And the Oscar (may) go to... 2016 (Parte 2)


Sem querer enrolar e matar vocês de curiosidade, vamos logo para a segunda parte do nosso termômetro do oscar!

Macbeth


Aprovação no rotten tomatoes: 94%
Avaliação no metacritic: 85%
Direção de: Justin Kurzel (Assassin's Creed)
Roteiro de: Jacob Koskoff, Michael Lesslie
Elenco: Michael Fassbender, Marion Cotillard, David Thewlis, Jack Reynor, Elizabeth Debicki
Sinopse: Macbeth (Michael Fassbender) é um general do exército escocês que trai seu rei após ouvir um presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca. Ele é altamente influenciado pela esposa Lady Macbeth (Marion Cotillard), uma figura manipuladora que sofre por não poder lhe dar filhos.


O diretor pode ser novato, mas sua nova versão do clássico de Shakespeare agradou os críticos quando estreou no festival de Cannes, chegando até a ser aplaudido. Marion e Fassbender foram os mais elogiados e prometem competir por mais uma indicação no Oscar.

Mad Max: Fury Road (Mad Max: Estrada da Fúria)


Aprovação no rotten tomatoes: 97%
Avaliação no metacritic: 89%
Direção de: George Miller (Mad Max)
Roteiro de: George Miller 
Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Zoe Kravitz, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne
Sinopse: Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentanto fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.
Quando o novo filme da franquia Mad Max estreou, ninguém esperava que faria um sucesso tão grande com os críticos. Não só o visual chamou atenção, mas a história cativante e socialmente relevante e as atuações de alto nível (principalmente a da Charlize Theorn) também surpreenderam. Eu já vi o filme e realmente não esperava gostar tanto. Vamos ver se tem força suficiente para ser indicado ao oscar! 

The Martian (Perdido em Marte)


Aprovação no rotten tomatoes: 97%
Avaliação no metacritic: 76%
Direção de: Ridley Scott (Alien)
Roteiro de: Drew Goddard (Guerra Mundial Z)
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kate Mara, Kristen Wiig, Jeff Daniels
Sinopse: O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.


Depois de desapontar com Robin Hood, Prometheus, O Conselheiro do Crime e Êxodo, o célebre diretor Ridley Scott finalmente voltou à forma com "The Martian". Nos últimos anos, tivemos blockbusters sendo indicados a melhor filme e no ano que vem parece que isso se repetirá. O filme parece realmente bom! Quem já leu o livro elogia muito a história.

The Revenant (O Regresso)


Aprovação no rotten tomatoes: -
Avaliação no metacritic: -
Direção de: Alejandro González Iñárritu (Birdman)
Roteiro de: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Will Poutler, Domhall Gleeson
Sinopse: 1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.
A nova produção do ganhador do Oscar de melhor diretor e melhor filme do ano passado foi bem turbulenta. Orçamento estourado, gravações atrasadas (o que fez o ator Tom Hardy ter que desistir de estrelar Esquadrão Suicida), brigas nos bastidores, clima hostil para as gravações... enfim, tudo isso acabou fazendo com que o filme ficasse de fora de todos os festivais que antecedem o Oscar, estreando nos cinemas no 45 do segundo tempo para que possa competir na premiação do ano que vem. Iñarritu garantiu que todas as dificuldades valerão a pena, e não dá para apostar contra ele, neh? A expectativa é grande, inclusive por muita gente estar apostando que dessa vez DiCaprio leva o prêmio.

Room (Quarto)


Aprovação no rotten tomatoes: 100%
Avaliação no metacritic: 74%
Direção de: Lenny Abrahamson (Frank)
Roteiro de: Emma Donoghue
Elenco: Brie Larson, Joan Allen, William H Macy, Megan Park, Jacob Tremblay
Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.
Estou MUITO ansioso para ver esse filme. Li o livro há pouco tempo e só posso dizer que ele é sensacional. Além disso, sei que a adaptação vai ser boa, pois ele foi adaptado pela própria autora do livro, e adoro a atriz Brie Larson. O filme estreou no festival de Toronto e, embora tenha havido algumas críticas ao roteiro, a recepção foi calorosa. Ele acabou ganhando o principal prêmio do festival, o People's Choice Award, o que o coloca como um forte candidato ao Oscar. Dos 35 filmes que já ganharam o mesmo prêmio, 13 deles também foram indicados ao Oscar, incluindo Beleza Americana, Quem Quer ser Um Milionário, Preciosa, O Discurso do Rei, O Lado Bom da Vida e O Jogo da Imitação.

Sicario (Sicario: Terra de Ninguém)


Aprovação no rotten tomatoes: 89%
Avaliação no metacritic: 83%
Direção de: Denis Villeneuve (Prisoners)
Roteiro de: Taylor Sheridan (Sons of Anarchy)
Elenco: Emily Blunt, Benicio Del Toro, Josh Brolin, Jon Bernthal, Victor Garber
Sinopse: A CIA está preparando uma audaciosa operação para deter o grande líder de um cartel de drogas mexicano. Kate Macy (Emily Blunt), policial do FBI, decide participar da ação, mas logo descobre que terá de testar todos os seus limites morais e éticos nesta missão.


O filme já passou por Cannes e Toronto e nos dois festivais, recebeu uma recepção calorosa. Villeneuve dirige as cenas de ação com maestria e a fotografia e a atuação de Blunt também surpreende.
Spotlight


Aprovação no rotten tomatoes: 97%
Avaliação no metacritic: 79%
Direção de: Thomas McCarthy (2012)
Roteiro de: Josh Singer (The West Wing), Thomas McCarthy
Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber, Stanley Tucci
Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.


Fazia algum tempo em que um filme centrado no mundo do jornalismo não era tão elogiado. Spotlight trás sólidas performances do seu talentoso elenco, além de um roteiro e direção on point.

Steve Jobs


Aprovação no rotten tomatoes: 90%
Avaliação no metacritic: 84%
Direção de: Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)
Roteiro de: Aaron Sorkin (The Newsroom)
Elenco: Michael Fassbander, Kate Winslet, Seth Rogen, Katherine Waterston, Jeff Daniels
Sinopse: Três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.


Após conflitos nos bastidores, a nova biopic de Steve Jobs finalmente estreou no festival de Toronto. E não desapontou! Mas também, com um pedigree desses (Boyle, Sorkin e o elenco estrelar), era difícil não fazer sucesso... 

Straight Outta Compton




Aprovação no rotten tomatoes: 90%
Avaliação no metacritic: 72%
Direção de: F Gary Gray (Uma Saída de Mestre)
Roteiro de: Andrea Berloff (As Torres Gêmeas)
Elenco: Oshea Jackson Jr, Corey Hawkins, Aldis Hodge, Alexandra Shipp
Sinopse: Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap.


O filme não tem nenhum nome de grande destaque nem na produção nem no elenco, porém, além de ter ido muito bem nas bilheterias e ter recebido boas críticas, discute um tema que vem sido muito debatido nos EUA ultimamente: o abuso da policia contra os negros. Aliado a esse tema tão atual, conta a favor da película o fato dela ser uma biopic, algo que a academia adora, e envolver hip -hop em sua história (algo também em alta depois do sucesso da série Empire). 

Suffragette


Aprovação no rotten tomatoes: 69%
Avaliação no metacritic: 65%
Direção de: Sarah Gavron (This Little Life)
Roteiro de: Abi Morgan (A Dama de Ferro)
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bohan Carter, Meryl Streep, Brendan Gleeson
Sinopse: O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. Mulheres que enfrentaram seus limites pela causa e desafiaram o Estado extremamente opressor.


O filme não teve a mais calorosa das recepções, mas ainda tem potencial para surpreender na premiação do ano que vem, principalmente em categorias técnicas e de atuação.

Trumbo


Aprovação no rotten tomatoes: 86%
Avaliação no metacritic: 71%
Direção de: Jay Roach (Entrando Numa Fria)
Roteiro de: John McNamara (Aquarius)
Elenco: Bryan Cranston, Diane Lane, Elle Fanning, Helen Mirren, John Goodman
Sinopse: O roteirista Dalton Trumbo tem uma história singular em Hollywood: apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como A Princesa e o Plebeu (1953), ele se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso, e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, enquanto sofreu com vários problemas envolvendo familiares e amigos.


A academia ama falar de si mesma! E também ama histórias reais! O Emmy ama o Bryan Craanston, será que seu primo mais famoso também o irá amar?

The Walk (A Travessia)


Aprovação no rotten tomatoes: -
Avaliação no metacritic:-
Direção de: Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro)
Roteiro de: Robert Zemeckis
Elenco: Joseph Gordon Levitt, Ben Kingsley
Sinopse: A história do equilibrista Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt), famoso por atravessar as Torres Gêmeas usando apenas um cabo. A ação ocorreu na ilegalidade em 7 de agosto de 1974 e ganhou destaque no mundo inteiro.


Olha, vou ser sincero: achei a história do filme bem zzzzz. Pra que diabos alguém ia querer atravessar dois prédios num cabo de ferro? É muita falta de roupa para lavar... enfim, não dá para apostar contra o diretor de Forrest Gump.

Bônus: Que Horas Ela Volta (The Second Mother)


Aprovação no rotten tomatoes: 95%
Avaliação no metacritic: 82%
Direção de: Anna Muylaert  
Roteiro de: Anna Muylaert
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas, Karine Teles
Sinopse: A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.


Faz muito tempo que o Brasil não consegue ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Mas tudo indica que isso irá mudar ano que vem! A película de Muylaert vem tendo uma trajetória impressionante, tendo ganhado prêmios em Sundance e em Berlin. O filme é impactante, pois faz uma critica social muito importante e pouco discutida, além de trazer uma bela atuação de Regina Casé. Vamos torcer para que o cinema brasileiro seja reconhecido!

                                                                                  x

Antes de fechar esse post, queria mencionar outros filmes que podem surpreender e garantir sua nominação, mas que eu decidi não colocar aqui porque achei que tem menos chances. Alguns deles são Youth, Black Mass, Truth e Son of Saul.

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)