O Mau Exemplo de Cameron Post - Assista no Belas Artes A La Carte


Procurando a cura onde não há doença.

O Mau exemplo de Cameron Post, dirigido por Desiree Akhavan, é uma adaptação do livro de Emily M. Danforth que o escreveu influenciada por sua própria história. Vencedor do Prêmio do Grande Juri no Festival Sundance em 2018, o filme foi distribuído no Brasil pela Pandora Filmes e foi uma das novidades do Projeto 'Caixa de Pandora' no ano de 2019.

Na trama, Cameron (Chloë Grace Moretz), uma jovem que está terminando os estudos, vive algo intrigante, namora um dos garotos da turma, mas nitidamente não gosta dele. Na verdade ela está apaixonada pela amiga Coley Taylor (Quinn Shephard), com quem mantém encontros furtivos. No baile de formatura, a garota é flagrada pelo namorado em cenas picantes com Coley. Boatos correm e a família extremamente religiosa resolve tomar providências a respeito. Cameron é orfã e vive com a tia super conservadora. Assim, seguindo uma prática usual em muitos estados americanos desde 1890, é então enviada para um Centro de Conversão chamado 'God's Promise'. O local é uma espécie de "AA" onde procura-se "curar" os jovens de suas "más" tendências. Ali os internos são ensinados a rever suas condutas homossexuais, pois estas são tidas como pecaminosas para conseguirem seguir em frente e reconstruir suas personalidades mediante os dogmas repassados. O tratamento consiste em analisar as vidas destes indivíduos, além de suas atitudes, como se estes fossem um iceberg. Acima da superfície está o que se vê e como são, no caso, homo afetivos, e abaixo da superfície estariam as causas que o levam a agir como tal e que segundo o "método" devem ser modificadas e curadas. Os internos tem sessões em grupo e individuais visando encarar coisas que talvez preferissem não confrontar.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: 2018. Direção: Desiree Akhavan. Roteiro: Desiree Akhavan e cecilia Frugiuele - adaptação do livro de Emily M. Danforth. Elenco: Sasha Lane, Forrest Goodluck, John Gallagher Jr., Jennifer Ehle, Chloë Grace Moretz, Quinn Shephard. Gênero: Drama. Nacionalidade: EUA, Reino Unido. Trilha Sonora Original: Julian Wass. Fotografia: Ashley Connor. Edição: Sara Shaw. Figurino: Stacey Berman. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 01h31min.
"Um dos primeiros passos mais importantes é você parar de pensar em si mesma como homossexual. Isso não existe. Não torne seu pecado especial." (Trecho retirado do livro)
Os discípulos do senhor, como são chamados estes jovem em busca de cura por livre e espontânea pressão, devem descobrir quem são durante o processo e escrever seus problemas deixando os abaixo da superfície. O que se assiste é um abuso psicológico sem tamanho. O "acampamento" transmite uma sensação de enclausuramento e sufoco e as cenas tem um colorido hospitalar para envolver o espectador no processo de "cura" e criar uma sensação de  empatia com os personagens. Incômodo e repugnante o filme deixa a qualquer um atônito em ver o que estes adolescentes passam. Um absurdo que ainda existam pessoas que pensem desta maneira preconceituosa e submetam outras a tal tipo de violência.


Na instituição, Cameron faz amizade com Jane (Sasha Lane) e Adam (Forrest Goodluck) e juntos eles resistem bravamente e tentam sobreviver aos discursos moralistas e abusivos dos coordenadores do centro Lydia (Jennifer Ehle) e o irmão Rick (John Gallagher Jr.) supostamente curado de sua homossexualidade.

Por fim, o que se tem é uma jovem mulher descobrindo sua sexualidade e se encontrando com a "família" que a reconhece como ser inteiro e a aceita como tal. Afina, muitas vezes os amigos tem essa força em nossas vidas e nem sempre a família de sangue tem. 


"E eu choro às vezes deitada na minha cama, apenas para tirar o que está na minha cabeça. Me sinto um pouco peculiar. E eu grito - o que está acontecendo?" (4 Non  Blondes)
A história de Cameron se passa no verão de 1989, porém pode perfeitamente ser transposta para os dias atuais, onde famílias conservadoras ainda criam seus filhos sob dogmas de um discurso religioso de certo- errado, vendo sua sexualidade como algo a ser moldado de acordo com seus pré- conceitos, forçando indivíduos a disfarçarem atitudes e sentimentos para se sentirem "aceitos" no contexto social.
Um filme com uma temática atual e extremamente necessária.

Assista no BELAS ARTES A LA CARTE

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Helen Nice

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)