'Cidades de Papel' - O Filme


Esta quinta-feira (09), chega aos cinemas o segundo longa a ser baseado em um livro do jovem escritor (e nerdfighter) John Green ( 'A Culpa é Das Estrelas', o antecede), intitulado de ''Cidades de Papel''. O filme tem produção executiva do próprio e marca também a engrenada de vez da modelo britânica Cara Delevingne na carreira de atriz (sua primeira participação em filmes pode ser vista, na também adaptação, 'Anna Karenina' de 2012). Aqui Delevingne vive Margo Roth Spiegelman, mas pera lá que uma das características das histórias de Green é colocar meninos como personagens principais e fazer com que o leitor capte os acontecimentos a partir do ponto de vista deles. 

Na trama, Quentin Jacobsen, que é vivido pelo ator Nat Wolff, nutre uma paixão platônica por sua vizinha e também colega de escola, Margo Roth Spiegelman (Delevingne). Quando pequenos, eles costumavam ser bem amigos e se divertiam a beça juntos, mas por algum motivo, acabaram se distanciando. Com o passar dos anos, a garota se tornou popular na escola e ele virou apenas mais um dos nerds de sua turma. Todavia, em uma noite qualquer, Margo decide invadir o quarto de Quentin e convidá-lo a fazer parte de um engenhoso plano de vingança dela contra o ex-namorado. Quentin, chamado pelos mais próximos de Q, aceita no ato. Mas quando as aventuras acabam e um novo dia se inicia, o rapaz chega na escola esperando encontrar sua parceira no crime e então se reaproximarem definitivamente. Ainda mais, depois dos acontecimentos daquela madrugada. Porém, ela não aparece naquele dia e nem nos seguintes. Levado a crer, por incentivos próprios, que o paradeiro dela é um mistério e a mesma quer que ele desvende, Quentin, inicia uma investigação com os amigos Ben ( Austin Abrams) e Radar (Justice Smith). Cheio de expectativas,  pelo que o aguarda no fim do 'arco-iris', o garoto descobrirá mais coisas do que imagina. 


'Cidades de Papel' consegue mostrar a mensagem simbólica de que, quase sempre, idealiza-se que um ser humano tem os poderes mágicos de modificar e dar sentido a vida do outro de modo extraordinário. Quando, de fato, 'milagres' se dão de outra forma. Quentin, descobre isto de um jeito bem cruel, afinal, ele dá de cara na parede por ter apostado suas fichas em um complexo cheio de interrogações próprias e em pleno amadurecimento que é a personagem de Margo. Concomitantemente, ele percebe que, na verdade, esse sentido que procurava estava ali implícito o tempo todo. Era só olhar para o lado e ver o papel que os 'amigos dele representavam em sua vida. Margo era só um individuo que ele mesmo havia transformado em deusa e colocado em um pedestal. E serviu de lição. Uma bem construtiva e com direito a dança no baile ao som de HAIM ~melhor coisa ever do filme.

O elenco é repleto de caras frescas. Wolff já é parceiro de Green, pois atuou também em 'A Culpa é das Estrelas'. Ele consegue transparecer bem as inseguranças de um jovem em fase de transição. Delevingne tem um carão que chama atenção e sua interpretação de moleca descolada e popular ganha detalhes próprios e não faz feio ~ mas juro que peço que ela eleve o nível em 'Esquadrão Suicida'. Os atores mirins que interpretaram os dois foram escolhidos a dedo, pois apresentam uma semelhança gigantesca com ambos e também não passam batido no filme. Os amigos de Quentin Ben ( Abrams) e Radar (Smith), são a graça do filme e batem bola corretamente com Wolff.

As personagens das atrizes Halston Sage e Jaz Sinclair, adentram o enredo como a amiga de Margo e, esta última, como a namorada de Radar. Juntos, todos eles vivem as famosas 'primeiras aventuras' e revelam a sensação que os jovens tem de andar em 'grupo' e tomarem coragem para saírem de suas zonas de conforto.

O longa teve a leve direção de Jake Schreier (Frank e o Robô) e contou com a dupla de roteiristas Scott Neustadter Michael H. Weber (ambos trabalharam também nas produções 'A Culpa é das Estrelas e 500 Dias Com Ela'), que souberam manter a essência do enredo original, segundo o próprio John Green, e trazer novas perspectivas para o caminhar dos personagens.

Claramente, o argumento que baseia todo o projeto quer atingir o público jovem. Principalmente, os que estão na fase de transição ali entre os 16 e 18 anos ( e talvez alguns de 20). O uso de uma trilha sonora cheia de hits do indie rock, dá uma pegada singela para o ritmo da película e ela atinge um nível satisfatório bom. 

Trailer

Ficha Técnica:Título Original: Paper Towns, 2015. Diretor: Jake Schreier. Roteiristas: Scott Neustadter, Michael H. Weber - baseado no livro homônimo de John Green, lançado em 2008. Elenco: Cara Delevingne, Nat Wolff, Halston Sage, Jaz Sinclair, Justice Smith, Meg Crosbie, Hannah Alligod, Austin Abrams, Griffin Freeman, Cara Buono, Madeleine Murden. Distribuidora: Fox Filmes. Gênero: Drama, aventura. Duração: 01h50min.

Para quem estiver por fora:
Os livros de John Green começaram a chegar no mercado literário norte-americano lá em 2006. Paralelo a isto, o autor mantinha um 'vlog' no youtube com seu irmão, o 'vlogbrothers - quem não conhece se inscreve que é um ótimo canal! Por isso mesmo, é  fácil dizer que o autor tem uma grande leva de fãs no mundo todo e que não restam dúvidas de que 'Cidade de Papel' será visto por um grande público.

Avaliação: Deve agradar (e é feito para) o público jovem e também traz uma noção boa de lições que a vida pode te dar para o seu caminhar ser menos inseguro.


Hoje nos Cinemas!


See Ya!
B-

Ps:
TEM CAMEO DO AUTOR durante o filme ; p

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)