O Expresso do Amanhã


Lançado em 2013, no circuito internacional, só agora o longa 'O Expresso do Amanhã', baseado na HQ 'O Perfura Neve', dos autores franceses Jacques Lob, Jean-Marc Rochette e Benjamin Legrand, estreia nos cinemas brasileiros. A distopia  narra um futuro em que, ao se tentar retardar os efeitos do aquecimento global, o planeta se congela por completo e a humanidade sobrevivente fica encarcerada em um trem construído pelas empresas Wilfort. Lá dentro, o convívio em sociedade é revivido pelo sistema de classes, onde os miseráveis sofrem e o mais ricos são reis. 

A película tem direção de Joon-ho Bong e conta com John Hurt, Jamie Bell, Tilda Swinton, Octavia Spencer, Ed Harris e Chris Evans, no elenco.


Trailer


O longa tem um tom bastante sombrio e chocante, comum à linguagem audiovisual sul-coreana. Após os créditos iniciais e toda a explicação de como o experimento com 'CW7' congelou o mundo, somos levados a conhecer o fundo do trem, maquinário que é pilotado pelo misterioso Wilfort (Ed Harris). É lá que se encontra a classe mais baixa de pessoas. Entre eles, Curtis, interpretado por Chris Evans. Um rapaz que se aliou a Edgar (Jamie Bell), Tanya (Octavia Spencer) e Gilliam (John Hurt) para bolarem juntos um plano de invasão dos vagões posteriores ao que eles se encontram. Com comida e água escassas e mantidos em um tratamento ditatorial, o grupo vai conhecer as entranhas desta máquina em movimento e perceber que nada será como antes.

O enredo é espetacular! Uma distopia daquelas de te deixar mais espetado que carne de churrasco. Além disso, a direção de Joon-Ho Bong eleva o nível da precisão de detalhes que a película tem. Se atente a tudo. Logo nas primeiras cenas, por exemplo, acontece um discurso de punição onde a personagem de Swinton coloca os pontos nos ''i's'' e deixa claro que comportamentos rebeldes não correspondem a como Wilfort vê o funcionamento das coisas. Todos ali tem e devem permanecer em seu lugar. Levando em consideração, principalmente, que: a lógica da máquina é para que 'a frente do trem seja o chapéu e o fundo o seu sapato'. Uma visão completamente egoísta e exploradora.

Não é à toa que Curtis (Evans) começa a enxergar falhas, achar brechas e testar possibilidades para ir atrás de Wilfort e destruí-lo, fazendo assim um novo estabelecimento ou o surgimento de uma nova ditadura. Contudo, seus traumas o perseguem o suficiente para que ele se sinta inseguro em liderar Edgar (Bell) e Gilliam (Hurt) e cia. Mas os incentivos de ambos o incentivarão a persistir.

O elenco, como um tudo, traz uma ótima apresentação. Mas por ser mega fã da atriz Tilda Swinton, fiquei, mais uma vez, impressionada pelo talento que ela tem em aplicar feições e trejeitos inigualáveis a seus personagens. O figurino e o make, claro, ajudam bastante, mas ela é fenomenal. E o time de atores que formam o grupo revolucionário, também estão super bem.

O filme tem um caminhar mediano. Não chega a ser lento ou rápido demais e se desenvolve na medida que precisa, por isso, vale muuuuuito ver. Além disso, ele consegue te tirar da sua zona de conforto e te proporciona boas reflexões sobre 'o onde estamos e para onde estamos indo'. Trilha, fotografia, edição, montagem, som, tá tudo nos trinks! Então, assista! - E se, provavelmente, você já viu, veja de novo!




Ficha Ténica: Snowpiercer, 2013. Direção: Joon-ho Bong. Roteiro: Joon-ho Bong e Kelly Masterson. Baseado na HQ  ' O perfurador de neve dos autroes Jacques Lob, Jean-Marc Rochette e Benjamin Legrand. Elenco: Chris Evan, Tilda Swinton, John Hurt, Jamie Bell, Octavia Spencer, Kang-ho Sang, Ed Haris, Ah-sung Ko. Distribuidora: Playarte Pictures. Duração: 2h06min. Nacionalidade: França, Estados Unidos, Coréia do Sul e República Checa. Gênero: Scifi, Drama.



Avaliação: Vai te perturbar por, pelo menos, quatro noites seguidas, pode causar enjôo, nojo e repulsa, mas a reflexão que ele causa é válida por demais!


See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)