O Ano Mais Violento


Sombrio, corajoso e corrupto ''O Ano Mais Violento'', em suas longas duas horas e cinco minutos de duração, traz às telas a Nova York decadente dos anos 80 onde pequenos e grandes empresários, do ramo petrolífero, defendiam seus negócios com pulso firme em busca de se manter no mercado. A produção tem direção e roteiro de J. C. Chandor (Margin Call - O Dia Antes do Fim) e conta com Jessica Chastain e Oscar Isaac como protagonistas.

Isaac interpreta o imigrante Abel Morales, dono da Standard Heating Oil Co., uma empresa de médio porte que é administrada por ele e pela esposa Anna (Chastain). Abel gere seu negócio pessoalmente e controla desde a logística de vendas, marketing e seleção de pessoal até mesmo a resolução de imprevistos. O empresário só peca em um quesito: deixar o controle das finanças nas mãos de Anna. A mesma parece não ter sido muito honesta nos últimos anos. Mediante isto, a firma começa a sentir tal fator na pele, pois todo o caixa do negócio parece ter desparecido juntamente com o combustível que vem sendo roubado misteriosamente.

Abel também está enfrentando uma investigação meticulosa do Estado, em vista de ter sido acusado de desvios de divisas e fraudes adversas. Todavia, ele, seu advogado Andrew (Albert Brooks) e sua esposa tentarão de tudo para manter a empresa no jogo trazendo a superfície o auto questionamento das capacidades e moral que cada um aplicará para atingir tal finalidade.


O filme tem tom sombrio e escuro que se evidencia na própria fotografia e figurino, tendo como base a personagem de Chastain. A moça domina as cenas em roupas clássicas estilizadas pela grife Armani  nos anos 80. Na verdade, o figurino de todos tem um toque clássico e elegante os diferenciando de um nível de classe mais baixo. O papel de Isaac se alterna entre a afirmação e o questionamento de vários valores que os outros personagens não possuem, mas o próprio também deixa muitas dúvidas sobre sua honestidade.

O jogo e os jogadores tornam o ambiente um verdadeiro ninho de cobras e a todo momento um ataque inesperado acontece aos mais frágeis. Abel, sendo um deles, é quem corre de um lado para o outro para se equilibrar na corda. Até transações super arriscadas com famílias judias ele tem de fazer. E quando um funcionário leal o prejudica, por acidente, ele não vê saída a não ser fazer o que é certo.

O diretor consegue com maestria dar o tom perfeito da proposta do filme. Se mantém alinhado ao roteiro e coloca em perspectiva a moralidade e o caráter dos personagens. O elenco, como  conjunto, trabalha bem. Chastain, apesar de suas poucas cenas, tem seu destaque e Isaac surpreende. A trilha sonora alimenta o suspense do filme e segura a tensão em diversas ocasióes. Os componentes característicos à época são bem destacados e refletem, inclusive, como se dava o fator de submissão da mulher perante o homem religioso.

O longa, apesar de caminhar em circulo, pois começa e termina de forma semelhante, não prejudica o bom argumento do enredo, mas algo que talvez incomode seja a edição ampla que se tem. À medida que a película poderia ter sido melhor condensada dispensando um ou outro drama adjacente. No mais, é um filme para poucos, mas que tem uma ótima premissa.
Trailer

Ficha Técnica: A Most Violent Year, 2014. Direção e Roteiro: J.C. Chandor. Elenco: Jessica Chastain, Oscar Isaac, David Oyelowo, Albert Brooks. Distribuidor: Paris Filmes. Gênero: Drama, Suspense. Policial. Nacionalidade: EUA. Duração:2h5min 

Avaliação: fazendo malabares com 3 granadas e meia dinamite !


2 Abril nos Cinemas!

See Ya.

B-




Os melhores links da semana no Ocioso

Discovery Channel exibirá a autopsia de Michael Jackson em seu canal
Descubra bizarras curiosidades sobre Chaves!
Record define o nome do programa da Xuxa - Saiba qual é!
Confira 25 selfies legais das celebridades internacionais
O maior mico da Redetv! de todos os tempos
Os 8 filmes de Ewan McGregor que você precisa ver

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)