Meditation Park



A conhecida atriz Sandra Oh, da série Grey's Anatomy (ABC) e vencedora do Globo de Ouro por Killing Eve (BBC America) chega aos nossos cinemas no drama canadense 'Meditation Park' que conta com direção e roteiro de Mina ShumO filme abriu o Vancouver International Film Festival, em 2017, e foi exibido no bombado Toronto International Film Festival (TIFF), no mesmo ano.

A cineasta independente é de nacionalidade canadense e aqui segue a linha de seu trabalho anterior, Double Happiness. Dá destaque a sua descendência chinesa e mostra as dificuldades em torno da imigração deste povo.

Pei-Pei Cheng (O Tigre e o Dragão) é Maria Wang, uma senhora de 60 anos casada com Bing (Tzi Ma). Imigraram de Hong Kong há 39 anos para Vancouver em busca de uma vida melhor para a família. Mãe de Ava (Sandra Oh) e Charlie, com quem ela não tem contato há 10 anos, é também avó dedicada e segue as tradições onde a mulher cuida da casa, família e do marido, inclusive lava os pés dele em sinal de respeito e submissão. Maria aprendeu pouco o inglês e nunca trabalhou ou teve uma renda própria. Todavia, algo de inquietante dentro desta mulher a faz querer ser independente. Com desejos também de que a vida da filha seja mais emocionante que a sua. 


Três gerações: a tradicional dos pais de Ava que relutam em aprender outro idioma e perder suas raízes, a própria no meio termo e sem identidade e ainda seu filho que tem a tarefa imposta pela família em aprender o cantonês. Até que um dia cuidando da roupa do marido Maria encontra uma calcinha em um bolso. Mantém a descoberta em segredo, mas resolve seguir o marido e assim confirma a traição.

Sua maneira de encarar a infidelidade é criando um curriculum e tentando encontrar um emprego. Na primeira experiência como recepcionista percebe que está desatualizada e incapaz de dar conta das tarefas que lhe são solicitadas. A filha, por outro lado, é moderna e trabalha demais não dando conta da família. Duas gerações encarando seus desafios.

Ava incentiva a mãe a se cuidar e encontrar sua independência e diz que ela deve ir ao casamento do filho mesmo sem a autorização do marido. Este está planejando uma viagem à Tóquio com a namorada dizendo que fará uma viagem a serviço.



Em busca de sua liberdade, Maria faz amizade com três mulheres cantonesas May (Alannah Ong), Anita (Lillian Lim) e Su (Sharmaine Yeoh). Alegres e super ativas, elas vendem vagas de estacionamento ilegais nos quintais e o vizinho, Gabriel (Don McKellar), que à princípio se mostra concorrente na venda ilegal, se revela um ótimo amigo e carente de apoio emocional.

Um dia Maria segue a amante do marido em um parque e a observa achando que não seria reconhecida, mas a garota havia visto uma foto sua, logo, a reconhece e decide termina o relacionamento com o homem. Este último, entra em depressão, começa a beber excessivamente, abandona o trabalho e perde a alegria de viver. A esposa tenta de tudo para ajudá-lo e até pede para a amante que o aceite de volta. Porém, a estrutura da família sofreu um rompimento com todos estes acontecimentos e isto faz a jovem senhora perceber que precisa ser livre e tomar suas próprias decisões, a começar por ir ao casamento do filho. Quando Bing desesperadamente tenta dissuadi- la da viagem ela diz que ele não tem mais o direito de precisar dela, pois o mundo para ela agora é outro.



Meditation Park se entrega então com um filme belo, leve, gostoso de assistir e que faz refletir sobre o papel da mulher e o empoderamento feminino em qualquer idade, classe social ou etnia. Abre-se espaço para enxergar o quão dependente uma mulher se tornou de um homem e como este decide não a respeitar quebrando o pacto de fidelidade celebrado no matrimônio entre eles. Por fim, uma jornada que leva a nossa protagonista a se conhecer e ganhar uma liberdade desconhecida.  Algo que no fundo diz ao espectador que qualquer um pode se encontrar e se reinventar. 

Trailer

Ficha Técnica


Titulo original e ano: Meditation Park, 2018. Direção e roteiro: Mina Shum. Elenco: Peo-Pei Chen, Tzi Ma, Sandra Oh, Don McKellar, Zak Santiago, Lillian Lim, Alannah Ong, Sharmaine Yeoh e liane BalabanGênero: Drama. País: Canadá. Trilha Sonora Original: Stephen Will. Fotografia: Peter Wunstorf. Figurino: Deanna Palkowski. Edição: Daria Ellerman. Distribuidora: Lança Filmes. Duração: 01h34min. 

Onde assistir:

SÃO PAULO
RESERVA CULTURAL 
13h40, 17h30 e 19h25
RIO DE JANEIRO 
ESTAÇÃO NET RIO 2
13h55 e 17h50
NITERÓI 
RESERVA CULTURAL
16h50 e 15h20

PORTO ALEGRE 
GUION CENTER 
15h45
BELO HORIZONTE
NET CINEART PONTEIO 
14h20 e 19h 
ALPHAVILLE
Cinépolis Iguatemi Alphaville 
19h (Seg e Sex) e 14h30 (Sáb e Dom)

Visite tambémhttps://www.lancafilmes.com.br/meditationpark

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)