45 do Segundo Tempo | Assista nos Cinemas



Estrelado por Tony Ramos, o novo filme de Luiz Villaça, 45 do Segundo Tempo, estreia neste quinta-feira (18) e traz um elenco de peso para uma dramédia daquelas bem típicas, que foram o carro chefe da Globo Filmes durante os anos 2000.

O primeiro ato se dá com uma série de infortúnios que nos aproximam do protagonista Pedro (Tony Ramos). A negação de um empréstimo, a dor no joelho, o comportamento teimoso do cachorro, ter a simpatia devolvida com desdém, a falta de produtos devido à falta de dinheiro e as repressões burocráticas do governo que decidem agir no momento mais inoportuno. Quem nunca passou por nada disso, afinal? E Pedro leva as situações de forma muito humana: xinga, se irrita, age com impaciência, é imaturo ao fazer chantagem e agir com revanchismo, mas contrapõe tudo com bom humor e carisma entre um e outro acesso de negatividade.
Créditos: Divulgação    
Tony Ramos e a cachorrinha Calabresa 

O primeiro tropeço do filme se dá ainda no início com as reações da cachorrinha Calabresa. O fato dela reagir abaixando as orelhas e fazendo carinha triste quando seu dono não consegue o que quer, sendo o foco da câmera e até a maneira como Pedro se comunica com ela ao caminharem na rua traz uma pegada infantil que destoa do restante da obra. É como se, nesses momentos, estivéssemos assistindo a um filme da sessão da tarde protagonizado por crianças e animais esportistas. Todavia, este incômodo dura pouco.

Apesar dos problemas, Pedro sente grande felicidade em reencontrar dois amigos da época do colégio. Os três são reunidos por uma equipe de fotógrafos em uma estação do metrô paulista para recriar uma foto histórica em que os três posaram na inauguração daquele trem. Sem vê-los há trinta anos, se surpreende ao encontrar no amigo Ivan (Cássio Gabus Mendes), então manifestante político, um advogado criminalista bem sucedido em livrar figurões ricos da cadeia; e no amigo Mariano (Ary França), um padre. Apesar da nostalgia em revê-lo, seus ex-amigos o evitam após o breve encontro. 

Créditos: Divulgação    
Os amigos  Ivan (Cássio Gabus Mendes), Pedro (Tony Ramos) Mariano (Ary França) em reencontro

Solteirão e solitário, Pedro vê as três paixões de sua vida perecerem: Calabresa, velhinha, morre; sua cantina italiana (herança de seu avô) está a beira da falência; e o Palmeiras não ganha um título desde 1994. Convicto, toma a decisão de se matar. Não é uma ideia de suicídio advinda da tristeza e do desespero, mas da constatação de que seus bons tempos ficaram para trás e sua vida já deu o que tinha que dar. Mariano e Ivan voltam a conviver com ele apenas para demovê-lo dessa loucura (mais por culpa que por amizade) e nessa jornada, encontram assuntos mal resolvidos em suas vidas também.

Enquanto a missão do padre e do advogado é “salvar” a vida de Pedro, este está empenhado em viver intensamente seus últimos dias na mesma companhia da sua tão feliz adolescência. Pedro tenta recriar de alguma forma esses tempos melhores, mas apenas este desejo não é capaz de trazê-los de volta.

Trailer


Ficha Técnica
Título Original e ano: 45 do Segundo Tempo, 2022. Direção: Luiz Villaça. Roteiro: Luiz Villaça, Rafael Gomes, Luna Grimberg e Leonardo Moreira. Elenco: Tony Ramos, Ary França, Cássio Gabus Mendes, Denise Fraga. Gênero: Comédia, Drama. Nacionalidade: Brasil. Fotografia: Alexandre Ermel. Montagem: Andre Dib. Direção de Arte: Cássio Amarante. Trilha Sonora Original: Dimi Kireeff. Produção: Café Royal e Bossa Nova Filmes. Coprodução: Globo Filmes, Telecine, SPcine. Distribuição: Paris Filmes. e Downtown Filmes. Duração: 110 minutos.
Uma bela reflexão acerca da vida e da morte, da nostalgia e do “carpe diem”, 45 do Segundo Tempo trata dos assuntos sem tabus e sem a intenção de terminar com uma lição de moral. Em alguns momentos, pende para a pieguice, mas o principal desajuste do filme é o problema de ritmo que enfrenta no terceiro ato. Ainda assim, a maestria do elenco ultrapassa qualquer defeito. Os três protagonistas são engraçados (e até caricatos) sem que isso prejudique a verossimilhança daqueles personagens.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)