Do Outro Lado da Lei, de Pablo Trapero | Assista no Belas Artes à La Carte

 

Pablo Trapero sempre traz ao cinema estórias de casos reais ou que denunciam e criticam injustiças sociais. Trabalhando ativamente na indústria desde 1999, o diretor já teve produções em diversos festivais e chegou a dirigir o ator brasileiro Rodrigo Santoro no excelente 'Leonera' (2008). Seis anos anterior a este trabalho, aliás, Trapero lançava 'Do outro Lado da Lei', produção que segue a jornada de Zapa (Jorge Román). Um serralheiro que se junta a policia argentina e tem de lidar com situações duras, após sua formatura. 

Na polícia, obviamente, Zapa conhece os modos corruptos do trabalho de seus superiores e ao se sobressair nas ações e medidas que a corporação tem diariamente, acaba até subindo de cargo. Durante sua formação, conhece Mabel (Mimí Ardú), professora e militar responsável pelas turmas, e eles acabam se envolvendo por algum tempo, mas a conduta profissional e pessoal do homem acaba sendo um obstáculo para que a professora insista na relação.

Até entrar no serviço militar, o serralheiro vivia em um vilarejo mais distante dali e mantinha contato constante com a família. Com esta nova vida, isto só volta a ocorrer quando situações do cotidiano o colocam em perigo. 

Cardápio da semana


Ficha Técnica

Título original e ano: El Bonaerense, 2002. Direção: Pablo Trapero. Roteiro: Nicolas GueilburtRicardo RagendorferDodi ShoeuerPablo Trapero e Daniel ValenzuelaElenco: Jorge Román, Mimí Ardú, Darío Levy,  Hugo Anganuzzi, Victor Hugo Carrizo. Gênero: Crime e Drama. Nacionalidade: Argentina, Chile, Holanda e França. Trilha Sonora Original: Pablo Lescano. Fotografia: Guillermo Nieto. Edição: Nicolás Goldbart. Duração: 01h45min.

Trapero é sagaz ao mostrar a vida simples e suas dificuldades. Não nos faz julgar os personagens que conhecemos, mas nos deixa entender seus atos ou até ter empatia por suas escolhas. Se estas são certas ou não, o destino final de cada um poderá dizer e justificar. 

O personagem central aqui, Zapa, anteriormente somava responsabilidades mais comuns em seu dia a dia e o novo trabalho não chega a ele exatamente por vontade própria. Tem também a necessidade, entre outros fatores. Mas o intrigante na jornada que assistimos é como se dá a sua transformação visto ao que ele vê dentro da corporação e a como reage ao que apreende. Ao espectador, fica a chance de pensar não só nas complexidades do trabalho de policial como também ao comportamento dos homens que acaba sendo exagerado para com todos, até mesmo para com as mulheres que tem um certo afeto.

Avaliação: Três homens brutos (3/5).

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)