Aliança do Crime


'Aliança do Crime' mostra um Johnny Depp que há muito não se via. E é o papel necessário para revigorar a carreira do ator e botá-lo novamente no rumo de grandes personagens. Aqui, Depp no dá um retrato fiel de um anti-herói que foi meticulosamente bem construído para apontar na tela como um mero ladrão se tornou um dos bandidos mais procurados pelo FBI. A película, que já estreou lá fora, passou pela 39° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro, e só agora chega ao grande público em circuito nacional.

Sinopse:

James 'Whitey' Bulger (Johnny Depp), irmão do senador norte-americano Billy Bulger (Benedict Cumberbatch), foi um dos criminosos mais famosos da história do sul de Boston. Ele e alguns membros de sua gangue começaram a trabalhar como informantes do FBI a pedido do amigo de infância de Bulger, John Connolly (Joel Edgerton),  para derrubar uma família de mafiosos italianos, mas os seus próprios crimes não o livraram de se tornar um dos homens mais procurados do país. Baseado em uma história real. 


Depp ganha uma caracterização muito fidedigna a persona real de Bulger. E consegue imprimir no olhar muito das características de uma cobra peçonhenta que está pronta para dar o bote. Há cautela, há destreza, há imersão. É realmente um papel que necessita dele e vice-versa. Duas cenas tem função primordial no crescimento e endurecimento de Bulger. Ambas ligadas ao seu núcleo familiar. E, a partir de acontecimentos que afligem sua família, sua perspectiva de criminoso muda completamente e o coloca para jogar como um profissional.

Joel Edgerton, que é quem vive o agente especial do FBI John Connolly, também está ótimo. E entrega um homem capaz de tudo para ajudar seus aliados e manter seu status na agência. Benedict Cumberbatch também não desmerece nada do que alcança. Com alguns quilos a mais do que usual, ele traz na linha um político pai de família e que não quer problemas para sua carreira no senado, contudo, transparece que tem grande apreço por seu irmão. Jesse Plemons, Rory Cochrane, W. Earl Brown, Peter Saarsgard e Bill Camp, vivem personagens que ficam totalmente envolvidos com Bulger. E o bate bola entre eles dá a trama ótimos conflitos e reviravoltas. Ambos encarnam pessoas reais que tiveram um fim macabro ou que cooperaram para ajudar na busca de Bulger. Dakota Johnson interpreta a mãe do único filho do criminoso e sua trajetória ali se define por isto. Julianne Nicholson também é só mais uma esposa, mas está já se impõe e dita regra ao preferir não se aproximar dos amigos suspeitos de seu marido, o agente Connolly. E a atriz inglesa Juno Temple, faz uma participação bem a cara dela. Uma menina meio sapeca, meio esperta que se envolve com o braço direito de Bulger. Corey Stoll, vive o procurador que alerta os agentes vividos por Kevin Bacon e Adam Scott de que Connolly e seu parceiro tem encoberto os crimes de Bulger.

Aliás, em alguns trechos do filme, os personagens são questionados pelo FBI. O que vem de auxilio ao esmiuçar dos detalhes da trama. Além também de nos dar informações sobre o que aconteceu com cada um deles. Bulger, por exemplo, foi procurado de meados dos anos 90 até ser encontrado em 2011. E foi condenado à pena perpétua pela maioria de seus crimes.




Com a ajuda de um roteiro alinhado, assinado pela dupla Mark Mallouk e Jez Butterworth, e a condução de Scott Scooper (Coração Louco), o longa consegue manter o tom de tensão e seriedade do filme até o fim de seus créditos. Sua trilha também coopera muito para isto. Direção e produção de arte e também os responsáveis pelos figurinos exprimem bem os períodos dos anos 70 e 80, em que ocorrem os eventos. 

Ficha Técnica: Black Mass, 2015. Direção: Scott Scooper. Roteiro: Mark Mallouk e Jez Butterworth - adaptado do livro de Dick Lehr e Gerard O'Neill, 'Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Irish Mob'. Elenco: Johnny Depp, Benedict Cumberbatch, Bill Camp, Peter Saarsgard, Dakota Johnson, Julianne Nicholson, Juno Temple, Joel Edgerton, Jesse Plemons, Kevin Bacon, Adam Scott, Corey Stoll. Trilha sonora original: Junkie XLFotografia: Masanobu Takayanagi Edição: David Rosenbloom.. Nacionalidade: EUA. Gênero: Policial, Suspense. Distribuidor: Warner Bros. Pictures do Brasil. Duração: 02h03min.

Trailer




Avaliação: Quatrocentos milhões de vezes mais aprazível ver Johnny Depp inovando, do que pensar em como esse enredo é sinistro! (4/5)


12 de Novembro, nos Cinemas!

Não recomendado para menores de 16 anos!

Visite também:
http://wwws.br.warnerbros.com/blackmass/
https://www.facebook.com/BlackMassMovie
http://www.blackmassthemovie.com/

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)