Jojo Rabbit, Taika Waititi


A combinação de Holocausto e nazismo com humor pode parecer polêmico à primeira vista, mas diversas produções já chegaram a realizar uma versão mais lúdica do trágico ocorrido. Em ''A Vida é Bela'(1997), Roberto Benigni ousou ao exibir a visão de uma criança para o universo de terror daquela época, sem alteração de fatos, pois a realidade ficaria rondando entre os personagens como um monstro constante. Já em Bastardo Inglórios, Quentin Tarantino subverte os fatos para mostrar uma vingança de valor histórico. Nos anos 40, O Grande Ditador, de Charlie Chaplin foi cirúrgico em sua caricatura de Hitler. E agora no inicio de uma nova década, ou fim para alguns, a trama da vez é  Jojo Rabbit, de Taika Waititi. A película mostra um garoto de 10 anos completamente dedicado ao nazismo, visto que seu amigo imaginário é Hitler.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Jojo Rabbit, 2019. Direção: Taika Waititi. Roteiro: Taika Waititi - adaptação do livro ''O Céu que nos oprime'' de Christine Leunens. Elenco: Roman Griffin Davis, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Taika Waititi. Nacionalidade: EUA. Gênero: Comédia, Guerra, Drama. Fotografia: Mihai Malaimare Jr.. Trilha Sonora OriginalMichael GiacchinoEdição: Tom Eagles. Distribuidora: FOX FILM DO BRASIL. Duração: 108 min.

Inspirado no livro de Christine Leunens 'O Céu que nos oprime' (ver aqui), sobre um menino alemão  (Roman Griffin Davis) que busca se encaixar em seu mundo. Um dia o pequeno descobre Elza, uma menina judia, escondida dentro de casa. Sua mãe, Rosie (Scarlett Johansson, que concorre ao Oscar na categoria de atriz coadjuvante), faz parte da resistência aos nazistas, cuida de Jojo sozinha e protege Elza (Thomasin Mckensie).


A abertura do longa é essencial para entender a proposta da fixação de Jojo com o nazismo. Apesar dessa premissa, o neozelandês Waititi, responsável pela direção e roteiro, entrega um filme hilário que comove e surpreende. Sua atuação como o próprio Hitler é de uma provocação incrível e uma resposta do mesmo ao abominável personagem real. Waititi é de descendência Maori/Judia.

Por fim, a partir da visão de Jojo a trama exemplifica a prisão mental daqueles que vivem e mantêm a mente sob o comando de um regime e daqueles que podem ser livres. Aprendemos com o pequeno nazista, Jojo, que amadurecer dói.

“Though nothing, nothing will keep us together. We can beat them, for ever and ever”.
(Embora nada, nada nos manterá juntos. Nós podemos vencê-los, para todo o sempre)
 David Bowie, ''Heroes''.

JOJO RABBIT levou o prêmio do sindicatos do roteiristas na última semana e já é o predileto a ganhar o oscar de 'melhor roteiro adaptado'. O filme recebeu ao total seis indicações da academia, entre as que não foram citadas, 'melhor filme, figurino, edição e design de produção.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Andrei Morais

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)