Brooklyn Sem Pai Nem Mãe


Dirigido, roteirizado e protagonizado por Edward Norton, 'Brooklyn Sem Pai Nem Mãe' é um projeto ousado de neo-noir com elenco de peso e baseado no livro homônimo de Jonathan Lethem (ver aqui). Em termos estéticos, o longa-metragem é um estouro. A reconstituição da Nova York da década de 1950 é mais que plausível, hipnotizante. A direção de arte entrega um visual acurado e que diz muito sobre cada personagem e o mundo em que vivem. A fotografia cumpre seu papel de remeter o espectador a um autêntico filme noir e a narração, embora por vezes desnecessária e inverossímil, também exerce essa função.

Quanto ao roteiro, não pode-se dizer o mesmo. Lionel, personagem de Norton, faz o desserviço de ser um clichê nocivo. Com uma espécie de síndrome de tourette, o detetive tem tiques físicos e verbais o tempo inteiro, o que torna sua socialização precária e o faz ser constantemente chamado de “aberração”. Mas é óbvio que o herói do filme compensa isso sendo genial, cumprindo o estereótipo do doente mental funcional e brilhante. Acontece que Lionel tem uma memória absoluta, lembrando-se de cada palavra que já lhe disseram.

 
E tal fator é a única coisa que o põe no rastro dos assassinos de seu amigo e mentor Frank Minna. Vivido rapidamente por Bruce Willis, o dono da agência de detetives trabalhava sozinho em um caso escuso. Na ocorrência de sua morte, seus subordinados estão às cegas para descobrir por que o mataram. Porém, é claro que a incrível mente de Lionel começa a pescar detalhes de pequenos comentários feitos pelo chefe que são a chave para chegar em Laura, sua luta comunitária pelas comunidades marginalizadas e o malvado Moses Randolph, papel de Alec Baldwin, com seu plano racista de realocação dos negros e latinos para a construção de parques.

É sintomático que o filme jogue fora uma das características mais interessantes do gênero noir, que é justamente a forma como ninguém é bom ou mau e todos habitam nas sombras. Mas em Brooklyn Sem Pai Sem Mãe, isso vale apenas para os personagens mais secundários como Tony (Bobby Cannavale) e Coney (Ethan Suplee). Outro problema de proporções estratosféricas é o ritmo da narrativa, seriamente comprometido pela tentativa de fazer a história funcionar como um quebra-cabeças intrigante.


Trailer


Ficha Técnica

Título Original e ano: Motherless Brooklyn, 2019. Direção: Edward Norton. Roteiro: Edward Norton - baseado na obra de Jonathan Lethem. Elenco: Edward Norton, Gugu Mbatha-Raw, Alec Baldwin, Bobby Cannavale, Willem Dafoe, Bruce Willis, Josh Pais, Michael Kenneth Williams e Ethan Suplee. Gênero: Suspense, Noir. Nacionalidade: Estados Unidos. Trilha Sonora Original: Daniel Pemberton. Fotografia: Dick Pope. Direção de arte e cenografia: Beth Mickle. Figurino: Amy Roth. Edição: Joe Klotz. Distribuição: Warner Bros Pictures.

HOJE NOS CINEMAS 

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)