118 Dias


Em 2009, o jornalista iraniano Maziar Bahari cobria as eleições presidenciáveis em sua terra natal, para uma revista norte-americana, quando foi preso e torturado por longos dias, após ser confundido como um ''espião''. A história real de Bahari ganhou filme e chega as telas nacionais esta quinta-feira (05). A produção marca a estréia do ator, roteirista e produtor Jon Stewart  na direção e conta com as participações dos atores Gael Garcial Bernal, na pele de Bahari, e Shohreh Aghdashloo, como sua mãe. 

Sinopse: Após rumores de uma possível fraude nas eleições para a presidência do Irã, em 2009, manifestações populares começam a implodir no país. Maziar Bahari (Gael Garcia Bernal), jornalista correspondente do periódico Newsweek, se desloca de Londres ao Irã para fazer cobertura dos recentes acontecimentos. No decurso de sua estadia, Bahari consegue imagens locais e cede uma entrevista descontraída a um programa de tv norte-americano. Entretanto, suas críticas ''irônicas'' o colocam em maus lençóis após o serviço de investigação do Estado árabe desassimilar a ironia como um golpe de organismos internacionais à reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

O longa revela as emoções do protagonista em flashbacks de sua infância, onde a irmã (Golshifteh Farahani) e o pai (Haluk Bilginer) também foram vítimas do metódo de tortura iraniano, até seus dias atuais, em quais compartilha a vida com sua mulher Paola (Claire Foy) e sua mãe Moloojoon (Shohreh Aghdashloo). O pai e a irmã são, inclusive, aparições constantes no período de prisão do jornalista e o mantém firme quanto as suas convicções para que não ceda a loucura de seus torturadores. Contudo, quando Bahari descobre como contornar a situação dentro da cadeia, a partir das vulnerabilidades do sistema e de seus carrascos, o cenário começa a mudar.

Acentuada por uma situação ácida, a película mostra um direcionamento reflexivo de toda a história e não explora de forma caricata o sofrimento de Bahari, pelo contrário, consegue ser sútil e delicada com a questão e trazer ao público pontos assertivos sobre o atraso de um sistema investigatório fálido. Gael e Nasser, o figurão que o tortura, garantem um bate bola digno de palmas. A personagem de Shohreh, apesar das poucas vezes que aparece, nos passa muito bem aquela imagem da mãe sofrida e cálida que as mulheres árabes tem. Jon Stewart, diretor e roteirista do projeto, cumpre a promessa da obra e direciona os questionamentos de forma interessante. Não há, em suma, uma apresentação espetacular, mas a proposta supera ''as caricaturas'' de enredos semelhantes.

Por fim, é um adiantamento saber que o filme é baseado no livro ''Then They Came for Me: A Family's Story of Love, Captivity and Survival'' do sobrevivente Maziar Bahari em parceria com Aimee Molloy.

Ficha Técnica: Rosewater, 2014. Direção: Jon Stewart. Roteiro: Jon Stewart. Elenco: Gael Garcia Bernal, Kim Bodnia, Dimitri Leonidas, Shohreh Aghdashloo, Clare Foy, Golshifteh Farahani, Haluk Bilginer, Nasser Faris, Amir El-Masry. Gênero: Drama. Distribuidor: Dimond Films Brasil. Nacionalidade: EUA. Duração: 1h43min.

Trailer

Então, é isso!

05 de Março nos cinemas!


See Ya.
B-

Ps: Maziar faz um cameo no longa e o repórter que o entrevistou, na época, interpreta o próprio papel.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)