Unidas Pela Esperança | Assista nos Cinemas



Unidas Pela Esperança é uma deliciosa comédia dramática inspirada em eventos reais.


O roteiro de Rosanne Flynn e Rachel Tunnard, sob a direção de Peter Cattaneo, nos mostra de forma divertida e envolvente como pessoas de personalidades tão distintas puderam realizar feitos incríveis e como a música pode realizar milagres em suas vidas.

O cenário do filme é uma base militar fictícia chamada Flitcroft, porém as filmagens ocorreram em uma base real, a maior base do exército britânico, localizada em North Yorkshire. O ano é 2010 e a Guerra do Afeganistão faz com que muitas tropas sejam destacadas para o exterior por longos períodos. Assim o regimento de maridos e uma esposa (sim, há um casal de mulheres) se prepara para o embarque. As esposas que ficarão, terão que criar atividades de recreação para mudarem o foco do medo pelo perigo que seus entes queridos irão enfrentar. O objetivo das atividades é ajudar as mulheres dos militares a se expressarem, como uma forma de terapia ocupacional que as auxiliasse com as angustias e o isolamento a que foram impostas. Cada ligação, carta ou visita poderia trazer más notícias e isso pode gerar transtornos psicológicos irreparáveis, mas daí você pode questionar se essas mulheres não tem vida própria e não possuem seus próprios trabalhos. Bem, lembre-se que se trata de um local distante da capital londrina, a base é então o centro de tudo e as opções de lazer são bem restritas.

A novata na Presidência do Comitê Social da Base, Lisa Lawson (Sharon Horgan) não parece muito motivada, e ainda tem questões de comportamento com sua filha adolescente Frankie (India Ria Amarteifio). É então que a esposa do comandante, Kate Barclay (Kristin Scott Thomas) resolve se voluntariar para dar um empurrão nas reuniões das mulheres. Ela perdeu um filho em serviço e tem traumas profundos.


Aliás, cada uma das esposas tem questões psicológicas e as reuniões deveriam servir como alívio. Assim, surge uma disputa acirrada por poder entre a chefona Kate e a desencanada Lisa. É aí que o filme ganha força e profundidade. As atuações são muito intensas. Aliás, o embate entre as duas traz à tona toda angustia que elas escondem. Medo, conflito social, traumas, tristezas, luto, os horrores da guerra, a pressão da vida militar, alegria, realização. Tudo isso está em cada cena. Kate, aristocrática e metódica quer atividades culturais. Lisa e as outras mulheres querem "cafés" regados a álcool e conversas informais. Quando uma das mulheres sugere que formem um coral, Kate já pensa em um repertório clássico e em suas noções de música, enquanto Lisa caminha para o lado pop que vez ou outra esbanja no karaokê. 

As canções que ouvimos durante o filme são maravilhosas. Englobando hits dos anos 80 como "Time After Time", "Shout", ''Don't You Want Me", entre outros. Detalhe que as atrizes cantam realmente, sem dublagem. Do primeiro ensaio, que foi um verdadeiro desastre, até atingirem o objetivo, veremos mulheres fortes e determinadas, que estavam à sombra dos maridos militares, mas na falta destes, desabrocharam em todo seu potencial. Contra todas as probabilidades, elas se empenham e conseguem melhorar dia a dia. O coral, que ficara sob a supervisão do Oficial Croods (Jason Flemyng), tem seu talento reconhecido e é convidado a se apresentar em um grande evento oficial em Londres. 

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Military Wives, 2019. Direção: Peter Cattaneo. Roteiro: Rachel Tunnard, Rosanne Flynn. Elenco: Kristin Scott Thomas, Sharon Horgan, Lara Rossi, Gaby French, Lara Rossi, Greg Wise, Jason Flemyng, Laura Checkley. Gênero: Comédia. País: Reino Unido. Trilha Sonora Original: Lorne Balfe. Fotografia: Hubert Taczanowski. Edição: Anne Sopel, Lesley Walker. Distribuição: Califórnia FilmesDuração: 112 min. Classificação: 12 anos

O ponto máximo do filme é a cena da apresentação que vem com emoção e bom desempenho. As personagens fictícias são interpretadas por cantoras de corais. E fica lindo de assistir e ouvir! A canção "Wherever You Are", composta a partir de trechos das correspondências entre elas e seus familiares, foi apresentada no The Royal British Legion's Festival of Remembrance na famosa casa de shows Royal Albert Hall, em 12 de novembro de 2011. 

Military Wives, título original do filme, refere-se a uma instituição de caridade registrada e uma rede de setenta e cinco corais em bases militares britânicas no Reino Unido e exterior e já conta com 2.300 mulheres. Ligadas por um lema: Juntas somos mais fortes!

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Helen Nice

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)