T2: Trainspotting, de Danny Boyle


Quando falamos em cinema visceral e revolucionário ''Trainspotting'' (1996) sempre vem à tona. O filme dirigido pelo ganhador do Oscar Danny Boyle é uma carta de uma geração rebelde, sobre suas dificuldades, seus desejos e suas frustrações, ao modelo de vida falido em que a sociedade nos impõe como o melhor há milênios. Adaptação do livro de Irvine Welsh, o longa reflete uma época hype dos anos 80 em que surgiram grandes bandas do Rock e que a onda era viver o limite da expressão ''Sexo, Drogas e Rock'n'Roll. 

Curiosamente, a sequencia literária da trama, intitulada de 'Porno', foi lançada em 2002. Mas a continuação que será vista nos cinemas, a partir desta quinta-feira (23), é levemente baseada naquela perspectiva, pois em T2: Trainspotting a argumentação é original com uso de elementos do primeiro e do segundo livro. 

A abordagem que Hodge (roteirista) traz como base do novo enredo é o amadurecimento daqueles personagens. O público tem a chance de saber como eles estão, o que fizeram e que fim tomaram. O elenco original está todo de volta, Ewan McGregor, Robert Carlyle, Shirley Henderson, Johnny Lee Miller, Ewen Bremmer, James Cosmo e Kelly Macdonald. Há ainda um leve visita a imagens do primeiro filme onde vemos o personagem Tommy (Kevin Mckidd) e aqui ele aparece em fases mais jovens interpretado pelos atores  Elijah Wolf e Michael Shaw. Inclui-se também uma nova personagem chamada Veronika, interpretada por Anjela Nedyalkova.

Trailer



Da última vez que vimos Renton (McGregor), ele embarcava para uma vida nova cheio da grana e sem nenhum amigo. Afinal, burlou o combinado entre eles e seguiu sozinho. Vinte anos mais tarde, contudo, o já não tão moço Renton decide retornar a cidade para rever a família e encarar os velhos amigos. Quando chega, o homem encontra a todos de modo distinto. Simon/Sick Boy(Miller) gerencia o pub falido da família e tem uma nova namorada (Nedyalkova), Spud (Bremmer) vive uma vida simples, mas ainda é viciado em drogas e o marrento Begbie (Carlyle) está preso.

A vida os une novamente e a nostalgia de tempos loucos trazem à tona um olhar reflexivo sobre as aventuras do passado combinadas as crises pessoais que cada um vive na velhice.





O roteiro é altamente preciso no que quer evidenciar: o amadurecimento. Que sim, ocorreu forçado, mas ocorreu. Os personagens de outrora ainda tem aventuras malucas, mas hoje são perseguidos pelo tempo, pela superação e, diria ainda, pelos novos status de vida social. Aquele belo discurso inicial do primeiro longa é atualizado aqui com uma crítica ainda melhor e dá até vontade de sair transcrevendo por ai de imediato.

Sickboy, Spud, Renton e Begbie são um contraste ao outro. O que um tem demais o outro sempre teve de menos. Sickboy ainda tenta ter uma família, Spud ainda tenta largar o vício e ser relevante para a sua, Renton entende finalmente as dores da perda e Begbie se vê de frente a um filho correto e que não leva jeito algum para seguir os seus passos. Begbie, é aliás a própria cara do terror para alguns dos velhos amigos e sua insistente fome de vingança de Renton é o que movimenta o filme quando ele começa a cair na lentidão.

Apesar de usar o mesmo tipo de humor que Trainspotting, T2 vem mais dramático e que bom: não tão chocante.


A direção de Boyle segue o mesmo ritmo que o da trama antecessora, rápido e dinâmico, contudo, há uma adição de vagareza clara do meio para o fim. Sua tomadas horas embelezam as ruas de Edimburgo e seus complexos domiciliares, horas adentram para o mundo dos pubs e boates. Ângulos menos certinhos e mais de uma referência aos filmes de Stanley Kubrick

O grupo de atores aqui continua incrível e com um timing muito certeiro. McGregor faz um ótimo bate bola com Miller e o bromance entre os personagens não tira a chance de um sacanear o outro. Com Bremmer o ator já se comove mais e há sempre um traço de amizade terna ali. Já com Carlyle, não há o que dizer só bater palma. O embate dos dois em cena é sempre sensacional. Um querendo muita briga e o outro malandramente fugindo. Prepare o ouvido para aquele sotaque escocês encantadoramente tosco deles. Infelizmente, só há espaço para uma mulher em cena e as outras não tem vez aqui, pois aparecem em questões bem especificas e acaba que Nedyalkova, atriz que interpreta a namorada de Simon, tem jornada bem previsível.

A bela fotografia é auxiliada com o jogo coloridaço das luzes extravagantes e é ainda mais moderna que o filme de 96. A lista de canções que aparecem no filme embasam o quanto os jovens de outrora tinham uma ótima e irreverente companhia. David Bowie é homenageado sutilmente.

Quanto a edição de John Harris - se fosse um pouquinho menos enrolada - traria uma montagem final excelente, pois a película tem um visual fera, um texto atual e casa imagens com emoções de forma sem igual. 






Ficha Técnica: T2: Trainspotting. Direção: Danny Boyle. Roteiro: John Hodge - adaptação nos livros do escritor Irvine Welsh. Elenco: Ewan McGregor, Robert Carlyle, Shirley Henderson, Johnny Lee Miller, Ewen Bremmer, Anjela Nedyalkova, James Cosmo, Kelly Macdonald, Elijah Wolf e Michael ShawGênero: Drama, Comédia. Nacionalidade: Reino Unido. Trilha Sonora Original: Henry Jackman. Figurino: Rachel Fleming e Steven Noble. Fotografia: AnthonyDod Mantle. Edição: Jon Harris. Distribuidora: Sony Pictures. Duração: 01h59min.
Uma produção madura, profundamente válida e um presente à reflexão da vida em sociedade.

Avaliação:  Três grandes amigos e setenta e cinco chances de viver a vida (3,75/5).

Classificação indicativa:   16  anos
26 de Março nos cinemas!

See Ya!











b-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)