And the Oscar (may) go to... 2016 (Parte 1)


Como já virou tradição aqui no blog, mais uma vez venho trazer os filmes que estão competindo para receber a maior honra do cinema norte-americano: os Academy Awards. Vamos conhecer quais são eles? 

Beasts of No Nation


Aprovação no rotten tomatoes: 94%
Avaliação no metacritic: 82%
Direção de: Cary Fukunaga (Jane Eyre)
Roteiro: Cary Fukunaga
Elenco: Idris Elba, Ama K. Abebrese, Richard Pepple, Abraham Attah,Opeyemi Fagbohungbe
Sinopse: Em uma cidade africana, Agu é uma criança, que atingida pela guerra, é transformada em soldado. Após a morte de seu pai por militantes, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante que o ensinará os caminhos de um conflito.


Já não bastava dominar os Emmys com suas séries, a Netflix decidiu agora que também quer conquistar o Oscar. E eles têm muitas chances! O primeiro filme original da companhia vem arrasando nos festivais. Comenta-se no entanto que uma coisa pode atrapalhar as chances do filme: ele pode ser muito pesado para o gosto da academia.

The Big Short (A Grande Aposta)


Aprovação no rotten tomatoes: -
Avaliação no metacritic: -
Direção de: Adam McKay (O Âncora)
Roteiro: Adam Mckay
Elenco: Brad Pitt, Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carrel, Melissa Leo, Marissa Tomeo, Karen Gillian, Selena Gomez
Sinopse: Baseado no livro de mesmo nome, The Big Short fala sobre o acúmulo da habitação e de crédito bolha durante a década de 2000.


Ninguém esperava que o filme estreasse ainda em 2015, já que ele começou a ser gravado no começo do ano, mas os produtores decidiram marcar a estreia para dezembro, o que o qualifica imediatamente para o Oscar do ano que vem. Gente, olha esse elenco! Promete abalar as categorias de atuação.

Bridges Of Spies (Ponte dos Espiões)


Aprovação no rotten tomatoes: -
Avaliação no metacritic: -
Direção de: Steven Spielberg (E.T.)
Roteiro:  Matt Charman, Joel Coen, Ethan Coen
Elenco: Tom Hanks, Austin Stowell, Amy Ryan, Billy Magnussen
Sinopse: Em plena Guerra Fria um advogado é recrutado pela CIA para auxiliar na operação de resgate a um piloto norte-americano detido na União Soviética.


Desde 2004 que Spielberg e Hanks não trabalhavam juntos. Neste ano, eles decidiram retomar a parceria feita em O Resgate do Soldado Ryan (1998), Prenda-me Se For Capaz (2002) e O Terminal (2004) que, cai pra nós, deu muito certo. Tudo indica que o filme vai arrebentar: Oscar Winner Spielberg + Oscar Winner Hanks + Oscar Winners Coen Brothers + Segunda guerra mundial como tema = Oscar Nominations.  

Brooklyn


Aprovação no rotten tomatoes:100%
Avaliação no metacritic: 76%
Direção de:John Crowley (Boy A)
Roteiro de: Nick Hornby (Educação)
Elenco: Saoirse Ronan, Domhall Gleeson, Emory Cohen, Julie Walters, Emily Bett Rickards
Sinopse: A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever.


O drama romântico Brooklyn vem conquistando cada vez mais admiradores. Quem assiste o trailer pode achar que é um filme bem água com açúcar, mas não se enganem! O filme tem muitas chances de fazer bonito na premiação.

By the Sea (À Beira Mar)


Aprovação no rotten tomatoes:
Avaliação no metacritic: -
Direção de: Angelina Jolie (Unbroken)
Roteiro de: Angelina Jolie
Elenco: Angelina Jolie, Brad Pitt, Melvil Poupaud, Melanie Laurent
Sinopse: Vanessa, uma ex-bailarina e Roland, um escritor, vivem uma crise no casamento. Em viagem pela França se hospedam em um resort litorâneo e, após trocas de experiências com funcionários do hotel e os turistas recém-casados Lea e François, tentam se acertar.


Depois do flop de Unbroken no ano passado, Jolie tenta mais uma vez ser reconhecida pelo Oscar por seu trabalho como diretora. E dessa vez, além de atuar e também escrever o filme, ela trouxe o maridão para ajudá-la. Será que agora vai?

Carol


Aprovação no rotten tomatoes: 96%
Avaliação no metacritic: 98%
Direção de: Todd Haynes (Longe do Paraíso)
Roteiro de: Phyllis Nagy e Patricia Highsmith (O Talentoso Ripley)
Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara, Sarah Paulson, Kyle Chandler,
Sinopse: Em plenos anos 50, Carol é casada com Harge Aird. Embora ela não o ame, fica nesse casamento por causa da boa condição financeira do marido. Ela se relaciona com outras mulheres e quando Harge descobre, ameaça a se divorciar e tirar a guarda da filha do casal. Mas Carol não consegue resistir ao amor que sente por Therese Belivet com quem vive um intenso romance.


O romance lésbico de Todd Haynes virou Cannes do avesso e chega ao Oscar com força total. Já se fala que é um dos candidatos a receber o maior número de indicações! A indicação de Rooney Mara e Cate Blanchett já são até dadas como certas.

The Danish Girl (A Garota Dinamarquesa)


Aprovação no rotten tomatoes: 80%
Avaliação no metacritic: 65%
Direção de: Tom Hooper (O Discurso do Rei)
Roteiro de: Lucinda Coxon (A Colina Escarlate)
Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Rachel Weisz, Matthias Schoenaerts, Amber Heard
Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e sua descoberta como mulher.


Com grandes nomes envolvidos e tratando de um assunto que atualmente está muito presente na mídia, The Danigh Girl estreou no festival de Veneza com todos os olhos voltados para ele. Porém, diferentemente do que se esperava, não foram os ganhadores do Oscar Tom Hooper e Eddie Redmayne que chamaram mais atenção. Quem se destacou mesmo foi Alicia Vikander, atriz suíça que vem se mostrando uma verdadeira revelação este ano, com performances muito elogiadas em filmes como Ex Machina e Os Agentes da U.N.C.L.E. Quanto ao filme em si, ele teve uma recepção bem mista. Alguns amaram, outros nem tanto assim. Porém, não descarte a presença dele no Oscar do ano que vem! Ele pode ainda ter força para chegar à categoria principal, mesmo que por agora pareça que tem mais chances de aparecer em outras categorias como Atriz (ou coadjuvante), Ator, Direção de Arte e Trilha Sonora.  

The Hateful Eight (Os 8 Odiados)


Aprovação no rotten tomatoes: -
Avaliação no metacritic: -
Direção de: Quentin Tarantino (Pulp Fiction)
Roteiro de: Quentin Tarantino 
Elenco: Samuel L Jackson, Jennifer Jason Leigh, Kurt Russel, Bruce Dern, Tim Roth
Sinopse: Inspirado nos clássicos do gênero Sete Homens e um Destino (1960) e Os Doze Condenados (1967), o faroeste traz a história de uma diligência contendo vários passageiros, que são impedidos de continuar viagem por causa de uma nevasca. Logo, eles são vítimas de um ataque de caçadores de recompensas e outros criminosos.
Este filme foi notícia antes mesmos de começar a ser produzido devido ao vazamento de seu roteiro. Tarantino ficou tão bravo, que chegou a desistir de levá-lo para a telona. Que bom que ele mudou de ideia! Gosto muito dos filmes dele e pelo trailer, parece que The Hateful Eight não vai desapontar. Tarantino já tem dois Oscars em casa, será que o filme vai lhe render mais um?

In the Heart of the Sea (No Coração do Mar)


Aprovação no rotten tomatoes: -
Avaliação no metacritic: -
Direção de: Ron Howard (Apollo 13)
Roteiro de: Charles Leavitt (Diamante de Sangue)
Elenco: Chris Hemsworth, Benjamin Walker, Cillian Murphy, Tom Holland
Sinopse: Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex é atacado por uma baleia gigante e feroz, deixando toda a tripulação desesperada para encontrar uma forma de escapar da morte.


O filme ainda não foi exibido em nenhum festival, mas Ron Howard é um diretor consagrado. Após ser esnobado pelo seu trabalho em Rush, ele escalou novamente o Thor para tentar levar a história que inspirou Moby Dick para o teatro Dolby no ano que vem.

Inside Out (Divertida Mente)


Aprovação no rotten tomatoes: 98%
Avaliação no metacritic: 94%
Direção de: Pete Docter, Ronaldo Del Carmen (Up)
Roteiro de: Pete Docter, Ronaldo Del Carmen
Elenco: Amy Poehler, Bill Hader, Mindy Kaling, Diane Lane, Kyle MacLaclan
Sinopse:Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.


Ai gente, palavras me faltam para descrever como amei Inside Out! É tão inteligente! Definitivamente um dos melhores filmes da Pixar. E olha que praticamente todo mundo que viu concorda. A estatueta de melhor animação é quase que uma certeza. A dúvida agora é se a animação conseguirá indicação na categoria principal. Todas as três animações que já conseguiram esse feito são da disney (sendo duas especificamente da Pixar): A Bela e a Fera, Up e Toy Story 3.

Joy (Joy: o Nome do Sucesso)


Aprovação no rotten tomatoes: -
Avaliação no metacritic: -
Direção de: David O. Russel (O Lado Bom da Vida)
Roteiro de: David O. Russel, Annie Mumolo
Elenco: Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Robert De Niro, Edgar Ramirez, Dascha Polanco
Sinopse: Criativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Eu não vou com a cara do David O. Russel. Notícias dos bastidores dos seus filmes deixam bem evidente que o cara é um babaca. Entretanto, não dá para negar que ele faz bons filmes... e a academia adora! Suas últimas três produções foram indicadas à melhor filme. Será que Joy continuará o trajeto de sucesso do diretor? Destaque também para Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, que também têm muitas chances de serem indicados.

Não acaba aqui! O post continua na segunda parte. Clique aqui!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)