Adeus à Noite, de André Téchiné


O cinema sempre buscou retratar temas polêmicos das mais diversas formas. Porém, trazer alguns tipos de assunto para as telas nem sempre é uma tarefa fácil, e que pode muitas vezes se prender ao superficial e deixar a verdadeira essência apenas como um pano de fundo para uma história que teria muito potencial.

Em Adeus à Noite, do diretor francês André Téchiné, isso não é diferente. Na trama, Muriel (Catherine Deneuve) é a dona de uma grande fazenda de cavalos e de uma belíssima plantação de cerejeiras no sudoeste da França. Animada com o fato de que seu neto Alex (Kacey Mottet Klein) está voltando a cidade, após ter abandonado a faculdade de medicina, ela pretende se reconectar ao jovem. Apesar de inúmeras tentativas, Muriel se vê deixada de lado pelo neto, que esconde da avó suas verdadeiras motivações e seus planos para ingressar em uma organização jihadista na Síria.



Mesmo se tratando de um tema atual e delicado, o longa faz com que a crescente onda de jovens europeus que apresentam ideias radicais e ingressam em movimentos terroristas se torne algo vago, e que embora seja abordado ao longo da história, se torne algo secundário e foque nas rebeldias de um jovem incompreendido.

Catherine Deneuve entrega aqui uma atuação contida, e até mesmo um pouco apática, apesar de conseguir transparecer em alguns momentos o sofrimento das famílias nesse tipo de situação. Kacey Mottet Klein é o que mais se destaca no elenco, apesar de não ter suas motivações totalmente claras, o ator se transforma em um jovem mimado e “rebelde sem causa” que acredita que o mundo será mudado graças aos seus sacrifícios.

Um ponto a ser destacado é a direção de fotografia de Julien Hirsch, que traz belíssimas imagens que trazem leveza a trama, principalmente as cerejeiras de Muriel e o contraste das montanhas que cercam a fazenda de cavalos. Infelizmente, os excelentes cenários não são suficientes para fazer o roteiro engrenar e captar a atenção do público, se tornando mais uma história maçante sobre jovens em busca de se tornarem alguém de importância no mundo, nem que isso machuque o próximo de alguma maneira.


Avaliação: (2/5)
Trailer



Ficha Técnica
Título original e ano: L'Adieu à la nuit, 2019. Direção: André Téchiné. Roteiro: André Téchiné, Léa Mysius e Amer Alwan. Elenco: Catherine Deneuve, Kacey Mottet Klein, Stéphane Bak, Oulaya Amamra, Kamel Labroudi, Jacques Nolot, Mohamed Djouhri. Nacionalidade: França . Gênero: Drama. Trilha Sonora Original: Alex Rault. Fotografia: Julien Hirsch. Edição: Albertine Lastera. Figurino: Jurgën Doering. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 1h52min.

EM CARTAZ 

Escrito por Juliana Melguiso

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)