A Quinta Onda


Olá! Faz um tempo que não apareço aqui, hein? Hoje vou falar um pouquinho de um livro -fi que li faz algum tempo e que gostei bastante: "A Quinta Onda", do norte-americano Rick Yancey.

Sinopse:

Depois da primeira onda, só restou a escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora “A Quinta Onda”está começando...
Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

Chloe Moretz gravando o filme

A coisa que mais me chamou atenção no livro foi a narrativa. Primeiro porque a narrativa é mais madura do que a gente geralmente encontra nesses livros YA. Segundo porque a história é narrada por personagens diferentes, algumas partes são até em terceira pessoa e nunca é anunciado de cara quem é que está narrando. Poderia gerar uma grande confusão, mas aqui isso não acontece. Tudo flui muito bem. Confesso que na primeira transição de narradores fiquei um pouco confuso, mas logo me situei.  Esperava que o livro fosse centrado completamente na Cassie e me surpreendi quando descobri que não é. Na verdade, embora ela seja tecnicamente a protagonista, achei que o papel dela foi mais o de situar o leitor na trama e... preciso confessar que achei as partes do Zumbi (sobre quem não falarei mais para não revelar spoilers) bem mais interessantes.

A trama é muito bem bolada. O conceito de alienígenas  me lembrou um pouco The Host, mas fora isso dá para perceber que o autor tentou ser original e se afastar dos outros milhares de filmes e livros sobre o tema. A história tem bastantes reviravoltas, o que mantém o leitor interessado na trama a cada virada de página. Senti que os personagens podiam ter sido mais bem explorados. Com exceção, talvez, da Cassie, a personalidade, as motivações e os ideias dos personagens não são muito aprofundados..  principalmente do Evan. Mas acredito que isso acontecerá no próximo livro da série.

Ps: A adaptação cinematográfica do livro já está em fase de pós produção. Ele foi dirigido por J Blakeson e é estrelado por Chloe Grace Moretz (Cassie), Nick Robinson (Zumbi), Maggie Siff (Lisa Sullivan), Liev Schreiber (Coronel Vosch), Maika Monroe (Ringer) e Alex Roe (Evan). O filme será lançado nos cinemas dos EUA em janeiro de 2016.

Elenco do filme

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)