Plágio Não: Homenagem Visual!


A mágica do vídeo clipe me encanta de uma forma que eu nunca consegui ( e nem conseguirei) explicar. Tenho um fascínio por eles que, bem, não sei vocês, mas fico de boca aberta sempre que vou no youtube e esses ''curtas'' de três minutinhos tomam a tela por inteiro e jogam um roteiro super original ao lado de um bom som. É demais, não é? Mesmo que ás vezes seja só o artista dublando ali na frente da câmera a graça é que a sétima arte sabe jogar seu charme no tempo certo!






Bem, todo mundo aqui do blog ama videoclipe, já até fizemos um post sobre. (Dá pra conferir aqui). E eu como VJ poser (saudades da época de ouro da MTV em que eu sonhava em trabalhar lá falando de música), sempre vou bater na tecla de que tem que rolar música em tudo que formos fazer! Seja acompanhando reading playlist ou as OST's dos filmes mesmo. Daí uma vez ou outra falo de uma banda ou cantor que curto e o Vitor e a Nanda também. Hoje não vai ser diferente, porque quem me inspirou a fazer o post é alguém que adoro




A cantora Nova-Yorkina Ingrid Michaelson, que pra mim é uma das melhores atualmente. A Ingrid tá a ponto de lançar seu disco novo o ''Lights Out'' (me cortando pra ter aqui, quase nunca tem disco dela, só importado) e sair em turnê pra divulgar. Essa semana ela lançou duas músicas na rede: '' Wonderful Unknown'' e ''Girls Chase Boys'', esta última que já tem clipe. E foi pensando na idéia do clipe que esse post nasceu! Pois o vídeo é uma homenagem ao clipe ''Simply Irresistible'' do falecido cantor britânico, Robert Palmer que vocês conferem logo abaixo.




Na letra e, visivelmente, no clipe, Robert  concentra as atenções nas mulheres! Em como elas são irresistíveis, poderosas, uma força natural que viola regras e é inevitável. Por outro lado, Ingrid revela o lado da ''busca que ambos os sexos, masculino e feminino, visam um no outro ou no outrem de sexo similar. Tanto é que ela usa tanto de modelos homens e mulheres, diferente de Robert.  As referências as cenas se mantém, mas ganha mais complexidade e beleza com a letra que toma um rumo diferente. As duas melodias são empolgantes. Uma com mais cara de rockão dos anos 80 e a outra mais musicalmente pop e ''anos 2000''.


Robert x Shania



Robert também inspirou outras homenagens! A voz de Shania Twain em ''Man, I feel Like a Woman'' ganhou vídeo inspirado em ''Addicted to Love'' dele. Eu me recordo que essa música da Shania fez um sucesso tremendo na época e atingiu o primeiro lugar na Billboard chegando aos louros de ganhar espaço em trilha de novela global hahaha, não sei se foi ajuda do clipe, mas sei que o visual conta bastante pro conjunto da obra e realmente ''o feminismo que ela levantou + a inspiração do vídeo de Palmer'' deu o tom perfeito.



Chris Isaac  x Madonna



É uma vergonha alheia falar isso, mas eu só conheço essa música do Chris, ''Wicked Game''. A música tem todo aquele romantismo balada de antigamente e no vídeo, Chris aparece se ''pegando com uma mina'' o que já não é visto no clipe da Queen Madonna ( afinal, sabe-se  que ela só foi se pegar com uma mina, pelo menos na frente das câmeras, depois dos 40). Em ''Cherish'', ela usa referências visuais do vídeo de Wicked Game como o PB, a praia e as declarações de amor, basicamente. O resto do vídeo é a Madonna mostrando sua bela juventude com imagens do mar, sereias, tritãos e crianças. Além disso, Madonna traz uma balada pra se dançar solto, enquanto Chris faz com que você dance agarradinho, até mesmo com seu ursinho pooh!

 

O poeta de muitas gerações, Bob Dylan, lançou a música ''Subterranean Homesick Blues'' em 1965 e o clipe surgiu, na verdade, de uma idéia que o próprio teve. O vídeo ainda fez parte do documentário que estava sendo produzido sobre a turnê dele pela Inglaterra na época. Com certeza, vocês já viram alguma propaganda muuuito parecida com esse vídeo ( essa música dele é de outro mundo). Inclusive, como exemplo, o festival porão do rock aqui de Brasília, já fez chamada pro evento usando a mesma idéia! E claro vários artistas também copiaram ou homenagearam ele de alguma forma. Uma dessas bandas foi o INXS com o vídeo ''Mediate''. Os novinho que não conhecem os caras, basta saber que eles fizeram muito sucesso com a canção '' I Need You Tonight'' que vira e mexe tá em trilha sonoras no cinema e o vocalista era namorado da Kylie Minogue.




Essa semana a aparição dos Beatles no famoso programa do Ed Sullivan fez 50 anos e o Grammy fez uma festa para homenageá-los com vários artistas e músicos presentes. Mais que merecido, neh? então, esse vídeo clássico também foi homenageado recentemente pela boy band britânica The Wanted com a música ''I Found You''. As músicas dos Beatles são distintamente superiores, é claro, mas valeu a homenagem, pois até as meninas se rasgando por eles, como aconteciam com os Beatles, eles colocaram. Ficou bem digno. hahaha, mas claro que o original é muito melhor, então dá o play!


Espero que tenha curtido tanto quanto eu. #musiclover #videolover \o
Ah, a dica é dar play nos dois vídeos ao mesmo tempo e deixar o som de um rolar, enquanto isso saca as semelhanças !
= )

See ya

B-

Ps: Indiquem ai os clipes que vocês acham parecidos!!!
Ps2: A música do Chris Isaak tem versão em português!!

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook