Propriedade, de Daniel Bandeira | Assista nos Cinemas


Tereza (Malu Galli) é o eixo do filme brasileiro Propriedade, longa com condução do diretor nordestino Daniel Bandeira. Mulher sensível das classes altas recifenses, a personagem privilegiada da Casa Grande desenvolveu síndrome de pânico devido ter sido sequestrada e coagida com uma arma na cabeça por um representante da Senzala. O meliante foi baleado pela polícia, os Capitães de Mato, exalando seu último suspiro de vida no ouvido de Tereza.
Nesse mundo de extrema violência, as referências à obra imortal de Gilberto Freyre ''Casa Grande'' e Senzala, desmentem a cordialidade das lutas de classe que se desenrolam nas terras deste Brasil. Os opressores e oprimidos estão em guerra constante, com mortes cruéis em ambos os lados. 

Refém deste pânico intenso, desenvolvido devido ao trauma do sequestro, a mulher, em um carro blindado, viaja com o marido à fazenda da família. Eles vão comemorar a venda do latifúndio improdutivo para uma rede de hotéis. O planejamento é de se construir um hotel fazenda, a despeito dos trabalhadores rurais que ali vivem há décadas e que precisarão abandonar suas casas. Os peões, porém, não aceitam a situação de bom grado e uma onda de violência sanguinária explode, o que se torna uma verdadeira luta de classes, cheia de reviravoltas e muitas mortes.

Créditos: Vitrine Filmes
Em território nacional, o filme passou por mais de cinco festivais de cinema, entre eles as últimas edições do Festival do Rio também pela Mostra SP.

Os atores do filme são magníficos, mas a atriz Malu Galli se destaca com uma interpretação magnífica. Mesmo fragilizada por seu medo paralisante, a personagem, ao mesmo tempo, é forte e inteligente, no seu afã de sobreviver aos seus antigos empregados, agora algozes. O carro blindado é seu único refúgio. Conseguir escapar da fazenda é a única chance de sobrevivência e Tereza faz de tudo para conseguir seu intento. Todos querem sobreviver e, para isso, todos vão matar!
Um paralelo fascinante a este filme é a obra Bacurau, do diretor premiado Kleber Mendonça Filho. Os oprimidos não são indefesos e os opressores vão sentir na pele toda a violência desta resistência. Essa “quebra de braço” eterna é a causa de várias guerras (por exemplo, israelenses e palestinos) e a característica principal das lutas de classe, que são o motor das conquistas humanas, desde os tempos primevos.
Propriedade é cinema político e de gênero. A narrativa não se explica, num enunciado tedioso de ideias, mas se expõe em sequências de muita ação e suspense. O trabalho da direção cria um ritmo alucinante de golpes e contragolpes, onde ninguém é inocente. Personagens, aparentemente indefesos, são capazes de atos terríveis para sobreviver e destruir o oponente.
A produção é o segundo lançamento da Sessão Vitrine Petrobrás, após o seu retorno efetivo, e conta com exibição em cinemas de todo o país por preços módicos. É a chance de assistir um filme nacional maravilhoso sem pesar no bolso. Daqueles de enervar qualquer um a partir da ótica de ''Casa Grande e Senzala ao contrário''. Nada de doçura, só violência!
Trailer

Ficha Técnica
Título Original e ano: Propriedade, 2022. Direção e Roteiro: Daniel Bandeira. Elenco: Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira, Sandro Guerra, Roberta Lúcia, Amara Rita Magalhães, Marcílio Moraes, Nivaldo Nascimento, Clebia Sousa, Marília Souto, Chris Veras, Carlos Amorim, Anderson Cleber, Aruandhê Pereira, Andala Quituche, Natureza Rodrigues, Maria José Sales, Ângelo Fàbio, Ane Oliva, Samuel Santos, Edilson Silva, Erick Silva. Gênero: Thriller/Drama. Nacionalidade: Brasil. Direção de Fotografia: Pedro Sotero. Direção de Arte: Maira Mesquita. Figurino: Andréa Monteiro. Montagem: Matheus Farias. Maquiagem e Caracterização: Tayce Vale. Trilha Sonora Original: Caio Domingues, Nicolau Domingues. Som Direto: Lucas Caminha. Desenho de Som: Nicolau Domingues. Colorista: Pablo Nóbrega. Direção de Produção: Juliana Calles e Tiago Melo. Produtora: Símio Filmes, Vilarejo Filmes. Produção: Kika Latache, Livia de Melo. Distribuidora: Vitrine Filmes. Duração: 100 minutos
Nota: 8,5/10.

EM EXIBIÇÃO NOS CINEMAS!

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)