Straight Outta Compton: A História do N.W.A


 A vida em um bairro norte americano da Califórnia não era moleza, nos anos 80. Conviver com a violência, com a falta de emprego, com o desprezo do Estado pela sua classe e cor, era algo árduo e extremamente frustrante. Ainda mais para garotos humildes que curtiam fazer rap e sofriam abusos de policiais. Não havia outro jeito, a não ser: dar o seu jeito. Assim, alguns seguiam por caminhos tortuosos e outros não. Mas todos eles se encontravam quando a história era transparecer para o país como era a realidade em que viviam. Disso saiu uma revolução. Uma compreensão crítica de um cenário nebuloso que ganhou atenção com o Hip Hop. Relatos reais da opressão policial, do racismo, da indiferença e da vida cotidiana que dariam aos então anônimos Dr. Dre, Ice Cube, Easy-E, Mc Ren e DJ Yella a voz imprescindível de um movimento com atitude.

De Compton, Califórnia, para uma América do Norte atravessada por conflitos raciais. Eazy-E e os membros do N.W.A ( Negros com atitude) fizeram história e balançaram o sistema e a si próprios. E é a jornada desse grupo distinto de indivíduos que chega esta quinta-feira (29) aos cinemas nacionais para mostrar como um movimento tão forte quanto o Hip Hop pode ter um poder arrebatador de te fazer refletir sobre as mazelas da vida. O longa tem direção de F. Gary Gray ( Código de Conduta) e conta com Paul Giamatti, O'Shea Jackson Jr e Corey Hawkins, no elenco.

Sinopse:
Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes ~ negros com atitude), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap. 

No filme, temos a chance de conhecer a origem de uma galera poderosa do mundo da música negra americana. Entre eles, Dr. Dre, produtor responsável por revelar talentos como Snoop Dog, Tupac, Eminem, 50 Cent e por ai vai. Dre é interpretado por Corey Hawkins, e tem um pouco de sua vida revelada ali. A perda de seu irmão em uma briga, sua luta para se tornar produtor e músico, além da vontade de fazer algo para mudar a situação aterrorizante de confronto com a policia e os afro-americanos. Outro que tem grande destaque é Ice Cube, o rapper e ator, foi um dos fundadores do grupo e é quem tem parcela significativa na contribuição das letras do N.W.A. Nas telas, quem encarna Ice Cube é o seu filho O'Shea Jackson Jr. E o garoto não só emprestou sua semelhança com o pai, mas também o ótimo talento para atuar. Eazy-E, rapper que estava a frente do grupo na época de seu estouro, é vivido pelo ótimo Jason Mitchell. O baixinho invocado é o sujeito que proporciona a história sua leva de reviravoltas. Uma delas acentuada pela estranha relação de confiança entre Eazy e o manager dos rapazes, Jerry Heller (Paul fuking awesome Giamatti). Dj Yella ( Neil Brown Jr. ) e Mc Ren ( Aldis Hogde) são personagens secundários, mas acrescentaram bastante na história real do grupo. Quem ainda ganha destaque é o parceiro criativo de Dre quando criou a Death Row, o polêmico - até hoje - Suge Knight, vivido por R. Marcos Taylor.




A crítica social que se tira de ''Straight Outta Compton: A História do N.W.A' revela talvez um contexto muito maior do que os fãs do grupo possam imaginar. Um cenário de acontecimentos chocantes que era comum antigamente, mas que não surpreende se, por acaso, rolar hoje em dia. O ego, a fama, as mulheres, o dinheiro, os altos e baixos da vida, tudo isso o filme encabeça com um ponto certeiro e cativante. Os fãs, devem pirar. O público se tocar pela emocionante história de vida dos caras. Dre, Ice Cube e a esposa de Eazy-e, Tomica, estão entre os produtores do filme e foram levados a levantar a bandeira do projeto não só pela identificação, mas também pela veracidade de alguns dos fatos. Além de prestar homenagem a um passado que não se deve esquecer, por nada.

O trabalho de casting foi tão detalhista que tem horas que você realmente acredita que está vendo o grupo. Inclusive, as músicas para a trilha sonora foram todas gravadas pelos atores e trazem um bônus de diversão para quem curte Hip Hop. E o olho de Victoria Thomas e Cindy Tolan, responsáveis pelo elenco, nos dão um presente enorme de ver Tupac e Snoop Dog extremamente bem representados.

Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, Dr Yella e Mc Ren.

















O que falar desse roteiro super bem feito e dessa direção inteligentíssima? hahaha, sério. Um trabalho amplamente bem conduzido e detalhista que leva emoção e não pede nada em troca, aliás, pede sim: ASSISTA!!!! A Edição é um pouco longa, mas, sinceramente, você não vai ligar muito, pois a história te prende.

Ficha Técnica: Straight Outta Compton, 2015. Direção: F. Gary Gray. Roteiro: Jonathan Herman, Andrea Berloff. Elenco: Paul Giamatti, O'shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell, Neil Brown Jr., Aldis Hodge, Marlon Yates Jr., Carra Patterson, R. Marcos Taylor, Marcc Rose, Keith Stanfield, Keith Powers.Trilha Sonora Original: Joseph Trapanese. Fotogradia: Matthew Libatique. Edição: Billy Fox e Michael Tronick. Nacionalidade: Eua. Gênero: Drama, Biografia, Musical. Distribuidor: Universal Pictures. Duração: 02h20min.

Trailer


Avaliação: Quatro correntes de ouro pesadérrimas e meio cenário repleto de fãs enfurecidos!

INDICADÍSSIMO!!!!!!!!!!!!!

Classificação: Não indicado para menores

See Ya!
B-.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)