A Dama Dourada


'As pessoas esquecem, especialmente, os jovens!'

É com esta fala que Maria Altmann, personagem vivida pela excelente atriz Helen Mirren no longa 'A Dama Dourada', iniciou uma batalha judicial contra o governo austríaco, lá nos longínquos anos 80, com a ajuda do advogado, Randy Schoenberg, interpretado pelo ator Ryan Reynolds, e do jovem Hubertus Czernin (Daniel Brühl). Judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, ela foi uma das vítimas cuja casa foi saqueada pelos nazistas durante a ocupação na Áustria.

A trama, baseada em fatos reais, conta a trajetória de Maria, durante aquele período tenebroso, bem como, sua luta pelo que lhe é de direito, um quadro de sua tia que fora pintado por Gustav Klimt e esteve exposto na galeria Belvedere, em Viena, desde o fim da guerra. 

A trama tem direção de Simon Curtis (Sete Dias com Marilyn) e conta com atuações de Jonathan Pryce, Katie Holmes, Tatiana Maslany, Charles Dance, Max Irons, Antje Traue, Elizabeth McGovern e Henry Goodman.

Randy Schoenberg (Ryan Reynolds), Maria Altmann (Helen Mirren) e Hubertus Czernin (Daniel Brül)
O enredo não tem sequência cronológica linear, pois Helen Mirren alterna o papel de Maria com a também maravilhosa Tatiana Maslany ~ de Orphan Black <3 . Maslany é posta em cena para nos levar ao passado, através das memórias que Maria tem de sua juventude, em Viena. Seu casamento com o jovem cantor de ópera Fritz Altmann (Max Irons), momentos com os pais e a irmã, os tios e amigos.

A família Bloch-Bauer, nome de solteira da personagem principal, amava arte e desde pequena Maria aprendeu a conviver com músicos, pintores e artistas diversos. O quadro que Klimt pintara de sua tia em especial, era muito apreciado pela família, bem como muitas outras obras de arte que pertencia ao clã.

Quando salta para o futuro, o longa traz, além da batalha nos tribunais, os percalços do advogado do caso, Randy Schoenberg (Reynolds), na restituição da obra e em sua vida particular. Inexperiente e com uma família para manter, ele se vê entre a chance de conseguir alavancar sua carreira como funcionário de uma empresa e fazer justiça aos seus antepassados  - o jurista é neto do compositor austríaco judeu Arnold Schoenberg. Maria, inclusive, o escolheu para defendê-la por ser muito próxima à família do Jovem.

O processo todo teve um prazo bem maior do que o mostrado na película, cerca de dez anos. Contudo, o longa consegue fazer jus a história real e trazer à tona algumas das frustrações de Maria e seu medo em persistir pelo reconhecimento do ato ilegal promovido pelos responsáveis da Galeria de Belvedere.
Maria Altmann reunida ao quadro de 'A Dama Dourada'
De cunho cinebiográfico, o longa chama a atenção para a questão do Holocausto e para os que sobreviveram à ele, em especial a personagem de Maria. Seus traumas, nunca esquecidos, se atem ao tempo de que teve de fugir e deixar os pais, amigos e sua terra natal para trás. Sua conexão forte com a família, foi quebrada por algo muito maior e angustiante que eles, a guerra. Um período doloroso, que ao voltar a memória, é muito impactante. E que, de certa forma, nunca poderá ser compensado.


Mirren consegue nos fazer adorar essa senhora tão cheia de histórias e de classe nobre. Sua dose de humor é necessária e traz uma leveza a personagem, tanto quanto sua dramaticidade. Reynolds, com a ajuda de uma prótese dentária e mais magro, começa, finalmente, a mostrar 'mais do que um rostinho aprazível' e surpreende. Daniel Brühl, mais uma vez, está ótimo e necessário. Katie Holmes, tem a função de ser somente a mulher de alguém no longa e disso não se sobressai. Jonathan Pryce e Elizabeth McGovern, fazem participações estupendas. Assim como Henry Goodman, que interpreta o pai de Maria. Tatiana Maslany, que vive a jovem Maria, é um poço de perfeição e interpretação em diferentes línguas! será que existe alguma língua que ela não fale? hahaha.


A direção de Curtis é correta e acertada com a mensagem que o roteiro propõe.  A trilha sonora composta por Martin Phipps e Hans Zimmer, sintoniza momentos simples e conturbados. A fotografia esbanja simplicidade e, com a ajuda dos figurinos, contextualiza os 'períodos diferentes' em que o enredo acontece.
 
 Trailer

  Ficha Técnica

Woman In Gold, 2015. Direção: Simon Curtis Roteiro: Alexi Kaye Campbell. Elenco: Helen Mirren, Daniel Brül, Ryan Reynolds, Katie Holmes, Frances Fisher, Antje Traue, Jonathan Pryce, Elizabeth McGovern, Tatiana Malasny.  Trilha Sonora: Martin Phipps e Hans Zimmer. Fotografia: Ross Emery. Distribuidora: Diamond Films.Nacionalidade: Eua, Reino UnidoDuração: 01h50min.




 O longa chega aos cinemas nacionais esta quinta-feira (13) e merece a indicação pelo conjunto da obra que emociona pra valer e tem ótimas performances!

Avaliação: Vale quatro quadros dourados, sem dúvidas!

See Ya!
B-

PS: Maria Altmann faleceu no ano de 2011 e Randy Schoenberg continua cuidando de casos de restituição de obras de arte.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)