Além da Morte


Flatliners, que em 1990 foi titulado em bananaland como Linha Mortal, contava a jornada de cinco médicos residentes que iniciaram uma experiência científica com o intuito de vivenciarem um momento de quase morte e registrarem as reações do corpo humano durante o processo. O longa contava com direção de Joel Schumacher e trazia Julia Roberts, Oliver Platt, Kevin Bacon, William Baldwin e Kiefer Sutherland, no elenco. 

27 anos depois, chega aos cinemas um remake da história original com Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev, James Newton e Kiersey Clemons, como protagonistas. Aqui o tom e as ênfases escolhidas pelo diretor Niels Arden Oplev são distintas daquele, no entanto, há sim semelhança e reprodução de falas. O ator Kiefer Jack Bauer Sutherland faz uma participação bônus.

O suspense entra em cartaz nesta quinta-feira (19).

Trailer



Courtney (Page) é uma jovem residente que sofreu uma tragédia na família nove anos atrás e acabou virando médica. Ao se aproximar dos jovens Sophia (Clemons) e Jamie (Newton), a jovem decide provocar sua 'quase morte' e tomar notas científicas dos minutos em que seu coração não estiver batendo. Porém, durante os acontecimentos, Sophia entra em pane e acha melhor chamar Marlo (Dobrev) e Ray (Luna) para ajudar Jamie na tarefa de garantir que a amiga reviva. Quando Courtney resiste ao procedimento e volta a vida super elétrica, é a vez de todos sentirem na pele aquela emoção. Exceto por Ray que desacredita aquela experiência como válida e escolhe não participar. Assim, ao concluírem os experimentos, o grupo passa a sofrer visões sobrenaturais com fantasmas de seu passado e logo descobrem que precisarão se redimir para proteger a si mesmo.



Com um roteiro falho e que não tapa seus furos - fraquezas óbvias, clichês e má construção e desenvolvimento da trama e de seus personagens - o filme não passa uma mensagem necessariamente forte. Soa bastante utópico e não conversa bem com os temas que quer tratar - vida após morte, sobrenatural e etc. 

Esse elenco só se salva pela presença ilustre de Diego Luna e mesmo assim também não temos a melhor atuação do ano. Dobrev e Clemons tem ainda muito chão para caminhar e demonstram marcas de outros personagens que já viveram em séries ou filmes. Page revela um lado interessante e não deixa sua dramaticidade cair no 'tom fake', porém, é pouco inovadora. A aparição de Sutherland é algo solto e não faz muita diferença (no longa dos anos 90 - que possui um elenco fenomenal -, a sua voz foi dublada pelo ator Danton Mello). 

A trilha sonora de Nathan Barr (ver aqui), praticamente, copia os sons compostos por James Newton Howard em 1990. A edição de Tom Elkins é brusca, rápida e parece sempre estar cortando demais quando não deveria. O figurino vai do 'casual ao chic moderno'  e caracteriza bem cada personagem. 

Em suma, o longa não vale a atenção imediata frente a gama de filmes excelentes que o Brasil tem em cartaz.
Ficha técnica: Flatliners, 2017Direção: Niels Arden Oplev. Roteiro: Ben Ripley baseado na trama criada por Peter Filardi. Elenco: Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev, James Norton, Kiersey Clemons, Kiefer Sutherland, Madison Brydges, Anna Arden. Gênero:Suspense, drama. Trilha Sonora Original: Nathan Barr. Fotografia: Erick Kress. Figurino: Catherine Ashton e Jenny Gering. Edição: Tom Elkins. Distribuidor: Sony Pictures Br. Nacionalidade: Estados Unidos. Duração: 01h40min.


Avaliação: Um coração querendo pulsar (1/5).


19 de outubro nos Cinemas!

See Ya!















B- 

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)