Covil de Ladrões


Com o desgaste dos filmes de ação que contam com a temática 'policia caça ladrão', as produções começaram a partir de outra perspectiva para chamar a atenção do público: a de que ninguém é totalmente correto em suas ações. Isto provocou, claro, uma renovação no gênero, afinal, os mocinhos começaram a mostrar suas escolhas tortuosas e seus antagonistas passaram a ganhar características profundas e motivações significantes. Exemplo disso são filmes como 'Dia de Treinamento', 'Tropa de Elite' ou até 'Batman: O Cavaleiro das Trevas'. Ambos exibem como seus mocinhos também tem lá suas personalidade imorais. E é nesse mesmo ritmo que vemos grande parte dos personagens do filme ''Covil de Ladrões'', trama estrelada pelo galã escocês Gerard Butler com direção de Christian Gudegast, trabalharem. Antiéticos, imorais e praticando abusos sem limites, um grupo de policiais, em Los Angeles,  caçam ladrões usando de meios questionáveis para conduzirem seus trabalhos.

A produção estreia hoje nos cinemas brasileiros com distribuição da Diamond Films. 

Trailer

Ray Merrimem (Pablo Schreiber) acaba de deixar a penitenciária e já tem planos para roubar um grande banco na cidade de Los Angeles, a capital dos roubos a bancos. Ray forma sua equipe e começa o planejamento de toda a operação. A unidade de elite do departamento de policia começa a suspeitar de alguns eventos e fica de olho. Ali quem toma todas as decisões é o xerife Nick (Butler), um oficial que não liga muito para as regras. Nick e sua trupe de policiais malandrões acreditam que Donnie Wilson (O'Shea Jackson), um barman jovem e inocente, está metido com Ray e seu comparsa Enson Levoux (50 Cent) e arranca informações do rapaz usando um método eficiente: tortura. Logo, enquanto a polícia age para tentar impedir o roubo, os criminosos tentam driblar o grupo de Nick.

Policiais liderados pelo desvirtuado Nick (Butler)

O filme tem um roteiro informativo e que destaca ao espectador detalhes que possam auxilia-lo a entender a estratégia de ambos os lados, o dos policiais corruptos e o dos criminosos. Muito dos personagens são antipáticos e fica impossível torcer por qualquer um ali. 

Ademais, temos as subcamadas da trama onde são apresentadas as vidas conturbadas de alguns dos personagens. Butler vive um Xerife fanfarrão que dá pouca atenção a família e tem um comportamento reprovável. O'Shea interpreta o 'cara que está sempre nos locais errados e na hora errada', porém sua jornada sofre alterações nos atos finais. Pablo Schreiber (sim, ele é irmão de Liv Schreiber) dá vida a um criminoso perspicaz, mas nem tão inteligente assim e 50 Cent aparece como um bandido que tem apreço pela familia, mesmo não acrescentando nada a história. 


Danny (Jackson) e Rey (Schreiber) são personagens facilmente 'decifráveis'.

O embate entre policiais bandidos e cidadãos bandidos, claro, é o tema principal aqui, mas não dá para se deixar levar pelas conveniências, pois muitas escolhas dizem exatamente o que a trama quer fazer: ludibriar o espectador. Lembram de 'O Truque do Mestre'? Covil de Ladrões segue uma estrutura similar, contudo, sem ser tão aprazível.

Aqui os conflitos são resolvidos, todavia, uma porta aberta no ato final talvez indica continuação do longa (e sim já confirmaram 'Covil de Ladrões 2' com o retorno do diretor e também do astro do filme, Gerard Butler - mas nem por isso pense que a trama seja impecável.

Enson (50 Cent) nas cenas finais de embate com a equipe de Nick (Butler)

Como diretor e roteirista, Gudegast tenta emplacar um tom sério e jogar pitadas de humor no longa. Tudo muito previsível e simplório - fora que a risada não vem em momento algum. Apesar de trabalhar alguns dos 'back stories' dos personagens e finalizá-los, as motivações deles ficam sem força e acabam não valendo de nada. 

Os takes da fotografia escura embasam o mundo do crime e de como os policiais se adequaram a ele. Vemos espaços comuns de tramas do tipo (bares, clubes de strip-tease, prisões e a própria delegacia). As atuações são medianas e talvez valha a pena prestar atenção em Jackson e Schreiber, o resto não. Butler está insuportável (até engordou para o papel), mas não consegue demonstrar nada de novo - se bem que ele até trabalhou mais o sotaque americano desta vez.

A trilha sonora do longa é assinada por Cliff Martinez e só aparece para embalar os momentos de perseguição.


Ficha Técnica: Den of Thieves, 2018Direção: Christian Gudegast. Roteiro:Christian Gudegast com argumento de Paul Scheuring. Elenco: Gerard Butler, Pablo Schreiber, O'Shea Jackson, 50 Cent, Meadow Williams, Evan Jones, Maurice Compte, Brian Van Holt,  Mo McRae,  Kaiwi Lyman, Dawn Olivieri, Gênero: Suspense, ação, policial. Trilha Sonora Original: Cliff MartinezFotografia: Terry StaceyFigurino: Terry Anderson. Edição:David S. Cox, Joel Cox, Nathan Godley. Distribuidor: Diamond Films. Nacionalidade:Estados Unidos. Duração: 02h20min.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Avaliação: Dois rios imundos   (2/5).


05 de Abril, nos cinemas!

See Ya!



















B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)