Invasão Zumbi 2: Península

 

Em 2016, o diretor Sang-ho Yeon conquistou um baita recorde com seu filme 'Invasão Zumbi'. A película se tornou uma das maiores bilheterias na Coréia o Sul e faturou ao redor do mundo cerca de 93.1 milhões. O longa era o quarto filme a ser dirigido por ele que já tinha experiência em séries e curtas e contava como passageiros de um trem tentam sobreviver no percurso e Seoul a Busan, após um vírus mortal se proliferar. Algo similar foi visto no longa de 72 ''Expresso do Horror'', mas o trabalho de Yeon é fenomenal de bom. 

Ao ser questionado se traria uma continuação, o cineasta disse que era muito cedo para pensar nisso, mas que não tinha ao exato momento essa t, contudo, três anos mais tarde, o filme conseguiu sair do papel e em 2020 ele finalmente chegou as telas. A sequência vem com um subtítulo de 'Península' e não tem relação direta com os personagens do primeiro filme. É o famoso 'Stand alone', ou seja, pode ser assistido sozinho sem a necessidade do primeiro. 

Invasão Zumbi 2: Península mostra, em seus momentos iniciais, o oficial do exercito Jung Seok (Dong-Won Gang) fugindo com a irmã, o cunhado e o filho deles. O grupo precisa chegar até um navio que os levará a um lugar para ficarem isolados, porém no caminho não só veem pessoas se transformando em zumbis como alguns civis pedindo socorro. Um destes, é um homem que pede ajuda para retirar a filha pequena dali. A menina está nos braços da mãe e a mulher chega a bater no vidro do carro. Ainda assim, Jung acelera e vai em frente, afinal, eles podem estar contaminados. O militar e sua família conseguem então chegar a embarcação, como também outras pessoas, todavia, alguém ali estava contaminado e se transforma em zumbi. O ocorrido faz muitas pessoas se contaminarem e o militar e seu cunhado são alguns dos únicos que sobrevivem. Após o ataque dentro do navio ser noticiado, muitos países que iriam receber os refugiados sul-coreanos, se negam. E eles ficam ilhados em nas redondezas. Contudo, certo dia, certo dia, chega a notícia que existem um caminhão cheio de malas contendo dólares e eles precisam voltar a cidade para buscar, pois o dinheiro poderá os levar a outro país e recomeçar a vida. 

O que eles não sabem é que um grupo com suas próprias leis está caçando pessoas para alimentar os zumbis como forma de divertimento. E eles terão então não só que fugir dos comedores de cérebro como também de homens sem escrúpulos. A trama se passa quatro anos após o vírus se espalhar.

Trailer


O primeiro Invasão Zumbi tem um frescor e escolhas fenomenais para uma narrativa do gênero. Não é atoa o seu sucesso tremendo. Deste modo, vale dizer que a continuação do longa não traz em si tantas surpresas, mas convence bem e é enérgico. 

Assistimos os personagens centrais se preocuparem não só com os zumbis, mas também o egoísmo humano e sua forma mesquinha de lidar com situações apocalípticas. Quando começamos a observar Jung tentando salvar sua família, o próprio acaba pecando neste quesito também. A reflexão dele sobre o que fez chega anos mais tarde e com sua pele sendo salva por alguém que ele hesitou em resgatar.

quando Jung e seu cunhado saem da península para tentar recuperar as malas de dinheiro que podem os salvar eles traçam jornadas diferentes. Um tem a sorte de ser salvo por um grupo formado por duas meninas, a mãe e o avô. E o outro vai sofrer na mão de um conjunto de pessoas extremamente vis e maldosas. Portanto, se um deles tem tempo para repensar o que fez e até criar feição pelas mulheres fortes e o homem que o salvam, o outro começa a temer por sua vida constantemente. 

O filme tem não só diálogos em coreano como em inglês e entrega várias referências de filmes de ação e também de zumbi que já vimos antes, contudo, se sobressai no que propõem e faz valer a ida ao cinema.

A fotografia vem de acordo. Escura, esverdeada, com takes feitos por câmeras noturnas e muitas cenas com a câmera na mão. O design e a ambientação revelam um mundo sem vida. Contaminado, sujo, sucateado e totalmente perdido. 

Yeon é sem sombras de dúvidas muito criativo e traz muita dinamicidade em sua direção. Não deixa em nenhum momento o filme ter um tom parado e morto, pelo contrário, está sempre jogando a história pra frente e visualmente resolve conflitos de uma forma bem prática. Há sim clichês e obviedades aqui, mas não é de um todo algo que estraga a jornada dos personagens.

Com um elenco afiado, uma narrativa atraente e muitos, mas muitos zumbis famintos, Invasão Zumbi 2 é uma ótima pedida.

Avaliação: Dois corações valentes e meio (2,5/5)

SOMENTE NOS CINEMAS

See Ya


B-












Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)