A 5ª Onda repete e mistura fórmula conhecida de filmes adolescentes


Adaptação do primeiro livro da trilogia do escritor Rick Yancey, o longa teen 'A 5ª Onda' entra em cartaz mundialmente esta semana. Na película, a estudante de high-school Cassie Sullivan (Chloë Grace Moretz) narra o que acontece com o mundo após uma raça de alienígenas invadirem o planeta terra e implementarem um leva de ataques para dizimar a humanidade. O longa tem direção de J Blakeson e roteiro do trio Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinker.
Sinopse:
A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.



A protagonista vivida por Moretz é uma adolescente comum que passa a ter uma vida diferente quando uma tragédia aflige o mundo. Logo, ela tem de se defender sozinha e não deixar nada acontecer ao irmão mais novo (Zackary Arthur). Seus conflitos são guiados por trivialidades e a todo instante um novo acontecimento parece não ter um significado mais profundo.

Bem, a trama tem um inicio mediano que, por vezes, parece engrenar, mas não engrena, pois deixa cair o nível e  não cuida de suas pontas soltas. Os atos do filme soam similares a outras produções adolescentes e nem o tom distópico consegue salvar o naufrágio iminente. Além de trazer clichês previsíveis e comuns, o roteiro não fundamenta bem os acontecimentos ou as histórias pessoais dos personagens antagonistas. Ele até consegue fazer você se apegar ao irmão de Cassie (Zackary Arthur) e traz também mais algumas personagens femininas que se evidenciam, contudo, seu placar não é bom. Liev Schreiber e Maria Bello são as únicas atuações de que talvez o público se recorde, não obstante, parecem estar revivendo papeis.


 A direção tenta extrair o máximo da atuação de Moretz, afinal, sua protagonista é quem nos conta a história, porém ela não dramatiza suficientemente bem para que a plateia supere traumas com películas teens recentes. Há uma mistura visível de enredos conhecidos do publico alvo e por mais que tente o longa não surpreende e nem agrada.

 As consequências da má condução do projeto faz dele bobo e repetitivo. A trilha sonora de Henry Jackman até tenta fortalecer o drama e os efeitos especiais são razoáveis, mas nada eleva a película aos céus.

Trailer


Ficha Técnica: The 5th Wave, 2015. Direção: J Blakeson. Roteiro: Susannah Grant, Akiva Goldsman e Jeff Pinker - baseado nos livros de Rick Yancey. Elenco: Chloë Grace Moretz, Ron Livingson, Nick Robinson, Maria Bello, Zackary Arthur, Maggie Siff, Tony Revolori, Alez Roe, Liev Schreiber. Gênero: Ficção Científica, Aventura, Distopia, Teen. Trilha Sonora: Henry Jackman. Nacionalidade: EUA. Distribuidor: Sony Pictures. Duração: 01h57min.

Avaliação: Duas ondinhas numa praia vazia de sentimentos. (2/5 - Dispensável)

21 de Janeiro, nos Cinemas!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)