Viciei em Reality Shows de competição!


Sempre gostei muito de reality musicais, mas nunca fui muito ligado à outros tipos. Este ano - sei lá porquê - decidi começar a ver alguns, com os mais variados temas... e viciei! São muito divertidos. E é emocionante escolher alguém para torcer, sabendo que é uma pessoa de verdade e não o fruto da imaginação de um roteirista, e acompanhar sua trajetória e sua evolução no programa. Também acho legal que nesses programas as pessoas recebem oportunidade de mostrar o seu talento e melhorar suas vidas. Enfim.. decidi mostrar para vocês quais estou acompanhando e que recomendo! 

MasterChef


Tema: culinária
Passa no canal: Glitz
Número de temporadas: 5
Número de episódios por temporada: varia. Em torno de 20
Jurados: Gordon Ramsay (chef escocês e personalidade de TV), Joe Bastianich (restaurateur americano), Graham Elliot (chef americano)

Na minha opinião, o melhor reality de culinária. O formato é bem interessante. Nele, um grande número de cozinheiros amadores - sim, isso mesmo. Nada de chefs profissionais que já trabalham há anos em restaurantes. Os competidores são gente como a gente - competem cozinhando os mais diversos pratos em desafios que vão desde o "caixa supresa" (mystery box), onde são dados a eles ingredientes limitados para fazer um prato, e desafios em equipe. O vencedor leva para casa um prêmio em dinheiro, o título de MasterChef e a oportunidade de lançar seu próprio livro culinário. O que mais gosto no programa é que as receitas são muito variadas... eles fazem de tudo. E os desafios são muito empolgantes. Ah, além de aprender um pouco de cozinha, se você assistir em inglês, como bônus ainda vai aprender muito vocabulário novo :) 

Ps: acompanho mesmo o dos Estados Unidos,  mas o original é britânico e há muitas versões do programa ao redor do mundo: Espanha, Chile, Argentina, Austrália, Itália, Brasil... Há também a versão "junior", com crianças, mas não vejo porque acho muito humilhante (pra mim, neh? As criaturas de 10/12 anos me humilham na cozinha! Fazem coisas que eu jamais conseguiria fazer).

Para ter um gostinho...

Next Great Baker


Tema: confeitaria
Nome no Brasil: Batalha dos Confeiteiros
Passa no canal: TLC / Discovery Home & Health
Número de temporadas: 4
Número de episódios por temporada: varia. Já teve temporada de 8, 10 e 12 episódios
Jurados: Buddy Valastro (confeiteiro e personalidade de TV), Jacques Torres (chocolateiro) e Bobbie Lloyd (chef da famosa Magnolia Bakery)

Great Next Baker é um dos "milhares" de programas do confeiteiro Buddy Valastro (do Cake Boss). Adoro ele! Na verdade, o conheci só este ano.... porque foi neste ano que finalmente descobri a existência do TLC haha (por algum motivo nunca tinha prestado atenção no canal. Acho que é porque procurava mais canais de filmes/séries e música hehe). Enfim, a quarta temporada foi a primeira que vi. Adorei! No programa, a cada semana um número x de confeiteiros (este ano os candidatos competiram em duplas) são desafiados a preparar sobremesas e a assar e confeitar bolos. As vezes até para grandes eventos! E tudo isso em poucas horas. É tão legal! Os competidores fazem coisas incríveis em pouco tempo e os desafios são sempre muito interessantes. O prêmio para o vencedor varia a cada temporada. Na última o prêmio foi especial... a dupla vencedora ganhou a oportunidade de dirigir a nova confeitaria do Buddy em Las Vegas! Fiquei muito feliz porque meus preferidos venceram *-*

Para ter um gostinho...

Project Runway


Tema: moda
Passa no canal: Glitz e E!
Número de temporadas: 13
Número de episódios por temporada: 15
Apresentado por: Heidi Klum (modelo) e Tim Gunn (consultor de moda)
Jurados: Heidi Klum, Nina Garcia (diretora criativa da revista Marie Claire), Zac Posen (fashion designer)

Olha, eu não entendo nada de moda. E quando digo nada, é NADA mesmo. Me visto de qualquer jeito e não sei julgar o que é bom e o que não é. Mesmo assim, decidi começar a ver o PR e acabei achando bem legal! Geralmente as roupas que eu acho bonitas, os jurados detestam, mas enfim... rs No programa, 12 designers são selecionados para cumprir desafios semanais, onde eles devem criar o conceito e costurar um traje de acordo com o tema proposto. E eles têm só um dia para isso! Cada um tem uma modelo que, então, desfila com as criações dos designers para os jurados, que escolhem quem fez o melhor trabalho e o pior. O programa é legal porque acompanhamos todo o processo de criação dos outfits, das ideias mais malucas e inovadoras até à passarela, e você pode escolher o seu preferido e ver se concorda ou não com os jurados. Além disso, como o tempo para fazer as roupas é muito curto, sempre rola conflitos e problemas com que os candidatos precisam lidar.

ps: há um spin-off do programa chamado "PR: All Stars", onde antigos competidores recebem uma segunda chance. Mas não vejo esse porque.. não tem a Heidi! 

Para ter um gostinho..

Survivor


Tema: sobrevivência/ resistência/social
Número de temporadas: 29
Número de episódios por temporada: 15
Apresentado por: Jeff Probst

Um dos realities mais tradicionais dos EUA! Lá tem gente que até faz teses de mestrado sobre ele. Isso porque o programa além de testar a resistência e a capacidade dos competidores de lidar com situações adversas, ele é também um jogo social. A personalidade, a capacidade de mentir/trair/seduzir e fazer jogos mentais é muito importante para o show, já que não há eliminação do público. Quem vota para eliminar alguém são os próprios participantes então eles tem que saber manipular as situações ao seu favor e se aliar às pessoas certas. É de fato um programa muito interessante.. é um show com diversas reviravoltas, que testa os limites físicos e psicológicos dos participantes. E é um programa que, como está há anos no ar, está sempre procurando um elenco interessante e tentando se renovar e trazer coisas inéditas a cada temporada.  Quando alguém me pergunta como é o formato do Survivor sempre o relaciono ao "No Limite", que passou na Globo há um tempo atrás. Lembram? É um jeito de dar uma ideia sobre o formato, mas a verdade é que "No Limite" era uma cópia muito meia-boca de Survivor.

Para se ter um gostinho...


The Glee Project


Tema: canto/atuação
Passava no canal: FOX
Número de temporadas: 2
Número de episódios por temporada: 10 e 11
Jurados: Ryan Murphy (criador de Glee e American Horror Story), Zach Woodlee (coreógrafo de Glee), Nikki Anders (técnica vocal de Glee)

Olha, o The Glee Project já acabou.... mas veja mesmo assim porque é muito legal! E são só duas temporadas, gente.. Confesso que gostava mais de TGP do que de Glee haah. No programa, 12 cantores e atores competem por uma papel na série (I mean, Glee). A cada semana eles tem que produzir um videoclipe, onde são avaliadas suas habilidades de canto, dança e atuação. Então, os três que tiverem o pior desempenho têm que se apresentar na frente do todo poderoso titio Ryan Murphy, que decide quem deve ser eliminado. O mais engraçado é que o Ryan faz o que quiser haha. Fica na cara que ele tem preferidos, que se quiser não elimina ninguém e e dá o título para mais de um; e que ele não tem um personagem pronto para alguém.. que ele quer é ser inspirado pelos participantes! Isso de vez em quando fez o programa ser uma baguncinha, mas é uma bagunça deliciosa haha. Enfim, os vídeos ficam bem legais porque nas duas temporadas a produção conseguiu gente talentosa e com  personalidades muito interessantes (e diferentes do "normal", pq titio Ryan adora um underdog. Teve o transsexual, a gordinha bullying, a mulçumana, o imigrante, a desesperada por fama... ). Ah, o povinho de Glee também participa do programa como jurados convidados!

Para se ter um gostinho...

The X Factor


Tema: canto
Passa no canal:Sony
Número de temporadas: 6 no Austrália e 11 no UK
Número de episódios por temporada: Varia. Em torno de 30
Apresentado por: Luke Jacobz no AU e Dermot O'Leary no UK
Jurados: 
. atualmente no AU: Ronan Keating (cantor irlandês, membro da banda Boyzone), Natalie Bassingthwaighte (cantora e atriz australiana), Dannii Minogue (cantora, atriz e modelo australiana) e Redfoo (cantor americano, ex membro da dupla LMFAO)
. atualmente no UK: Simon Cowell (criador do programa e dono da Syco, gravadora ligada à Sony Music), Cheryl (ex membro da banda Girls Aloud e atual princesa do pop britânico), Mel B (ex Spice Girl) e Louis Walsh (produtor musical)

Certamente meus realities preferidos são os musicais! Até já fiz aqui no blog um post sobre os três principais formatos do gênero. Dentre eles, o que mais gosto é o The X Factor. Assisto as versões britânica e australiana do programa e recomendo as duas. Na primeira etapa do programa há as audições (atualmente no UK há duas audições: uma na sala só com os jurados e outra na arena, com o público. Na versão australiana só tem as audições da arena), que são bem divertidas porque além dos candidatos que realmente cantam, sempre tem alguns sem noção. Depois, há o bootcamp, onde os jurados testam como os candidatos lidam com pressão. Em seguida há a fase das "judge's houses" (home visits no Australiano), onde os candidatos aprovados na etapa anterior vão para algum lugar do mundo cantar para o jurado que será seu mentor no programa e o convidado dele. Depois das judge's houses o top 12 (ou 16) vai para os shows aos vivo. O X Factor é meu formato preferido por dois motivos: o primeiro é que ele não procura pessoas que somente cantem bem, mas alguém que tenha o pacote completo. Alguém que tenha o necessário para ser um grande sucesso na indústria fonográfica. E isso faz toda a diferença. porque nem sempre um vozerão basta para se dar bem no "mundo real". É preciso de um conjunto de fatores. O segundo motivo é que a produção de arte das apresentações são muito bem elaboradas. O show tem todo um time criativo que monta o palco de forma que auxilia o artista a fazer uma apresentação magistral... algo que agrade não só aos ouvidos, mas também aos olhos.

Ps: alguns ex-participantes ilustres do programa são o One Direction, Leona Lewis, Cher Lloyd, JLS, Rebecca Ferguson, Union J, Olly Murs e Ella Henderson. Falei de alguns deles nesse post aqui.

Para ter um gostinho...

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)