O Mestre


Este fim de semana quando forem ao cinema, vocês terão uma gama de opções para escolher, pois está chegando às telonas cinco grandes estréias, dentre elas a cinebiografia, LINCOLN  de Steven Spielberg,  o cheio de ação, João e Maria - Caçadores de Bruxas em 3D (leia aqui a nossa cobertura), O Resgate com Nicolas Cage (mais do mesmo) e também o aguardado filme de Paul Thomas Anderson (Sangue Negro), ''O MESTRE''.  O longa da Paris Filmes (com 2 horas e 24 minutos de duração) obteve três indicações ao Oscar 2013 e três indicações no Bafta 2013, todas na categoria de melhor ator, atriz e ator coadjuvante.  


 A trama do filme têm start ao término da Segunda Guerra Mundial, onde todos os ex-combatentes estão tentando reconstruir sua vida, que é o caso do atormentado marinheiro Freddie Quell, personagem do ótimo Joaquin Phoenix (Johnny & June). Traumatizado pelas experiências da guerra, ele sofre com ataques de ansiedade, alcoolismo e violência, e não consegue controlar seus impulsos sexuais (ELE É MUITO DEPRAVADO, MUITO MESMO). Um dia, porventura, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), uma figura carismática, falastrona, megalomaníaca e líder de uma organização religiosa conhecida como ''A Causa''. Hesitante, à primeira vista, mas curioso e afim de se aventurar por novos caminhos, Freddie começa a se envolver cada vez mais com as idéias e filosofias de Lancaster. Tais pensamentos são centrados na idéia de vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo. Freddie, então, torna-se cada vez mais dependente deste estilo de vida e das ideias de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do grupo. 

A película retrata um ser humano (Phoenix), sem controle de si e em demasia alterado por seus traumas. Quando este encontra ''um tutor'' (Seymour), com idéias filosóficas o bastante para o fazer melhorar e desenvolver seu potencial, ele encontra um caminho que considera o levar a algum lugar, que ele não sabe aonde vai, mas que talvez poderá preenchê-lo de alguma forma. Seu tutor, todavia, é crente fervoroso de que seus livros e obras são a salvação da humanidade e que,por isso, Freddie tem jeito(HENRI CRISTO FICA NO CHINELO COM ELE DO LADO).


 Como todo SALVADOR e LÍDER de comunidades alternativas, Lancaster, arrebata uma leva de pessoas para segui-lo e praticarem suas premissas. Uma parte do rebanho, claro, são os membros de sua família. A esposa controladora, interpretada pela espetacular Amy Adams, é a mais fiel, obviamente, além dos dois filhos e também o genro. Ao decorrer do longa, ele visita casas e comunidades também apresentando seu livro, mas em si, a obra é basicamente sobre a relação de  Lancaster e seu pupilo que vão abismando cada vez mais a platéia (a primeira cena de encontro dos dois é extasiante).




Portanto,''O Mestre'', sinceramente falando, não é um filme fácil de se assistir, mas é MUITO QUESTIONADOR e MUITO INSTIGANTE, além disso, não se revela como um filme para qualquer público, não mesmo. Ele é indicado para os CULTS de plantão que adoram um dramalhão fora do comum e irregular (aka cinéfilos conhecedores da 7º arte), mas isso não diz que qualquer pessoa não pode assistir, só estou avisando que talvez não agrade qualquer um, entendem?! 

Curiosidade: O diretor, Paul Thomas Anderson, queridinho dos cinéfilos, diz que escolheu o elenco a dedo, inclusive, Phoenix nem interpretaria Freddie, mas devido a sua agenda livre na época, conseguiu ser escalado para o papel. (Paul revela que sempre quis trabalhar com ele, mas ele nunca estava livre pra ele).


Trailer


Bem, fikdik! Espero que saibam escolher bem o filme do fim de semana!

That's all folks!!!!
E, não se esqueçam, dia 25 de Janeiro, nos cinemas!

See Ya.

B.

--

Ps: Muitos críticos ficaram se CORTANDO porque ''O MESTRE" só foi reconhecido pela Academia nas categorias de ator e atriz = (.
Ps2: Incrivel o trabalho de corpo do Joaquin Phoenix!! E a trilha é muito nostálgica!

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook