V Seminário de Tecnologia e Organização da Informação: Por Que a Informação é Necessária? acontece entre os dias 10 e 14 de novembro
Evento gratuito e com vagas limitadas debaterá o papel crucial da informação e da tecnologia na preservação da memória e no fomento ao conhecimento em Bibliotecas, Museus e Arquivos.
Evento gratuito e com vagas limitadas debaterá o papel crucial da informação e da tecnologia na preservação da memória e no fomento ao conhecimento em Bibliotecas, Museus e Arquivos.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, realiza nos dias 10 a 14 de novembro o V Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, Zona Oeste da cidade. Sob o tema instigante e atemporal "Porque a Informação é Necessária", o Seminário convida a comunidade acadêmica, profissionais do setor e o público em geral para cinco dias de debates profundos sobre a plena integração dos três pilares – Bibliotecas, Museus e Arquivos – quanto à necessidade inegável e fundamental da informação. As mesas acontecem presencialmente na biblioteca e pelo YouTube do BibliotecaSP, mediante inscrição prévia.
O Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos visa não só promover uma simples discussão de ferramentas digitais, e sim se posicionar em como ser um guardião da essência da informação: “A informação é o alicerce fundamental de qualquer sociedade bem-informada, democrática e justa. Nas bibliotecas, ela nutre o pensamento crítico; nos museus, preserva a memória coletiva e a cultura; e nos arquivos, sustenta a pesquisa histórica, a transparência e a própria justiça. Em suma, valorizar e investir nestas instituições é garantir que a informação continue a fluir e a ser acessível, construindo uma sociedade mais participativa”, cita João de Pontes Júnior, idealizador do Seminário, que media a primeira mesa do dia “A Evolução da Tecnologia e sua Aplicabilidade em Bibliotecas Públicas” no dia 10 de novembro, às 10h, ao lado do palestrante Emir Suaiden.
A programação do V Seminário Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos reúne especialistas de diferentes instituições para discutir os desafios contemporâneos da gestão da informação, no auditório da Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Continuando ainda no dia 10 de novembro, às 14h, Beatriz Cavalcanti de Arruda (MAC), Paula Salles (Casa do Povo) e o mediador Danilo Montingelli abrem os debates com uma análise sobre a “Política de Acervos em Museus”.
Já no dia 11, Marivalde Moacir Francelin (USP) e Sueli Nemen (Sistema Municipal de Bibliotecas) refletem sobre as novas e antigas competências do bibliotecário, na mesa agendada para às 10h, enquanto Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer (UFES) e Luiz Felipe Loureiro Foresti (ALESP), com intermediação de Sátiro Ferreira Nunes (Arquivo Histórico Municipal), abordam o “Uso de Tecnologias na Gestão de Arquivos Documentais de maneira Eficiente e Sustentável”, às 14h, destacando práticas e soluções aplicadas ao contexto institucional.
Encerrando as mesas temáticas, o dia 12 de novembro será dedicado à reflexão sobre o papel das bibliotecas no século XXI. Gracilene Maria de Carvalho (UFOP) e Talula Trindade (Sistema Municipal de Bibliotecas) apresentam as “Bibliotecas enquanto Espaços Tecnológicos e de Conhecimento: Trabalhando novos paradigmas”, às 10h; e Danielle Thiago Ferreira (UNICAMP) e Alessandra Atti (Conselho Federal de Biblioteconomia), sendo mediado por Marta Nosé Ferreira, discutem as “Bibliotecas Públicas como Centro de Atenções Dentro de um Território”.
O evento também contará com oficinas práticas nos dias 13 e 14 de novembro, incluindo “Realizando Pequenos Reparos em Acervos de Papéis”, com Cristina Sanches Morais, no Arquivo Histórico de São Paulo, e “Documentação Museológica na Prática”, com Juliana Monteiro, no Museu da Cidade de São Paulo.
Sobre o Seminário
A quinta edição consolida um fórum de debates que tem acompanhado e antecipado as transformações do setor. O evento evoluiu de um foco inicial em museus para a inclusão plena de bibliotecas e, agora, arquivos:
2021 (I Seminário – Foco em Museus): O evento pioneiro surgiu como resposta à urgência da pandemia, discutindo como a Ciência de Dados, a Inteligência Artificial (IA) e a virtualização de exposições poderiam manter o acesso à cultura. O primeiro passo já abordava a ética e os limites da tecnologia.
2022 (II Seminário – Documentação e Preservação Digital): O foco se expandiu para a Arquivologia, tratando dos Desafios da Documentação Física e Digital e da gestão do Patrimônio Arquitetônico. O debate foi marcado pela necessidade de garantir a Segurança, Autenticidade Documental e LGPD em face da explosão de dados.
2023 (III Seminário – Preservação e Calamidades): O Seminário elevou o nível da discussão técnica, dedicando-se à Preservação e Conservação de Acervos Físicos e Digitais. Os painéis trouxeram lições aprendidas em situações de calamidade (como os atos de 8 de janeiro e desastres naturais), explorando o restauro de livros, obras de arte e a gestão de acervos raros em grandes instituições como a Biblioteca Nacional, MASP e Cinemateca Brasileira.
2024 (IV Seminário – Curadoria, Ética e Acesso Social): Realizado na Biblioteca Monteiro Lobato, o evento consolidou a Curadoria Digital como um novo paradigma e questionou o papel social das instituições: "Estamos proporcionando o acesso?". A pauta enfatizou a Ética no Emprego das Tecnologias Digitais, a Epistemologia da Biblioteconomia e a universalização do acesso em museus e bibliotecas.
Mais informações sobre o V Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos você confere clicando aqui.
Serviço:
V Seminário de Tecnologia e Organização da Informação em Bibliotecas, Museus e Arquivos
Modalidade: Presencial e online.
Data: 10 a 14 de Novembro de 2025.
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 77 - Pinheiros.
Credenciamento e Recepção: Dia 10/11, das 8h às 9h, no hall da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, com coffee break.
Classificação: Livre
Inscrições: Gratuitas, com inscrição prévia obrigatória
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

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