada, limitado a 4 ingressos por CPF.
        As vendas para o público geral têm início às 12h00 do dia 17 de abril, exclusivamente pela internet.
        O benefício está limitado a 10% da capacidade de cada sessão e é válido até o encerramento da exposição ou até que os ingressos disponibilizados dentro dessa cota se esgotem – o que ocorrer primeiro.
 
Observação sobre a meia-entrada
Conforme o Decreto nº 8.537/2015, a Lei nº 12.933/2013 e o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), a meia-entrada está sujeita à disponibilidade da cota de 40% sobre o total de ingressos ofertados para o evento.

 

SERVIÇO – MUNDO PIXAR
Local: Estacionamento do Shopping Center Norte – saída próxima ao restaurante Fogo de Chão
Endereço: Av. Otto Baumgart, 245 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
Data: A partir de 18 de junho
Classificação etária: Livre. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um adulto.
Horários: De terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 21h.
Duração média da visitação: Aproximadamente uma hora, mas é possível permanecer nas salas pelo tempo que desejar.
Mais detalhes e vendas: mundopixar.com.br
Rede Social oficial: instagram.com/mundopixarbr
Valores: Ingressos a partir de R$ 45.
Crianças com até 2 anos e 11 meses têm direito a entrada gratuita.
Valores variam de acordo com a idade, datas, horários, dias da semana, número de pessoas, lotes e tipos de ingressos.
O Mundo Pixar não vende ingressos pelo WhatsApp.
Plataforma oficial para ingressos: Fever
Acessibilidade: O local é acessível para cadeirantes, deficientes auditivos e deficientes visuais.