Diário de viagem: Gramado e Canela (RS)

Pórtico
Meu primeiro post de viagem! Que emoção! *-*

Acho que todo mundo sonha em viajar pelo mundo, mas as vezes, se esquecem que aqui mesmo no nosso país existem lugares encantadores e que merecem nossa atenção. Então.. Você tem vontade de conhecer Gramado e Canela? Eu sempre quis muito visitar a serra gaúcha e nestas férias consegui realizar meu desejo. E não me decepcionei! Que terra linda! As duas cidades são muito bem preparadas para o turismo: organizadas e seguras, o povo é acolhedor, a comida deliciosa, os passeios divertidos... o único aspecto ruim são os preços, que são bem salgados. Mas olha, vale a pena economizar um pouco durante o ano para fazer esta viagem, pois é inesquecível!

Vou dividir o post em duas seções para ficar mais organizado, ok?

1. Algumas dicas úteis

. Em qual época devo ir?

Então é Natal
A primeira coisa que você tem que pensar ao planejar sua viagem é em que época você deseja visitar a cidade. Em alta ou baixa temporada? Na baixa temporada, os preços são mais em conta, mas aí você perde a decoração e apresentações de natal dos meses de dezembro e janeiro e o friozinho do inverno, no meio do ano. Ah, e em agosto acontece o festival de cinema de gramado! De qualquer forma, Gramado e Canela são lindas em qualquer época!

. Onde se hospedar: Gramado ou Canela?

Olha, eu e minha família ficamos hospedados em Canela e sinceramente, achei que fizemos a melhor escolha. A cidade não é tão grande quanto Gramado e por isso é mais tranquila (não perca a oportunidade de andar pelo centro da cidade e visitar a linda catedral de pedra). Além disso, fica a apenas 7 km de Gramado! Bem pertinho. Se hospedando em Canela você pode aproveitar o melhor das duas cidades!

. Como se locomover nas cidades?

Igreja de Pedra
Então, acho que isso vai de acordo com os lugares que você quer visitar. Muitos pontos turísticos não são longes, o que faz ficar fácil para você visita-los a pé ou de ônibus (saem ônibus de gramado para canela e vice-versa a cada quinze minutos. A tarifa dessa linha é de R$2,10). Porém, se quiser visitar atrações mais distantes a coisa complica... para algumas não é fácil chegar de ônibus e ir de táxi se torna inviável devido a alta tarifa (desavisados, pegamos táxi do hotel em canela até o parque do caracol e pagamos 30 reais. Depois descobrimos que havia uma linha de ônibus para o local que custa pouco mais de 2 reais!) Minha sugestão? Defina os dias em que fará passeios mais distantes e alugue carro só para esses dias! Vale a pena. Até porque os endereços não são difíceis de achar e os moradores das cidades são muito solícitos para te informar o caminho correto se você se perder. Ah, se for andar de carro por Gramado tome cuidado para não tomar multa ao estacionar. Na “zona azul”, no centro da cidade, você precisa pagar o estacionamento no parquímetro!

. Clima 

Tinha ouvido falar que em Gramado e Canela faz frio o ano inteiro. #sóquenão. No verão (a época em que fui) é bem quente! Minha mãe insistiu em levar várias roupas de frio que nem mesmo saíram da mala. Por isso, se for no verão, leve roupas leves. Aconselho levar só um casaquinho, pois quando chove o clima cai um pouco, mas não dura muito tempo hehe. No inverno a coisa muda. Aí sim você vai precisar tirar as roupas quentes do armário e colocar na mala! 

Chocolate delicia da Florybal
. Água!

Durante os passeios você precisar se hidratar e a água é cara, uma média de três reais. A dica é comprar garrafinhas nos supermercados e levar para os passeios, pois neles o preço da água gira em torno de um real! Pode parecer uma dica boba, mas acredite, mesmo de carro você vai andar MUITO e vai sentir muita sede. De três em três reais você acaba falindo haha

. Food!

Visitar a serra gaúcha e não ir numa churrascaria é pecado neh? O que não pode faltar também é ir a um restaurante que oferece circuito de fondue. Há varias opções na cidade e é uma delicia. Além disso, há vários cafés coloniais pela cidade. Só são muito caros... uma média de 50 reais por pessoa. (obs: a maioria dos restaurantes te busca no hotel. E gratuitamente!)

2. O que fazer

. Alpen park: um parque pequeno, mas divertido. Eu fui no trenó (emocionante, apesar de rápido), na montanha-russa (não vale muito a pena), no cinema 4D (interessante) e no arvorismo + tirolesa (o percurso é feito no alto das árvores, com uma vista espetacular. Dá um medinho, mas é muito bom!). O parque fica em canela, mas não tem linha de ônibus para lá e é muito longe para ir a pé. Reserve mais ou menos duas horas e meia para o passeio. Você paga por atração.

. Mini Mundo: o mais lindo! É tudo tão perfeito, feito com tanto cuidado... não tem como não ficar encantado. Este é um daqueles passeios obrigatórios! Funciona diariamente, das 10 até as 17 horas e a entrada custa 18 reais.

. Parque da Cascata Caracol: Um bom lugar para passar a tarde. Tem uma vista espetacular da cachoeira, mas para descer até lá você tem que encarar 751 degraus! O ruim foi que depois de descer tudo isso não pude ir até a base, pois o acesso estava fechado, mas consegui chegar bem perto. É de fato muito lindo. O parque funciona de 8:45 até às 18 h e a entrada custa 12 reais (criança até 11 anos paga meia).


Snowland: meu preferido!! Sempre sonhei em conhecer a neve! Tudo bem que era artificial, mas ainda era neve! Fiquei tão feliz que nem senti tanto frio. Anyway, você paga 79 reais para entrar e pode passar o dia lá dentro. Esse ingresso te dá direito a patinar no gelo (levei seis quedas, mas foi divertido kkk) e a acessar a montanha de neve, onde você pode visitar um glacial com animais mecatrônicos, brincar de airboard e tubing e ainda praticar ski e snowboard (para esses dois últimos você pode comprar aulas ou só alugar os equipamentos).

. Vinícolas: há varias vinícolas na região, onde você pode conhecer todo o processo de produção de vinhos e ainda degustar a bebida no final. Eu fui na Vinícola da família Ravanello e gostei muito. A visita foi interessante e o guia era muito simpático. Ah, eles também têm plantação de amora e kiwi. Comprei uma geleia deliciosa! 

. Fábricas de chocolate: há várias na cidade! E o melhor: a visitação é gratuita. Você pode solicitar transporte gratuito para as fábricas, conhecer o processo de fabricação dos artigos e ao final se deliciar nas lojinhas (meu chocolate preferido de gramado é o da Florybal!).

Eu, minha mãe e meus irmãos
. Museus: Gramado tem uma porção de museus que ficam todos em uma só avenida (na avenida das hortênsias). Você pode reservar um dia todo para o passeio, começando pelo primeiro museu, lá perto da entrada de Canela, até o último, já em gramado. Nós fizemos todo o trajeto a pé, com uma pausa para o almoço. Cansamos bastante, mas valeu a pena. Os museus que visitamos são:

Mundo a vapor: réplicas de máquinas e instalações movidas a vapor. É muito interessante! Inclusive, eles têm a menor fábrica de papel do mundo! O ingresso custa 17 reais, sendo que estudantes pagam meia entrada. 

Museu da moda: eu não fui nesse, mas minha mãe adorou. Nele há replicas de roupas de vários momentos históricos além de replicas de trajes icônicos, como o vestido usado por Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo” e o usado por Marilyn Monroe em “O Pecado Mora ao Lado”. Confesso que fiquei com vontade de ir! O ingresso custa 35 reais, sendo que estudantes pagam meia. 

Dreamland - Museu de Cera: o primeiro museu de cera da América Latina não tem um espaço tão grande quanto o famoso “Madame Tussaud”, mas ainda assim vale a pena conhecer, mesmo que você já tenha visitado o Tussaud. Todo mundo do meu grupo amou! Lá, você pode tirar fotos “de cabeça para baixo” com o homem-aranha e fingindo ser o presidente dos estados unidos! Além de poder tirar fotos você mesmo das estátuas (é claro) que são dividas por ambientes. A entrada custa 30 reais.

 Harley Motor Show: exposição de motos. Fica anexo ao Dreamland. Entrada: 30 reais

Super Carros: uma exposição com os carros mais rápidos do mundo. Há também simuladores. Se você quiser, pode desembolsar algumas centenas de reais para fazer um passeio de Ferrari... haha

Hollywood Dream Cars: ao som de Elvis Presley, você pode conferir modelos de carros das décadas de 50 e 60. Ingressos: 30 reais.

Museu de Minerais e Pedras Preciosas: lindo! Tem uma das fontes mais legais que eu já vi

Museu Medieval: um pequeno castelo com exposição de brasões, armas medievais (tem até uma réplica das espadas de “O Senhor dos Anéis”!) e espadas orientais. É um trabalho familiar e ainda está em expansão, mas vale a pena conhecer.


Dica! Você pode comprar um passaporte que dá direito a quatro museus (harley, super carros, Dream Cars e o de cera) por 80 reais. Pra gente valeu muito a pena. Não sei foi uma promoção ou sei lá o que, mas éramos 5 e comprando os passaportes, duas pessoas foram isentas e ainda ganhamos cortesia para o museu das pedras preciosas.

. Eventos de natal: se você for a Gramado nos meses de dezembro e janeiro, não deixe de conferir a programação do “Natal Luz” (de gramado) e do “Sonhos de Natal” (de Canela). São desfiles, apresentações, peças teatrais e etc. Para as apresentações na rua você pode assistir tudo de graça (de um pouco mais longe, mas... #ficadica) ou pagar para sentar nas arquibancadas.

. Extra! Toca da Bruxa: uma pizzaria temática com um preço meio salgado, mas atendimento atencioso, uma pizza deliciosa e um ambiente espetacular (adorei os detalhes, como a caixinha “RIP”, para depositar os “restos imprestáveis de pizza”)! Vale a pena conhecer. Eles oferecem rodizio e à la carte (no espaço do cemitério! uhhhh). A dica é chegar cedo, pois lá lota!!! De qualquer forma, até o lounge de espera é legal. kkk Você pode matar o tempo tirando fotos e lendo o "horóscopo da bruxa".

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado do post. See ya!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook