Yomedine


Filmes são uma maneira de se conhecer e olhar para outras culturas - o que faz com que, por algumas horas e minutos, tenhamos uma leitura de como os seres humanos em determinada região vivem seus dias. Neste momento, reconhecemos as similaridades e destacamos as diferenças.

Em 'Yomeddine' isto ocorre facilmente, pois temos ali a oportunidade única de apreender um pouco mais sobre cultura egípcia e os efeitos das várias religiões presentes e vivos nela, mas ainda melhor do que estes fatores podemos adentrar um mundo que pouco vemos falarem sober: as colônias de leprosos.  

Dirigido e roteirizado pelo estreante A.B Shawky, a película conta a história de Beshay (Rady Gamal), um homem de quarenta anos que reside em uma destas colônias desde criança - que foi quando sentiu a doença. Ele leva uma vida simples  vendendo quaisquer coisa que encontra no lixão mais próximo. E assim segue contente com o jeito que as coisas se configuram. 

Porém, um acontecimento envolvendo sua esposa acaba fazendo com que Beshay se pergunte sobre o bem estar de sua família. E homem então recorda que menor seu pai o prometera que o tiraria dali e o levaria para casa deles. Claro, assim que este se curasse da doença. Contudo, o pai de Beshay não se deu ao trabalho de o procurar novamente e o homem acaba saindo em busca do paradeiro de sua primeira família para entender se houve realmente abandono ou algo que os impossibilitaram de reencontra-lo.
 


Ficha Técnica
Título Original: Yomeddine, 2018. Direção e Roteiro: A. B. Shawky. Elenco: Rady Gamal, Ahmed Abdelhafiz, Shahira Fahmy. Gênero: Aventura, Comédia, Drama. País: Egito, EUA e Áustria. Fotografia: Federico Cesca. Edição: Erin Greenwell. Música: Omar Fadel. Produção: Dina Emam. Classificação: 10 anos. Distribuição: Imovision. Duração: 97 minutos.
Junto com Obama (Ahmed Abdelhafiz), uma criança que mora em uma creche próxima e quer por que quer fugir de lá, pois se sente discriminado por sua nacionalidade, Beshay viaja de carroça para a cidade onde a família deste último morava antes de o abandonarem. Durante o percurso, a dupla acaba vendo com os próprios olhos os efeitos do forte controle daquela cultura nos arredores da colônia. 

Uma crítica comum de Yomeddine é que ele reduz o sofrimento dos personagens, produzindo assim um filme onde “tudo acaba bem”, e que talvez não tenha muito peso no comparativo aos temas que decide abordar. Porém, tal ideia não só ignora o fato de que a produção apresenta muitas críticas para a sociedade, principalmente egípcia e de uma maneira mais discreta, mas insere também, e propositalmente, um contexto rico. Desta forma, avalia-se que nem todo obra necessita caminhar para um lado trágico ou se apresentar com muitos simbolismos e no final das contas a análise que se faz é extremamente relevante. E ainda assim, ele não ignora os problemas da sociedade; pelo contrário, ele deixa bem claro que esta tem a necessidade de evoluir muito para aceitar as pessoas que são vistas como diferentes.

Yomeddine é um ótimo filme. Triste em certos momentos, feliz em outros. Nunca corre muito com um gênero e acaba contando uma história que precisa ser contada. Revela atuações incríveis dos dois atores centrais e que talvez nunca mais vejamos nas telas - um uma criança e uma homem com lepra.

Trailer

HOJE NOS CINEMAS

Programação de 14/03 a 20/03
Brasília: Cine Cultura Liberty Mall • Espaço Itaú
Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim
São Paulo: Reserva Cultural • Espaço Itaú Frei Caneca
 

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)