De Heitor Dhalia: Serra Pelada




''O dinheiro não é tudo. Não se esqueça também do ouro, os diamantes, da platina e das propriedades.''
Tom Jobim

Os olhos do ser humano são atraídos por dinheiro, poder e status desde a época em que Judas cobiçava a cadeira de Jesus (e quer queira, quer não, muita gente tem simpatia por Judas, não é Lady Gaga??! lol). Pois bem, cobiçar o alheio e correr atrás de um bom saco de ouro é algo que também foi vivido no Brasil, principalmente, na época em que o brilho precioso dessas pedras encantou a nação. Isso lá em meados dos anos 80 pelos garimpos do Pará. Quem nos leva a conhecer um pouco desse período é o diretor Heitor Dhalia (À DERIVA) com o seu mais novo filme, SERRA PELADA, que estreia hoje em todas as salas de cinemas do Brasil.


O longa conta a história de dois grandes amigos, Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade). Eles, como grande parte da nação brasileira, ficaram empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo que foi descoberto no estado do Pará nos anos 80. A dupla segue para o local sonhando com a riqueza. Joaquim deixa sua esposa grávida para buscar um futuro melhor, diferente de  Juliano que nada tem a perder em São Paulo. Pouco após chegarem, tudo muda na vida dos dois. Juliano cobiçando poder e uma prostituta chamada Tereza, interpretada pela estreante Sophie Charlotte, se torna um gângster graúdo, enquanto que Joaquim deixa para trás os valores que sempre prezou ao ver o que o amigo se tornou. Os dois ainda tem que conviver com os gângsters mais poderosos do local, Lindo Rico (Wagner Moura) e o Coronel Carvalho ( Matheus Nachtergaele) .
 
Além da conturbada vida dos personagens principais, é mostrado muito da parte histórica da época. Já que o filme tem essa proposta de retratar de uma forma diferente o que aconteceu em Serra Pelada, seja a corrida pelo ouro, o formigueiro humano de pessoas querendo ''bamburrar (expressão para quem achava ouro), ou até como se deu a chegada da AIDS por ali ~ no filme temos as MARIAS, que no garimpo eram os homossexuais e também ''um lugarzinho'' próximo a região que era o popular prostíbulo da diversão deles.


Bem, como um todo, é uma obra importante para os dias atuais por seu fator histórico. Confesso que vi poucos dos filmes de Heitor, mas admiro o trabalho dele e o caminho que ele tomou no longa. O elenco tem presença marcante. Sophie Charlotte te conquista com sua Tereza ousada. A  caracterização de Lindo Rico, personagem de Wagner Moura,  acrescenta e complementa seu papel e Juliano e Júlio também se saem muito bem. Fotografia e direção de arte dão o toque especial da época e as imagens da serra pelada ilustram de forma clara como era aquilo ali: um aglomerado de gente e mais gente querendo riqueza. Só que riqueza que durava pouco. Que não prosperava e que só trazia mortes e conflitos.

Trailer


Ficha Técnica:  Lançamento: Roteiro e Direção: Heitor Dhalia. Elenco: Juliano Cazarré, Júlio Andrade, Sophie Charlotte , Matheus Nachtergaele, Wagner Moura.Gênero: Drama.Nacionalidade: Brasil. Distribuidora: Warner Brothers. Ano de Produção: 2012.

Em suma, Serra Pelada, merece ser visto pela sua riqueza histórica e, mais que isso, pela sua humanidade. Pela forma como mostra a  incessante ambição humana do querer ter que transforma à todos.

Hoje nos Cinemas!!!!

http://www.serrapeladaofilme.com.br/

See ya

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)