Oscar 2015 is coming!

Oi gente! Vocês sabem que amo premiações, né? Então, neste domingo (dia 22) finalmente irá ao ar a 87º Academy Awards e o wanna be nerd vai estar cobrindo a premiação pelo instagram, mas antes disso... que tal conhecer para quem vai nossa torcida e quem achamos que vai levar o prêmio das principais categorias para casa?


Apresentador do Oscar 2015: Neil Patrick Harris
Transmitido no Brasil por: TNT  


 obs: Gente, o post tá grandinho! Desculpa aê hehe

Melhor Filme

Sniper americano
Sinopse: conta a história real de Chris Kyle, um atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos, ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.

Birdman
Sinopse: No passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios Riggan precisa lidar com diversos problemas, inclusive uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente. Resenha aqui

Boyhood: Da infância à juventude
Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados que tenta criar seu filho Mason. A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

O Grande Hotel Budapeste
Sinopse: No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX. Resenha aqui

O Jogo da Imitação
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta.

Selma
Sinopse: acompanha as históricas marchas realizadas por Martin Luther King, Jr e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

A Teoria de Tudo
Sinopse: o filme mostra como o jovem Stephen Hawking astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos. Resenha aqui

Whiplash
Sinopse: O solitário Andrew é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher, Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

Vitor

Quem eu acho que deveria ganhar: Meu filme preferido desta categoria é sem dúvida nenhuma “Whiplash”. É intenso, hipnotizante e consegue causar no espectador uma efusão de sentimentos. Mas acho que “Selma” deveria ganhar por ser um filme mais relevante para a sociedade de hoje. As barreiras da segregação racial ainda não foram totalmente derrubadas e o filme serve para nos lembrar de que a luta contra o racismo não deve cessar.

Quem vai ganhar: Está bem claro para todo mundo que acompanha a corrida de ouro que o grande duelo da premiação deste ano está entre os dois Bs: “Boyhood” e “Birdman”. Boyhood parecia invencível até um tempo atrás, tendo ganhado um globo de ouro, o BAFTA e os Crictic’s Choice Awards... até começarem a anunciar os vencedores das guilds (que compartilham muitos votantes com a academia). Aí começou a dar Birdman. O filme levou os prêmios principais dos sindicatos dos atores, do diretores e do dos produtores. Então, quem ganha o Oscar? Segundo o Hollwood Reporter apenas um filme levou esses três prêmios e não ganhou também o Oscar: Apollo 13. Será que isso vai acontecer de novo? Acho que não.

Bárbara 

Quem eu acho que deveria ganhar: Ainda não zerei a categoria -  falta ver Sniper e Selma - mas dos seis que vi só posso confessar que amei ‘’O Grande Hotel Budapeste’’. Sei que ele não é um filme quente, rápido e muito menos a obra prima do Wes Anderson (meu diretor DEUSO, depois do Tarantino), pero, queria/acho que ele merece reconhecimento sim. O filme tem uma direção de arte esplêndida (ele nunca peca nesse quesito) e o roteiro é sempre bem peculiar e original. Não acho que ele ganhe os prêmios principais, mas pelo menos estes dois sim e outros mais técnicos; acredito que ganhe como fotografia, figurino e possivelmente trilha sonora ~ Alexandre Desplat concorre duas vezes nessa categoria!

Quem vai ganhar: Torço por "Birdman", mas "Boyhood" pode levar com certeza! As duas produções mostraram de formas muito inovadoras como se contar uma história. Basicamente foram filmados inversamente, um muito rápido e outro por anos. Ambos poderiam ter saído do controle e ambos poderiam não ter dado certo. Mas deram e estão ai pau a pau.

Melhor Diretor 

Alejandro Gonzáles Iñárritu ("Birdman")
Richard Linklater ("Boyhood")
Bennett Miller ("Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo")
Wes Anderson ("O grande hotel Budapeste")
Morten Tyldum ("O jogo da imitação")

Vitor

Quem eu acho que deveria ganhar: Adoro "O Grande Hotel Budapeste", mas acho que o Wes tem melhores chances na categoria de roteiro original. Na categoria de direção, não dá para negar que os trabalhos de Linklater e Iñárritu se destacam. O primeiro se comprometeu com o mesmo projeto por 12 anos. Já o segundo conseguiu a proeza de passar a impressão de que seu filme é um longo plano-sequência, o que é bem difícil de fazer. Em minha opinião, apesar de eu gostar mais de Birdman, ambos merecem a estatueta..

Quem vai ganhar: Linklater ou Iñárritu? Iñárritu ganhou o “Director's Guild” e apenas sete ganhadores de tal prêmio em 66 anos foram para casa sem o Oscar de “melhor diretor”, sendo o último o Ben Affleck (Argo). Será que isso vai acontecer de novo? Acho que sim. Afinal, filmar um filme durante 12 anos é um ato inédito e acho que a academia irá querer premiar Linklater por essa façanha.

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar: O Excêntrico, Wes Anderson

Quem vai ganhar: Aposto minhas fichas no Iñárritu, pois além dele ter tido ideias brilhantes na condução de Birdman, ele ainda conseguiu reviver em Michael Keaton um personagem que só o mesmo poderia interpretar.

Melhor Ator 

Steve Carell : interpreta em “FoxcatcherJohn DuPont, um milionário obcecado por wrestling.

Bradley Cooper: em "Sniper americano" interpreta Chris Kyle, soldado que foi considerado o mais letal sniper da história da marinha dos EUA.

Benedict Cumberbatch: em "O jogo da imitação" interpreta Alan Turing, matemático e criptoanalista que é considerado o pai da computação.

Michael Keaton: interpreta em “Birdman” um ator decadente que tenta voltar à ativa dirigindo, escrevendo e estrelando uma peça da Broadway.

Eddie Redmayne: interpreta o astrofísico Stephen Hawking em "A teoria de tudo"

Vitor

Quem eu acho que deveria ganhar: A interpretação do Eddie é simplesmente incrível! Sério, vendo o filme você esquece que aquele na tela é um ator e não o próprio Hawking. Estou torcendo muito por ele!

Quem vai ganhar: Outra categoria com um duelo: Eddie Redmayne x Michael Keaton. Os dois ganharam um globo de ouro este ano (um na categoria de comédia e outro na categoria de drama), mas no BAFTA o Eddie se deu bem e derrotou Keaton. Tudo bem que o BAFTA sempre dá preferência para atores britânicos, mas ele também ganhou o SAG e em vinte anos de premiação apenas quatro vencedores na categoria de “melhor ator” também não levaram o Oscar. Sem falar que a academia adora transformações! Então, Eddie it is. Torcendo!

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar: Michael Keaton!

Quem vai ganhar: Eddie Redmayne! A academia sempre se comove com os dramas e o Eddie foi um Stephen Hawking perfeito! Nunca vi um trabalho de corpo tão bem reproduzido.

Melhor Ator Coadjuvante 

JK Simmons: interpreta um professor de música com métodos de ensino questionáveis em "Whiplash"

Mark Ruffalo: interpreta Dave Schultz em "Foxcatcher", vencedor de uma medalha olímpica e ex-treinador de wrestiling.

Edward Norton: interpreta um ator problemático em "Birdman"

Ethan Hawke: interpreta um pai ausente em "Boyhood"


Robert Duvall: em "O juiz" interpreta um juiz (duh) que mesmo tendo problemas com seu filho acaba precisando de sua ajuda quando é acusado de ser responsável pela morte de um homem que condenou há vinte anos. Resenha do filme aqui

Vitor
 
Quem eu acho que deveria ganhar: J. K. Simmons se entregou tanto para o papel que ficou assustador. Em um papel tão intenso, acho que ele se destacou mais que os outros indicados.

Quem vai ganhar: Simmons! Ele foi o vencedor nesta mesma categoria em todas as maiores premiações até agora. Provavelmente ele já deve até ter reservado um espacinho na sua estante para a estatueta do Oscar.
                                                                          Bárbara



Quem eu acho que deveria ganhar: Simmons! (QUE MEDO DESSE PROFESSOR)


Quem vai ganhar: Simmons! Whisplash é um filme sensacional e grande parte do seu valor é devido a ótima performance de Simmons.
 
Melhor Atriz 

Julianne Moore: interpreta uma linguista diagnosticada com Alzheimer em "Para Sempre Alice".

Marion Cotillard: em "Dois Dias, Uma Noite" interpreta uma mulher com depressão que após uma licença médica precisa convencer seus colegas a desistirem de um bônus para que ela possa voltar ao trabalho.

Felicity Jones: em "A Teoria de Ttudo" interpreta Jane Hawking, (hoje, ex) esposa do astrofísico.

Rosamund Pike: interpreta um jornalista muito louca que é tida como vítima de assassinato em "Garota Exemplar”. Resenha do filme aqui

Reese Witherspoon: interpreta Cheryl Strayed em "Livre", uma mulher que depois da morte de sua mãe decide caminhar 1000 milhas pela costa do oceano Pacífico.

Vitor
 
Quem eu acho que deveria ganhar: que categoria difícil! Tantas atuações maravilhosas! Mas acho que minha torcida nesta categoria vai para a Rosamund Pike. Para mim a Amy de “Garota Exemplar” é o Norman Bates desta geração e a Rosammund, com sua forte presença e voz marcante, arrebentou na interpretação dela (quem diria, ao ver o filme, que ela um dia foi a doce Jane de Orgulho e Preconceito?).

Quem vai ganhar: não tem para ninguém. Assim como Simmons, Juliane Moore ganhou tudo o que tinha para ganhar até agora por sua comovente interpretação de uma professora com alzheimer em "Para Sempre Alice". E quer saber? Ela merece, até porque é uma atriz muito amada e competente que já perdeu o Oscar quatro vezes.

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar: Eu acredito plenamente que 2014 foi o ano da Julianne Moore e para completar 2015 só falta a consagração plena com o reconhecimento da academia. 

Quem vai ganhar: JULIANNE MOORE ~ merecido demais! Maestra da fala e da interpretação.

Melhor Atriz Coadjuvante

Patricia Arquette: interpreta uma professora universitária e mãe solteira em "Boyhood"

Laura Dern: em "Livre" interpreta uma mãe que é diagnosticada com câncer 

Keira Knightley: interpreta a criptologista Joan Clarke em "O jogo da imitação"

Emma Stone: interpreta uma viciada em recuperação em "Birdman"

Meryl Streep: interpreta uma bruxa em "Caminhos da floresta"

Vitor

Quem eu acho que deveria ganhar: posso confessar? Todas as cinco performances são boas, mas não achei nenhuma extraordinária, que se destaque mais que as outras. Mas sou fã da Keira, Emma e Meryl so...torcendo. (Nanda pediu para dizer que ela gosta tanto da Emma que queria que ela fosse melhor amiga dela e que está desesperada para que Emma ganhe, mas...)

Quem vai ganhar: assim como nas duas categorias anteriores não há dúvidas de que Patricia Arquette vai sair vencedora neste domingo.

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar:  Também adoro todas as atrizes da categoria, como o Vitor, e fico com a Nanda, a Emma podia ganhar e deixar todo mundo de cara no chão e feliz por ela!

Quem vai ganhar: Seguindo o rumo das outras premiações, Patricia Arquette.

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Ida (Polônia)
Sinopse: A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.

Leviatã (Rússia)
Sinopse: Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família (Aleksey Serebryakov) luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.

Tangerines (Estônia)
Sinopse: Guerra na Abcásia, 1992. A comunidade quer se tornar independente da Geórgia. Quase todos os habitantes já deixaram a aldeia, com exceção de dois homens. Margus permanece pois tem uma plantação de tangerinas. Ivo foi forçado a ficar. Porém, eles têm opiniões divergentes e estão em lados opostos na guerra. Eles terão que lidar com essa guerra pessoal.

Timbuktu (Mauritânia)
Sinopse: Julho de 2012, em uma pequena cidade no norte de Mali, controlada por extremistas religiosos. Uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. Ao tirar satisfação sobre o ocorrido, Kidane (Ibrahim Ahmed dit Pino) acaba matando o tal pescador. Tal situação o coloca no alvo da facção religiosa, já que cometera um crime imperdoável.

Relatos Selvagens (Argentina)
Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

Vitor

Quem eu acho que deveria ganhar: Relatos Selvagens é tão f**! Sem dúvidas um dos melhores filmes do ano passado... Tem a melhor cena de casamento ever haha

Quem vai ganhar: é difícil prever essa categoria porque os prêmios pré-oscar têm sido bem divididos. Mas vejo que muitos estão apostando em “Ida”.

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar: R e l a t o s  S a l v a j e s! O filme tem produção do Almodóvar e atuação do meu ator argentino predileto, Ricardo Darín, pelo amor! O diretor e roteirista da produção sinceramente é um gênio! Eu ovacionei o filme de pé no dia que vi. Ele tem uma fórmula conhecida de juntar várias histórias que retratam um tema de diversos jeitos. As cenas dos motoristas e as com o Darín me deixaram inebriada. 

Quem vai ganhar: Ida vem na frente, Leviatã e Relatos Selvagens empatados... tá difícil, dizer.

Melhor Documentário

CitizenFour
Sinopse: Laura Pointras, por alguns anos (pós 11 de setembro de 2011) pesquisa sobre a segurança nacional e passa a receber e-mails anônimos, assinados sob o pseudônimo de "citizen four". As mensagens falam sobre documentos secretos do governos estadunidense. Em junho de 2013, Laura Poitras vai a Hong Kong encontrar-se com o remetente dos e-mails, Edward Snowden.

O Sal da Terra
Sinopse: O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Finding Vivian Maier
Sinopse: Vivian Maier atravessou sua vida como uma simples babá – sem filhos, marido ou parentes próximos. Nos dias de hoje, no entanto, seu nome ostenta a reputação de uma das mais talentosas e perspicazes fotógrafas de rua dos EUA. O reconhecimento póstumo se deu graças a descoberta de um verdadeiro tesouro, escondido no apartamento em que Vivian viveu até sua morte, em 2009: mais de 100 mil retratos das maravilhas e peculiaridades da América urbana. Seguindo pistas espalhadas por todo os EUA, o documentário desvenda os mistérios por trás dessas fotos e da própria vida de Maier.

Last Days
Sinopse: Blake (Michael Pitt) é um famoso músico de rock que mora numa mansão mal conservada e isolada do mundo. Caminhando pelos bosques que circundam a casa, interagindo pouco com o grupo de amigos que coabita no local ou tocando música sozinho, ele se fechou em um mundo interior que o torna cada vez mais distante dos outros e da vida exterior.

Virunga
Sinopse: Na República Democrática do Congo fica o Parque Nacional de Virunga, espaço que abriga o restante dos gorilas da montanha existente no mundo. Uma pequena equipe de guardas florestais protege o parque contra milícias, das empresas interessadas em petróleo e de desastres naturais.

Vitor
Quem eu acho que deveria ganhar: ainda não vi nenhum, mas torço por “O sal da terra”. Afinal, é “brasileiro”!

Quem vai ganhar: Citizen Four tá arrebentando em todas as premiações.

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar: Virunga é bem interessante, mas sempre que tem alguém do Brasil lá, ficamos na torcida. Então, é ‘’O Sal da Terra’’.


Quem vai ganhar: repeteco da opinião do Vitor, Citizen Four.
 
Melhor Animação

Como Treinar o seu Dragão 2
Sinopse: Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todos os dragões existentes.

Operação Big Hero
Sinopse: Hiro Hamada é um gênio da robótica, que aprende a utilizar sua genialidade graças a seu brilhante irmão Tadashi. Depois que Tadashi foi morto por um incêndio na sua faculdade e estranhos acontecimentos ocorrem em San Fransokyo, Hiro e o robô inventado por Tadashi, Baymax,se unem com os antigos amigos de Tadashi e formam o grupo de heróis Big Hero 6.

Os Boxtrolls
Sinopse: Ovo é um garoto órfão que desde bebê foi criado nos esgotos da cidade de Ponte Queijo pelos boxtrolls, amáveis criaturas que vivem do lixo deixado por humanos. Como os boxtrolls são caçados impiedosamente por Archibald Snatcher e sua gangue, eles apenas deixam o subterrâneo à noite e, ainda assim, de vez em quando um deles é capturado. Quando Peixe, o boxtrolls que criou Eggs, é pego, o garoto decide se aventurar pela cidade para resgatá-lo. É quando conhece Winnie, uma garota mimada que faz com que perceba que ele é, na verdade, um humano.

Song of the Sea
Sinopse: A pequena Saoirse tem um poder especial: ela pode se transformar em uma foca, e depois retornar à condição humana. Ela é uma "selkie", de acordo com a lenda irlandesa e escocesa, e uma das últimas de sua espécie. Um dia, Saoirse foge à vigilância da avó e embarca em uma aventura subaquática para liberar criaturas em perigo.

O Conto da Princesa Kaguya
Sinopse: Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

Vitor
Quem eu acho que deveria ganhar: antes de tudo preciso falar que é um ABSURDO “Uma Aventura Lego” não ter sido indicado! É um filme genial! Mas enfim.. já que ele não está na lista vou torcer para "Como treinar o seu dragão 2" que..

Quem vai ganhar: provavelmente vai levar anyway :)

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar: Não vi todos, mas achei os traços de ‘’ Song of The Sea’’ lindos e o enredo é legal. Mas a Escócia vem com tudo de novo, dá-le...

Quem vai ganhar: Como Treinar Seu Dragão 2
 
Melhor canção

"Glory", de John Legend e Common ("Selma")

"Everything is awesome", de Shawn Patterson ("Uma aventura Lego")
Everything is Awesome by Lego on Grooveshark
Interpretada por Tegan & Sara

"Grateful", de Diane Warren ("Além das luzes")
Grateful by Rita Ora on Grooveshark
Interpretada por Rita Ora

"I'm not gonna miss you", de Glen Campbell e Julian Raymond ("Glen Campbell…I'll be me")
I'm Not Gonna Miss You by Glen Campbell on Grooveshark

"Lost Stars", de Gregg Alexander e Danielle Brisebois ("Begin Again)
Lost Stars by Kiera Knightley on Grooveshark
Existe uma versão interpretada por Keira Knightley e outra pelo Adam Levine

Vitor
Quem eu acho que deveria ganhar: amoooooo a trilha sonora de “Begin Again” <3 Queria tanto que “Lost Stars” ganhasse...

Quem vai ganhar: Mas acho que vai dar “Glory”. Por mais que, como disse, eu ame “Lost Stars”, “Glory” é realmente muito emocionante. Sinto até que poderia se tornar um hino da luta contra o racismo como “Oh Freedom” (exagerei:), então... merece.

Bárbara

Quem eu acho que deveria ganhar: Sou hiper fã da dupla Tegan e Sara que canta a música do lego ‘’Everything is Awesome’’ so, torço por elas.

Quem vai ganhar: Mas a canção de Selma tá predileta. Um Salve pro John Legend e Common.
 
----

Então é isso, folks. Para quem estão torcendo? Nos vemos no instagram do blog no dia 22!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)