Acqua Movie | Assista nos Cinemas

 
Nesta continuação passada cerca de dez anos depois de Árido Movie (2005), o então protagonista Jonas sofre uma morte abrupta nos primeiros minutos do filme e passamos a acompanhar seu filho Cícero em uma viagem para a cidade natal do pai a fim de dar um destino a suas cinzas, jornada análoga a do primeiro filme.

Com seus treze anos aparentes, Cícero é um personagem bem construído na volatilidade de sua pré-adolescência: os rompantes de amor e ódio com a mãe; seus hábitos de criança mimada da cidade grande contrastando com o desejo de conhecer o novo, o rio, os animais; sua opinião preconceituosa acerca dos indígenas colidindo com a curiosidade e a abertura para viver novas aventuras com estes; a receptividade ao tio Múcio apesar de querer respeitar os desejos de Jonas. Tais contradições que em personagens adultos seriam um defeito, aqui surgem com beleza através do deslumbramento do olhar ainda infantil.

As boas interpretações de Antônio Haddad (Cícero), Alessandra Negrini (Duda), Augusto Madeira (Múcio) e Marcélia Cartaxo (Cátia) encontram problemas em uma direção de atores truncada que funciona em interações um a um, mas que desanda no momento que um terceiro elemento entra em cena, gerando momentos como o do almoço na fazenda, em que o estranhamento vislumbrado ultrapassa a mera estranheza pretendida entre os personagens.


Além disso, o filme não se decide entre o registro completamente naturalista e um tom que extrapola o realismo, seja para o caminho do fantástico ou para o caminho do escracho, o que causa enorme inconsistência, impedindo o espectador de se acostumar com um ou outro.

Mas o grande defeito do longa-metragem é não conseguir evocar a estética da água quando o rio não está sendo mostrado. Por mais que isso tente ser feito através de garrafas de água mineral, aquários e da presença do surf na vida de Cícero por meio de quadros e jogos eletrônicos, no fim das contas a estética da aridez predomina, principalmente pelo uso de cenas estouradas e luz amarela forte. O uso de planos com movimentos fluidos poderia cumprir essa função, mas estes são intercalados demais por planos estáticos em uma montagem dura.

O encanto da obra reside nas sequências aquáticas da primeira cena e do Rio São Francisco e naquelas que traz a presença dos povos indígenas, seja em seu protesto por demarcação de terra, seja em seus rituais ou em seu dia-a-dia na Ilha de Conceição.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Acqua Movie 2019. Direção: Lírio Ferreira. Roteiro: Lírio Ferreira, Marcelo Gomes e Paulo Caldas. Elenco: Alessandra Negrini, Antonio Haddad, Augusto Madeira, Guilherme Webber, Marcélia Cartaxo. Gênero: Drama, Road Movie. Nacionalidade: Brasil.  Trilha Sonora Original: Antônio Pinto. Edição: Vânia Debs. Fotografia: Gustavo Hadba. Distribuição: Imovision: . Produção: Chá Cinematográfico. Duração: 105min.

SOMENTE NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)