Documentários HBO: Jane Fonda In Five Acts



Ter a oportunidade de assistir momentos da vida de uma pessoa enquanto a mesma narra os acontecimentos dá ao espectador a chance de ver a versão dos fatos pelo olhar da própria protagonista da história. E isto se faz muito relevante. Ademais, olhando por este ângulo, se a/o homenageada/o ainda está viva/o e presente para celebrar a sua jornada os dados apresentados batem com mais consistência.
           
Na produção 'Jane Fonda em Cinco Atos' - tradução literal para o título original do documentário de Susan Lacy - ocorre exatamente isso. E durante os 133 minutos de duração, ele repassa a vida da atriz quase inteira. Recortando detalhes de sua infância até o presente e exibindo em partes quem passou pelo caminho de Jane. 

O filme têm uma forte mensagem empoderadora, todavia, é interessante como os quatro primeiros atos mostram como a atriz não estava confortável nas própria pele. Teve de lidar com a pressão do casamento e suas próprias vontades em ter alguém e também o dilema que muitas mulheres enfrentam quando fazem de uma relação o ponto alto de suas vidas. No entanto, nos momentos finais do documentário, vemos o quanto a jovem Jane cresceu e o quão poderosa se tornou, após tantos anos tentando se encontrar sem ter certeza de quem realmente é. E ali se configura a força de uma mulher que confia em si e já não precisa de um homem para ter uma personalidade ou uma vida própria.
           
Em cada ato, a vida da Jane ganha um tema especifico e para simbolizar alguns momentos são exibidas um conjunto de entrevistas, reportagem em revistas e comentários de pessoas que estavam próximas da atriz. Tudo com o intuito de fazer o espectador entrar não só na mente dela como viver um pouco daquela realidade. Os agitos, as festas, os filmes, o luxo e todo o efeito que isto causou na trajetória de Fonda como as dúvidas de estar indo por caminhos errados, os medos e sua descoberta como um ser humano com defeitos e qualidades. 

Trailer


Ficha Técnica.
Título: Jane Fonda In Five Acts, 2018. Direção: Susan Lacy. Elenco: Jane Fonda, Tom Hayden, Robert Redford, Lily Tomlin, Ted Turner, Paula Weinstein. Nacionalidade: EUA. Gênero: Documentário. Classificação: 16 anos. Duração: 133min.

           
Ali, vemos que há questionamento, mas algumas perguntas não se auto respondem e ficam a mercê da sua própria reflexão. Um exemplo do que cito se valem nas contradições de suas escolhas - ser ativista ainda assim se casar com um bilionário que não liga para nada, além de seu patrimônio. Por outro lado, outras argumentações explicam com clareza sua vida polêmica, sua relação com o pai e seu projeto de exercícios físicos - que acabou sendo a fita de VHS mais vendida por alguns anos e fazendo um grande impacto no mercado de filmes.
           
No final das contas, conhecemos uma mulher e sua vida interessante de um jeito simples. Ficando difícil não recomendar o documentário por o quão única Fonda é. E aqueles que nunca sequer ouviram falar dela, podem se interessar sim ou com  certeza, pois é uma jornada que acrescenta muito e nos traz uma boa autoanalise.


Visite também: https://br.hbomax.tv/movie/TTL712824?cid=c1hboBR0801/

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)