Garota Exemplar, Gillian Flynn


O Amor é a infinita mutabililidade do mundo; mentiras, ódio, até mesmo assassinato, tudo está atrelado a ele; é o inevitável desabrochar de seus opostos, uma magnífica rosa com um leve cheiro de sangue.  - Tony Kushner, The Illusion
É com esta profunda e árdua citação que se inicia o thriller condensado em livro: ''Garota Exemplar'' de Gillian Flynn. Ele nos conta a história de Amy Eliott Dune e seu marido Nick Dunne. Ambos são jornalistas falidos (iiixiii, vamos mudar de profissão aeeeê lol) que se mudaram recentemente de Nova York para o Missouri para cuidar dos pais de Nick que estavam doentes.

Amy é filha única dos renomados psicólogos, Marybeth e Rand Elliot. Eles fizeram fortuna escrevendo uma série de livros infato-juvenis baseados na vida da própria filha, desde o dia em que nasceu. Com a grana que lhe coube como direito, Amy se mantém, e começa a ter que usar cada vez mais após ela e seu marido ficarem desempregados. Nick, diferentemente da esposa, não é filho único e nem é bem de vida. Tem uma irmã gêmea chamada Margo, a quem chama carinhosamente de Go e mora na casa da falecida mãe deles. É com Go que ele monta um bar na sua cidade natal, custeado pelas finanças de Amy, para poder se re-estabelecer e ajudar nas despesas, mas o pote de ouro começa a ficar sem reservas e tudo parece se desequilibrar já que não é só o lado financeiro de Amy e Nick que está indo por água abaixo, parece que o relacionamento deles também. Para piorar de vez,  no dia da comemoração do quinto aniversário de casamento do casal Dunne, Amy desaparece sem deixar rastros. 

Nick encontra a casa revirada e sem sinal da esposa. Tudo muito estranho. Tudo indicando que ela fora levada por alguém, mas de uma maneira não tão convincente. (Tipo aquelas coisas que você vê na série CSI ).  A polícia então é chamada por ele, mas nem por isso ele é salvo da lista de suspeitos. Pelo contrário, logo todas as pistas recaem sobre ele indicando que está intrinsecamente envolvido no sumiço da mulher. No inicio ele se mostra calmo e frio quanto as acusações, mas não demora para que os relatos de Amy em seu diário nos indiquem que algo está errado. Assim, embora Nick alegue inocência, a medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, fica claro que alguém está mentindo. Falta saber quem: Amy ou Nick?!

A narração do relacionamento se segue e se alterna entre ele e ela. Daquela velha forma ''ela disse, ele disse''. Contudo, os relatos de Amy são feitos em diário e no passado. Enquanto vemos Nick se rebolar para esconder seus segredos do presente, o livro é divido em três partes e em cada uma delas ou até em cada relato dos dois, você não sabe em quem acreditar, pois vemos ali o retrato mais que cruel, o espelho fiel de como Amy e Nick são pessoas horrendas e cheias de segredos envolvendo mentiras e fingimento que foram a base,  nada sólida, da construção e/ou destruição do casamento deles.  

Ainda temos no enredo personagens em segundo plano como: o pai debilitado de Nick, Bill Dunne, alguns vizinhos e amigos dentre eles Noelle Hawthorne e Stucks. Andie, uma universitária fogosa, Desi, um amigo de Amy do high school, Hilary Handy, a menina que, segundo Amy, a atormentava. Boney e Gilpin, policiais que conduzem a investigação. Tanner e Betsy, advogados do caso, toda uma imprensa, sedenta de audiência, entre outros.
Bem,  Amy e Nick são, basicamente, tipinhos odiosos, chatos, inescrupulosos,  sem coração, alma, respeito pelo outro e mega calculistas (principalmente a psicótica louca da Amy, se bem que Nick é bem traidor também, opis). Pessoas que, como dizia Maquiável, são ''essencialmente vis por natureza e com virtudes nada humanas'', ~ gente, que tenho certeza, o mundo esteja repleto (CORRE !!!). Os adjetivos dos personagens são tão fiéis a eles que , sem sombra de dúvidas, você não vai se interessar ou se afeiçoar por eles em nenhum instante. Primeiro, porque isso torna a leitura muito FRUSTRANTE, pelo menos até a parte principal do livro, os momentos decisivos mesmo, aqueles que vão te prender (hahaha, por isso mesmo  não espere que seja uma leitura fácil ou você irá amar ou ficar bastante puto ) e segundo, porque é tanta informação sendo jogada na sua cara, como se você fosse uma máquina, que seu cérebro vai parecer que está fritando ( o que também é culpa das reviravoltas e jogadas, que é o que basicamente o livro é: um jogo. E lá o ''tenho mais poder que você e posso fazer você virar nada em instantes'' governa a tudo e a todos).

Realmente, fica claro no livro que Gillian foi afundo em suas pesquisas sobre os relacionamentos a dois, além da área de criminalística e jurídica.  Sem contar a psique humana. A diversa e insana psique humana. Aquela que eu e você talvez nunca saberemos descrever, mas Gillian soube muito bem. Ela relatou fatos, dados e detalhes de homens e mulheres que não são raridades por ai e fez disso um thriller permeado de suspense e com mais de 400 páginas que só se tornam difíceis de ler por conter uma linguagem bem repreensiva (palavrão a torto e a direito) além de se apresentarem ali seres vis, vingativos, imensamente interesseiros e doentios. 
- Estávamos nus com o chuveiro aberto, e ela sussurrou tudo. - Não quero nem perguntar - disse ele. - Vocês são as pessoas com as mentes mais doentias que eu já conheci, e eu sou especialista em mentes doentias.
Então, e aviso isso com um pouquinho de spoiler, mesmo que spoiler faça mal a saúde, que você chegará ao fim do livro e se sentirá em um suspense de gosto bem amargo. Quase como acabar de assistir ''A Janela Secreta'' (Isso mesmo, aquele filmão que o Johnny Depp é meio louco, opa, meio não, totalmente. É porquê alguém no livro é bem naquele estilo. M-E-D-A) . Aliás, você sabia que o livro vai ganhar adaptação cinematográfica? Poisé! Mas antes de comentar sobre isso, olhem a interessante defesa da autora sobre seu livro:

Mais sobre a Autora:
Gillian é uma  jornalista norte-americana que já trabalhou como crítica de cinema e de TV para a Entertainment Weekly. Nascida em Missouri, Kansas, lançou Garota Exemplar, best-seller com mais de 3 milhões cópias vendidas, e já escreveu os premiados Sharp Objects e Dark Places, publicados em 28 países e que, como Garota Exemplar, também tiveram seus direitos cinematográficos vendidos. Atualmente mora em Chicago com o marido e o filho.

Rumores sobre o filme
Com o sucesso de GONE GIRL, nos Estados Unidos, (titulo em inglês de Garota Exemplar) Hollywood já deu o recado: vamos fazer filme!!! E muito já se especula sobre o longa que está em pré-produção. ~ Todos cruzando os dedos por seus atores prediletos que poderiam ser o casal '' Amy e Nick''. Já se especula que Gillian já esteja até trabalhando em um roteiro e que a direção ficaria a cargo de David Fincher (O Clube da Luta). Sentiu a pressão??!! Sei não! Acho que vem coisa boa por ai! O material é bom o bastante pra dar indicações douradas a quem se enfiar nele de corpo e alma. Nesta foto que a intrínseca postou mesmo, vejo casais em potencial como Bradley Cooper e Jessica Chastain ou ainda Jake Gyllenhaal e Claire Danes!! Eu até indicaria o batido Clive Owen, mas acho que ele ficaria velho demais pro papel de Nick que, no livro, é mais novo que a esposa uns 3 ou 4 anos. De notícia definida mesmo só sabemos que a produtora do filme é a linda e talentosa Reese Witherspoon !!! Enfim, agora é esperar para ver.

 A tradução
Queria comentar com vocês, antes de fechar o bar, sobre a tradução do título. Em um primeiro momento, fiquei pensando ''Poxa de Gone Girl para Amy Exemplar''? Oxi, mas em espanhol ficou ''Perdida''!! Porquê aqui não colocaram algo do tipo?! ou então Desaparecida!? Faria mais sentido... mas isso  foi um ledo engano meu. Algo que eu achava antes de terminar o livro. Pois assim que terminei, percebi que realmente o livro é sobre um personagem em si e não como ele se encontra em um estado específico. E só aí fui começar a curtir a idéia do nome e acabei achando que nossa versão do título é até melhor que o original. Fora que o tradutor Alexandre Martins mandou benzaço no livro todo. (Consegui conferir algumas partes na versão inglesa em epub )

Tem a ver?



Lembrei de três filmes e uma série que tem a temática muuuuuuuuito parecida com a de ''Garota Exemplar'' aka vingança, morte, sociopatas, psicopatas, mulheres vítimas, mulheres loucas, homens culpados, homens inocentes... enfim! Se não viu? E quiser ver: Indico!!!

 --->  Filmes
The Perfect Husband: The Laci Peterson Story, 2004
A Janela Secreta,2004
Atração Fatal, 1987.

---> Série
Revenge - 1º Temporada. 

Finalizando, (UFA!)
Garota Exemplar já está disponível, há alguns meses, em diversas livrarias e sites de compra. Se gostarem e se interessarem em passar algum tempo com Amy e Nick, é uma boa pedida e daquelas de te fazerem pular da cadeira.


 http://www.garotaexemplar.com.br/


See Ya!

B.

ps: Se quiser ter um gostinho do 1 capitulo do livro? Leia aqui !
ps: Foi escolhido o casal que interpretará Amy e Nick nas telonas: Ben Affleck e Rosamund Pike (a jane de Pride & Prejudice <3

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)