domingo, 19 de outubro de 2025

Bugonia, de Yorgos Lanthimos | 49ª Mostra SP


Foco Reino Unido

Perspectiva Internacional


Exibido no Festival de Veneza 2025

As abelhas produzem mel. O mel é doce. Alguém pode publicar nas redes sociais que o mel é amargo. Essa aparente verdade, replicadas milhares de vezes, vira uma certeza. Os incrédulos, sempre os tem, podem contra-argumentar que estão provando o mel e ele é dulcíssimo. Os propagadores da inverdade rebatem dizendo que ao mel vendido nos supermercados é acrescentado adoçante. Na sequência, alguém pode exagerar que essa artificialidade do mel é uma artimanha das indústrias farmacêuticas para provocar diabetes nas pessoas e vender remédios. Outros mais excêntricos podem dizer que é um plano diabólico dos extraterrestres para controlar as mentes através do prazer da comida. E assim vai...

O mundo hoje em dia está assim! As redes sociais são amplificadoras de todas as opiniões possíveis; todos podem escrever e/ou falar o que lhes der na telha. Nesta era de “fake news”, a verdade é líquida e se desmancha no ar. A arte obviamente estuda o fenômeno, porta voz que é da realidade do seu tempo. Do diretor grego Yorgos Lanthimos vem um tiro certeiro que é Bugonia, seu novo filme, apresentado no Festival de Veneza deste ano e agora sendo exibido na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

                                                                     Crédito de Imagens: © Focus Features
"Canino" (2009), "Alpes" (2011) e "A Favorita" (2018) são alguns dos filmes do diretor que também foram exibidos na Mostra em edições anteriores


Teddy (Jesse Plemons) e seu primo com deficiência intelectual Don (Aidan Delbis) acreditam piamente que o mundo está sendo dominado por extraterrestres e que a executiva Michelle Fuller (Emma Stone) é da galáxia de Andrômeda. Para estabelecer uma negociação com o imperador de Andrômeda, expulsando os andromedanos da Terra, resolvem sequestrar Michelle e forçá-la a marcar um encontro com seu líder na sua nave intergalática.

Esse sequestro é realizado e após muita confusão e violência, até mesmo parecendo um desenho animado do Tom e Jerry de tão cômicas que são as correrias e golpes, a executiva é acorrentada no porão da casa rural dos primos, onde eles são apicultores. Inclusive, "as sociedades das abelhas" são usadas como metáforas e explicações em várias cenas, é um substrato que sedimenta todo o roteiro. Com as falas malucas dos caipiras conspiracionistas, Michelle primeiramente tenta intimidá-los, depois convencê-los, seduzi-los. Sequências muito violentas sucedem então, e a bela Emma Stone é espancada, torturada e abusada psicologicamente. Mesmo que as cenas pudicamente às vezes não sejam mostradas, os gritos são ouvidos.

Trailer
 


Ficha Técnica
Título Original e ano: Bugonia, 2025. Direção: Yorgos Lanthimos. Roteiro: Will Tracy. ElencoEmma Stone, Jesse Plemons, Aidan Delbis, Stavros Halkias, Alicia Silverstone. Nacionalidae: Reino Unido. Gênero: Sátira, comédia, humor, ficçãoFotografia: Robbie Ryan. Montagem: Yorgos Mavropsaridis. SomNadine Richardson. Desenho de Som: Johnnie Burn. Trilha Sonora OriginalJerskin Fendrix. Design de ProduçãoJames Price. Produção: Ed Guiney, Andrew Lowe, Yorgos Lanthimos, Emma Stone, Ari Aster, Lars Knudsen, Miky Lee, Jerry Kyoungboum Ko. Coprodução: Kasia Malipan. Produzido por: Element Pictures, Square Peg, CJENM. Coproduzido por: Pith, Fruit Tree. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 2hrs.
Aqui tem-se uma marca registrada do realizador Yorgos Lanthimos: humor macabro, tendendo ao exagero, que usa a técnica de chocar para prender o espectador. Ás vezes, extrapola como em Tipos de Gentileza (2024); outras vezes é mais comercial como em "A Favorita" (2018), ganhador do Oscar de "Melhor Atriz" para Olivia Colman, e em "Pobres Criaturas" (2023), que rendeu o Oscar de "Melhor Atriz" para Emma Stone. Essa característica pode amedrontar o espectador em um primeiro momento, afinal estupros, feminicídios, torturas não são um tema que se pode chamar fácil. Mas é importante frisar que essas cenas muito violentas nunca são gratuitas, elas compõem o roteiro e a mensagem que o diretor quer passar.

Esse filme intenso, porém, tem muitas reviravoltas. A sofrida e bela executiva é uma mulher inteligente e forte. Os primos também são agredidos. Nessa briga de gata e ratos, muitas surpresas são reveladas. As revelações são tantas que o espectador sai aturdido da sala de cinema. As cenas finais são antológicas, de um humor macabro que arrepia a espinha!

A película é uma refilmagem do filme coreano "Save The Green Planet" (2003), do diretor Jan Joon-Hwan. Altamente cotada para ser indicada mais uma vez ao Oscar de "Melhor Atriz", Emma Stone brilha no filme com uma atuação forte e sem vaidades, chegou mesmo a raspar o cabelo para compor a personagem. Jesse Plemons é o antagonista perfeito à heroína, conspiracionista atrapalhado, mas muito violento, é um retrato de muitos que estão aí na internet expondo suas teorias estapafúrdias. É um longa-metragem para se assistir, se atordoar e admirar o trabalho desse diretor com uma marca pessoal tão forte. Quem quer humor perverso sem limites? Yorgos Lanthimos é sempre uma boa pedida!

Nota: 7/10.


Vinheta oficial | 49ª Mostra


Site oficial

#mostrasp #49ªmostra #mostra49

Instagram | Facebook | TikTok | YouTube | Letterboxd


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)