Atômica


Lorraine Broughton (Theron) é o tipo de personagem que bota pra quebrar e faz você ficar vidrado nela. A moça é a representação mais honesta da "loira fatal" romantizada pelo mundo masculino. Isto porque além de linda e virada no giraya do poder físico, ela tem força o bastante para desbancar muito machão metido a rei da ação por ai.

Saída do mundo do Graphic Novel "The Coldest City" e levada aos cinemas, a personagem é uma agente da MI6, grupo de espionagem britânico, que foi enviada a Berlin, na época conturbada em que o muro repartia a cidade e a fazia refém de si mesma, para investigar a morte de um colega e recuperar ainda dados preciosos que podiam revelar os nomes de agentes duplos como ela.

A película é de um visual deslumbrante e tem mais estilo que muito desfile do São Paulo Fashion Week. Na direção está David Leitch (John Wick) e no roteiro Kurt Johnstad. A estupenda Charlize Theron aparece no papel principal e nomes como Sofia Boutella, Toby Jones, John Goodman, James Macvoy, Bill Skarsgärd, integram o elenco.

Trailer


Durante quase todo o filme, vemos Lorraine, nossa protagonista, responder a um inquérito sobre a sua ida a capital alemã e sobre o estrago que ela fez por lá, enquanto também somos levados pelas imagens da ação decorrida em Berlin, naqueles dias contados de porrada e explosão.

O pano de fundo e todo o contexto politico pensado para embasar a trama (a era final da guerra fria) faz você ficar bastante instigado, logo no início, contudo, o caminhar do enredo vai enfraquecendo esse sentimento um pouco.

Alguns detalhes óbvios (seu amor por vodka, por exemplo) entregam a real face da protagonista, mas embarca o expectador também numa gama de dúvidas sobre sua verdadeira jornada no longa.

Soma-se a isso, a questão do agente de McAvoy não ser altamente confiável e a colocar em más lençóis desde sua chegada a cidade.


Leitch consegue ser dinâmico e vem com sangue no olho quando o assunto é ação, pois presenteia o público com tomadas longas de cenas de luta que são enriquecidas por um contexto visual muito show.

Theron emplaca um papel que é a sua cara e seus cinco anos de dedicação, adicionados a toda a preparação física, deixam explícitos seu potencial para um tete-a-tete com um "John Wick" da vida - personagem de Keanu Reeves que seria a sua versão masculina, a propósito, os dois atores treinaram juntos para os seus "protagonistas ferrenhos".

Boutella encarna uma espiã um tanto quanto doce e inocente, todavia, sensualidade não lhe falta. Macvoy se revira em muitos e é craque em ambiguidade (e profissionalismo também já que faz grande parte das cenas com um braço ferido das gravações do excelente Fragmentado). Goodman é, a princípio, um chefe da CIA que quer a todo custo a cabeça de Lorraine, porém, os desdobramentos seguintes o dão outras camadas também. Skargård aparece como o "pau pra toda a hora" e o ator Toby Jones interpreta o chefão da agência britânica que tem ainda que encarar o humor do superior 'C', interpretado por James Faulkner. Há ainda a participação de Til Schweiger (o Hugo Stiglitz de Bastardos  Inglórios) como 'relojoeiro' e Eddie Marsan  encarna o agente bundão 'Spyglass'.

Theron e Boutella tem cenas lindíssimas de pegação

O mega destaque é sim para Theron pela maestria com que consegue interpretar mulheres fortes e implacáveis. Sua entrega é tão grandiosa que é difícil não se comover com o seu desgaste ( a atriz acabou quebrando dois dentes durante as filmagens) e louvar suas escolhas em Hollywood. 

Claro, outra ponto que chama muita atenção em Atomic Blonde é a beleza do filme, ou seja, como todo o bom trabalho da direção de arte combinado ao figurino, fotografia, e o desenho da produção conseguem estar sempre evidentes. O estilo ousado, contudo, poderia ter sido um pouquinho mais equilibrado.  

David: ''Oh, meu Deus, acho que te amo''/ ''Isto é uma pena'' - Lorraine.
Recheada de canções absolutamente fantásticas, não exatamente da época, mas que acabam dando um tom muito apropriado ao projeto, a película te faz cantar junto com David Bowie, New Order, Queen, A Flock Seagulls, The Clash, entre tantos outros (ver aqui). E a trilha original (aqui) composta por de Tyler Bates fica grandiosa nos momentos de adrenalina da personagem.


Ficha Técnica
Atomic Blonde, 2017.Direção: David Leitch. Roteiro: Baseado no Graphic Novel "The Coldest City" de Antony Johnston com ilustração do brasileiro Sam Hart e adaptador  Kurt Johnstad  Elenco: Charlize Theron, James McAvoy, Eddie Marsan, John Goodman, Toby Jones, James Faulkner, Roland Moller, Sofia Boutella, Sam Hargrave e Bill Skarsgård. Nacionalidade: Estados Unidos. Gênero: Ação. Fotografia: Jonathan Sela. Trilha Sonora: Tyler Bates. Montagem/Edição: Elísabet Ronaldsdóttir. Direção de Arte: David Scheunemann. Distribuição: Universal Pictures do Brasil. Duração: 01h55min


AvaliaçãoTrês cabelos platinados, fortes, sadios e  setenta  e cinco hidratações a base de abacate (3,75/5).

31 de Agosto, nos cinemas!


See Ya!









B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)