Espacate | Festival Volta ao Mundo: Suiça


A paisagem gélida de uma cidadezinha suíça esconde muito mais do que aparenta. Lá, a professora Marina (Rachel Braunschweig) vive sua vida totalmente dentro dos padrões com a filha, Selma (Nellie Hächler), e o marido, Jörg (Michael Neuenschwander). Paralelamente, ela mantém um caso com Artem (Aleksey Serebryakov), um imigrante ucraniano que mora ilegalmente na Suíça. Ele é pai de uma das alunas de Marina, Ulyana (Masha Demiri), uma adolescente dividida entre sua paixão pela ginástica artística e as consequências que a clandestinidade acarreta em sua vivência. A teia de segredos que liga estes personagens aos poucos vai afetando suas vidas de forma profunda e irreversível.

O drama familiar dirigido por Christian Johannes Koch já se inicia com uma intensa cena de sexo entre Marina e seu amante, apresentando a protagonista como um ser autônomo e dotado de desejos próprios antes de delegar a ela os papeis de professora, mãe e esposa. Isso ajuda a evitar, tanto da parte do roteiro quanto da parte do público, julgamentos moralistas com suas escolhas e atitudes enquanto indivíduo, um clichê já esperado deste tipo de filme. Espacate não se propõe a ser maniqueísta na construção de seus personagens. Não existe antagonista, apenas pessoas reagindo a situações e emoções com as quais não sabem lidar. Tal perspectiva afasta o filme de se tornar um melodrama exagerado e cheio de reviravoltas mirabolantes. Na verdade, trata-se de uma obra bastante contida dentro de sua idealização, apresentando com sensibilidade e delicadeza temas como infidelidade conjugal, crises familiares e imigração ilegal.

Ficha Técnica

Título original e ano: Spacat, 2020. Direção: Christian Johannes Koch. Elenco: Rachel Braunschweig, Aleksey Serebryakov e Masha Demiri. Nacionalidade: Suiça. Gênero: Drama Idiomas: Russo e Alemão. Faixa etária: 14 anos. Duração: 110min. Disponível no áudio original com legendas.

Boa parte do êxito de Espacate se deve a seu excelente elenco, em especial Rachel Braunschweig, como a protagonista cheia de nuances, e Masha Demiri, como a vítima das circunstâncias que indiretamente acaba sendo a catalisadora dos acontecimentos da história. Ambas foram indicadas ao Swiss Film Award por suas performances. As atrizes trazem vulnerabilidade e potência à frágil relação entre estas personagens, de modo que suas ações, mesmo aquelas que podem ser consideradas egoístas ou detestáveis, soem justificáveis dentro de suas subjetividades. Aleksey Serebryakov nem precisa estar em cena por todo o filme para que sua atuação seja memorável, como o sofrido imigrante que trabalha duro para conquistar uma vida digna para si mesmo e sua filha. Completando o elenco principal, Nellie Hächler e Michael Neuenschwander, respectivamente como a filha e o marido da protagonista, em interpretações que podem passar despercebidas por terem menor impacto na trama, mas que são essenciais para estabelecer o clima de frustração conjugal que justifica a infidelidade de Marina.

Ainda que perca um pouco de ritmo em seu último ato, Espacate é bem-sucedido em construir uma instigante trama que, com a notável performance de seu elenco, consegue subverter expectativas dentro de uma fórmula já tão batida.

A produção está disponível no Belas Artes À La Carte por conta do Festival Volta ao Mundo: Suiça que acontece na plataforma de 06 a 18 de Maio e é uma parceria exclusiva com a Swiss Film Foundation.


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Cardápio da Semana


Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)