Tudo Que Aprendemos Juntos

 
Com cara e coração de filme comovente, 'Tudo Que Aprendemos Juntos', embarca o espectador na vida do músico Laerte. Um violinista dedicado que se sente pressionado a mudar de vida, pois quer se tornar um musicista de uma orquestra de renome, mas não quer sentir culpa por deixar seus alunos para trás vivendo uma realidade sem controle.Interpretado por Lázaro Ramos, o protagonista do longa de Sérgio Machado, imprime o lado egocêntrico e fraternal de todos nós e revive o desejo mundial por um futuro melhor para as crianças. O drama entra em cartaz nesta quinta-feira (03).

Sinopse:
Laerte (Lázaro Ramos) é um violinista que, após não passar em um teste para a OSESP, vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e por meio da música o incentiva a abandonar as más companhias e o trafico de drogas para redirecionar as escolhas de para sua vida.


O longa faz um retrato real, mas também ficcional das origens da Sinfônica de Higienópolis. E traz por meio da música um modo consistente de se educar jovens e crianças com dignidade.

Ali tem-se amostra dramas pessoais, pobreza, tráfico de drogas, gangues e violência. Temas que se detalham com congruência e descomplicam qualquer campo de visão turvo dos problemas reais de uma comunidade pobre.

Tragédias são vivenciadas na pele dos adolescentes e trazem reviravoltas inesperadas para quem não conhece muito da história do grupo.  Suas exposições são claras e confronta uma realidade perfeita, vivida fora dali. Muitos deles tem de levar a vida como dá, mas acham um jeito de fazer isto com a música e o personagem de Lázaro os conduz medianamente para isto. Já que ele próprio tem seus medos e aflições.

Há, como um todo, na verdade, várias histórias em uma só. E esta junção torna o desenvolvimento do longa simples, mas nem por isto menos convincente. 


Mesmo com um elenco basicamente de atores juvenis e muito inexperientes, dá para sentir força real do filme. Lázaro, Fernanda, Hermes (você vai reconhecer a voz dele na hora) e Sandra consolidam o grupo que ainda tem o rapper Criolo fazendo uma participação como um poderoso chefe do morro.

O diretor que esquece de sua jornada e escolhe traçar uma caminho mais natural, não faz feio. Mas não se mostra tão potente como em 'Cidade Baixa' ou 'Abril Despedaçado'.

A trilha sonora perambula pelo filme como um personagem a parte e envolve o telespectador com força e beleza. Os sons das orquestras, quando bem repassados, fazem bem e trazem o bem de um projeto maravilhoso.
Ficha Técnica: Tudo que Aprendemos Juntos, 2014. Direção: Sérgio Machado. Roteiristas: Maria Adelaide Amaral, Sérgio Machado, Marta Nehring e Marcelo Gomes. Elenco: Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas, Criolo, Graça de Andrade, Sandra Coverloni, Hermes Baroli, Thogun Teixeira. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Distribuidor: Fox Filmes. Duração: 01h40min.

Trailer



Avaliação Três violinos stradivarius afinados na rusticidade da favela. ( 3/5, Bom)

03 de Dezembro, nos Cinemas!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)