O Rei de Roma


Na comédia italiana de Daniele Luchetti, um homem de negócios é obrigado a cumprir serviço social.


''É injusto pessoas tão trabalhadoras como Numa Tempesta (Marco Giallini) serem presas, quando há piores no mundo! O que ele fez de errado?'' Esses são os pensamentos do protagonista de O Rei de Roma, ou seja, ele próprio, na nova comédia do italiano Daniele Luchetti. Após ser julgado e condenado por fraude fiscal, o corrupto homem de negócios se livra da prisão, mas ainda tem de cumprir um ano de serviço social. E é assim que Tempesta se vê obrigado a trabalhar em um centro para pessoas sem-teto.

Mas não é um longa em que o bilionário sem escrúpulos e viciado em trabalho tem um choque de realidade e passa a se sensibilizar pelos pobres. Nada disso. Tempesta percebe que para se livrar mais cedo do serviço, precisa convencer a responsável do centro, Angela (Eleonora Danco), de quem tem empatia e conquistou a amizade bem como dos moradores de rua. Ele decide, então, usar seu carisma e talento para os negócios para conseguir esse feito. Ou enganá-la de que o fez.

O longa tem muitas críticas sociais, característica já conhecida do diretor, mas não deixa de ser uma comédia leve e divertida. Não há a intenção de comover o espectador sobre a realidade desigual italiana, apesar de retratar bem a diferença das comodidades do empresário e dos moradores de rua – como em uma cena em que Tempesta conversa com um deles, que está revirando o lixo, no conforto de seu maserati. De forma fantasiosa e sem se levar a sério, O Rei de Roma conquistas risadas com a amizade improvável entre o empresário e seus "cúmplices" do abrigo.

Trecho do filme


Apesar de apresentar personagens carismáticos como Bruno (Elio Germano) e o filho Nicola (o talentoso ator mirim Francesco Gheghi), os primeiros a se aproximarem do protagonista, há outros um tanto rasos na película. É o caso do trio de prostitutas de Tempesta, que também são estudantes de psicologia e cujas cenas são de puro estereótipo e sexismo. Elas são 'as mulheres sexy's e amigáveis', mas nada inteligentes, que servem de alívio cômico por falarem absurdos psicológicos.

O filme acaba sendo então uma ótima comédia, cujo ritmo entretém o tempo inteiro e tem um elenco cativante. O protagonista, que não é vilão, mas também está longe de ser o mocinho, consegue sustentar bem a trama. `Pode haver certo exagerar em alguns momentos, todavia, não há aqui a ambição de se exibir algo muito sério. No fim, é um entretenimento de boa qualidade.

Trailer



Ficha Técnica:
Título original: Io sono Tempesta, 2018. Direção: Daniele Luchetti. Roteiro: Giulia Calenda, Daniele Luchetti e Sandro Petraglia. Elenco: Marco Giallini, Angela Danco, Francesco Gheghi, Jo Sung, Elio Germano, Marcello Fonte. Gênero: Comédia. País: Itália. Fotografia: Luca Bigazzi. Edição: Francesco Garrone e Mirco Garrone.Classificação: 14 anos. Distribuição: Pagu Pictures. Duração: 01h37min.

HOJE NOS CINEMAS 

Escrito por Isabela Gadelha

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)