Velozes & Furiosos 8


O destino da turma invocada de Dominic Toretto (Vin Diesel) ganha mais um capitulo da-que-les na oitava sequência da franquia 'Velozes e Furiosos' que chega aos cinemas nesta quinta-feira (13). A produção, desenhada mesmo antes do término do sexto filme, sofre nova alteração na direção, cargo aqui dado a F. Gary Gray (Straight Outta of Compton: A História do N.W.A), mas continua com o mesmo roteirista dos últimos quatro filmes, Chris Morgan. 

Aqui, o longa não perde seu estilo clássico, que é de embarcar o expectador em uma jornada onde a gangue de Dom é requisitada para resolver algum problema 'a nível mundial' e são, claro, chamados para trabalhar ao lado dos vilões de outrora  -agora pessoas com a ficha limpa - dirigindo e destruindo belos carros, vivendo um outra nova aventura e mostrando ainda que são bons de porrada.

O elenco traz novamente Michelle Rodriguez, Ludacris, Tyresse Gibson, Nathalie Emmanuel, Jason Statham, Dwayne Johnson, Kurt Russel e junta ao grupo os atores Scott Eastwood, (sim, com esse sobrenome ele é filho exatamente de quem você pensa que é), Kristofer Hivju, da série Game of Thrones, e também  nomes oscarizados como Charlize Theron e Hellen Mirren. E, sim, Paul Walker ganha singela homenagem aqui - o que deve o correr até o desfecho da saga.

Trailer




A storyline de #F8 segue assim: Dom (Diesel) e Letty (Rodriguez) estão em lua de mel e Brian (Walker) e Mia (Jordana Brewster) não estão mais no jogo, pois estão levando uma vida mais pacata - como todo o resto do grupo. Contudo, quando Dom é seduzido a trabalhar para a terrorista high-tech Cipher (Theron) e seu comparsa Rhodes (Hijvu), Letty, Roman (Gibson), Tej (Ludacris) e Ramsey (Emmanuel) se juntam ao Senhor Ninguém (Russel), ao policial Hobbs (Johnson) e ao ex-criminoso Deckard Shaw (Statham) para derrotar Cipher e fazer Dom voltar atrás. Passando pela costa de Cuba e esquentando as ruas de Nova York, o grupo ainda vai dar mais uma volta no Globo chegando até a Rússia para deter o caos que Cipher quer instaurar no mundo.

'Vai virar as costas para sua família?'
Olhar dramático de 'sim, miga, já virei'

O desenrolar de Velozes & Furiosos 8 é amplamente condizente com tudo o que já vimos e a produção consegue manter seu tom pipoca, pois investe em elementos que são a base da franquia ( temática familiar, amizades, carros, explosões, tiros, viagens internacionais, mulheres desnudas - esse até tem 1% a menos, aleluia - e comédia).

A presença de Diesel no filme é ainda maior, afinal, ele é um dos produtores - ponto que faz o expectador focar mais nele e em seu grupo do que lembrar da antiga parceria com Walker. A construção da trama agora dá enfase a relação de ódio entre Hobbs, personagem de Johnson, e Deckard, o ex-criminoso vivido por Statham, e se descostura em uma linha previsível, todavia, engraçada. Draminhas de casais são mais fracos aqui (amém) e a ação come solta por 136 minutos.

O personagem de Russell conduz a trupe tanto quanto Johnson e do outro lado vemos Diesel tentar desabrochar suas veias dramáticas para defender uma vilania suspeita. O Hobbs toscão e forte de Johnson continua sendo o melhor personagem da franquia, desde que o ator foi inserido nesse universo.  O Roman de Tyresse Gibson é novamente usado como o alivio cômico principal do filme e soa menos entediante do que das outras vezes. Ludacris com seu Tej é mais do mesmo. A entrada de Kristofer Hijvu na trama é decente (Tormundo seu lindo <3) e o 'Ninguémzinho' de Scott Eastwood não faz feio. Há um retorno de minutos de outro personagem que já foi vilão, mas naquele estilo ''entra mudo e sai calado''. Nesse mesmo momento, Statham tem cenas maravilhosas em que defende a integridade de um bebê incapaz*.

As mulheres do grupo, vividas por  Nathalie e Michelle, auxiliam bem, mas a bola da vez não é delas e sim de Charlize Teron. A atriz mostra com um estilo alternativo totalmente hype e cheia das falas filosóficas e profundas que não tem Tio Ben como Peter Parker, mas quer ter responsabilidades e ser reconhecida pelo seu poder. O tom cru e com gosto de 'chefona desbocada' da participação de Hellen Mirren é a cereja do bolo. A personagem de Elsa Pataky também retorna aqui.



Gray vem para adicionar ainda mais dinâmica no caminhar da franquia e explora bastante os giros de câmera e takes que seguem os carros com precisão. Faz tomadas amplas e prefere focar no conjunto do que em detalhes. Há uma ótima gestão das cenas de ação e de lutas. O Le Parkour é acrescentado em cenas onde os personagens brigam na cadeia e temos sequências bonitas. 

A fotografia aqui pula do quente para o frio em segundos e diz muito da versatilidade da produção. Brian Tyler é o compositor da trilha sonora e consegue criar um bom climax, principalmente, nas cenas de perseguição. Os efeitos visuais vão ao extremo em F8 ( carros 'claramente' se suicidando do alto de prédios) e devem levar a galera ao delírio.

O longa ganha canção tema que investe na diversidade, como o filme, e traz ritmos calientes, além de três astros da música pop J. Balvin, Pitbull e Camila Cabello (ver vídeo aqui).


* Houve um estranhamento entre Diesel e Johnson (ver aqui) que muitos estão dizendo por ai que é marketing, contudo, há duas ou três cenas dos atores juntos no longa. Além disso, o destino do personagem de Johnson chega a uma conclusão ambígua que questiona o expectador se ele realmente voltará para os próximos filmes.
Ficha Técnica: The Fate of The Furiuos, 2017. Direção: F. Gary Grey. Roteiro: Chris Morgan - baseado nos personagens criados por GaryScottThompson. Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyresse Gibson, Luke Evans, Ludacris, Scott Eastwood, Dwayne Johnson, jason Statham, Charlize Theron, Kurt Russell, Nathalie Emmanuel, Elsa Pataky, Kristofer Hivju, Don Omar, Hellen Mirren.Gênero: Ação, Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Brian Tyler. Efeitos Especiais: J.D. Schwalm. Fotografia: Stephen F. Windon. Edição: Paul Rubell e Christian Wagner.  Distribuidora: Universal Pictures. Duração: 02h16min.
Sim, os fãs devem ficar satisfeitos.

Avaliação:  Dois carros endiabrados (2/5).


Hoje nos cinemas!


See Ya!











B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)