A Teoria de Tudo



A cinebiografia do cientista Stephen Hawking chega aos cinemas em meio ao buzz das grandes premiações. O filme é uma adaptação do livro de sua mulher, Jane Hawking, e relata as dificuldades e alegrias da relação dos dois. Hawking é vivido pelo ator britânico Eddie Redmayne que, inclusive, foi tão espetacular que ganhou o Globo de Ouro pela performance e tem chances consideráveis de levar a estatueta de melhor ator do ano, no Oscar. Jane é interpretada por Felicity Jones do independente ''Loucamente Apaixonados'' e se saiu notavelmente bem.  

O drama  consegue dosar a carga da tragédia, mas insere um contexto mais ''moralista'', quando trata do relacionamento dos dois e contrasta com a excepcional trajetória acadêmica de Hawking e suas dificuldades pessoais. Conduzido pelo diretor e documentarista James Marsh, o longa está causando burburinhos por onde passa e foi um dos selecionados no Festival de Toronto ano passado.


Na trama, o jovem astrofísico Stephen Hawking descobriu-se vítima de uma doença motora degenerativa, quando tinha apenas 21 anos de idade. Hawking, na época, acabara de conhecer Jane e teve a brusca notícia de que não sobreviveria mais de dois anos. Mediante a notícia, Jane não desanima. Acredita em seu sentimento e incentiva Stephen a continuar perseguindo sua carreira de acadêmico e teórico, além de ajudá-lo em suas adversidades e tentar cultivar uma família, apesar de tudo.

O enredo apresenta as teorias de Hawking, suas conquistas e seus embates ideológicos com a religião, mas aprofunda muito mais o relacionamento dos dois e a provação que Jane passa com a dependência que o marido tem dela. A criação dos filhos do casal e os estudos da jovem em Cambridge, também a deixam em um impasse cotidiano, mas só o tempo leva Hawking a entender que a gravidade de sua situação exige cuidados específicos e mais gente ao redor.  

Eddie Redmayne e Felicity Jones como Stephen e Jane Hawking
























 Ao todo, o filme se mostra uma produção mediana, mas nem por isso deixamos de perceber a atuação m-a-g-n-i-f-i-c-a de Redmayne. Aliás, o ator mostrou um trabalho de corpo tão perfeito que Stepehn Hawking admitiu estar se vendo na tela. Outros atores que se destacam e estão perfeitamente bem colocados são: David Thewlis, que interpreta o orientador de Hawking, e seu melhor amigo Brian, vivido por Harry Lloyd.

A direção se manteve leve e o roteiro adequado, contudo, a trilha sonora (ganhadora de Globo de Ouro), o figurino e a fotografia surpreenderam agradavelmente.

Ficha Técnica: The Theory Of Everything. Direção: James Marsh. Roteiro: Anthony McCaten. Baseado na Obra ''Travelling to Infinity: My Life with Stephen'' de Jane Hawking. Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, David Thewlis,Emily Watson, Simon McBurney, Charlie Cox, Harry Lloyd. Nacionalidade: Inglaterra. Distribuidor: Universal Pictures . Duração: 2h3min


Trailer



A obra traz uma história de vida inspiradora às telas e é indicada para maiores de 10 anos.

Dia 29 de Janeiro nos cinemas!


See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)