Chico - Artista Brasileiro


Ouvi por ai que Chico Buarque não tem relevância para a música atual feita no Brasil. Nunca fui fã dele (nem mesmo na literatura), mas não me assustei com a afirmação extremista do jovem que me falara tal frase, pois muita gente realmente pensa assim. Nesta quinta-feira (26), este artista ignorado por tantos e amado por tantos outros ganha uma retratação intimista no documentário de Miguel Faria Jr. 'Chico - Artista Brasileiro'. Conduzido como uma mistura de documentário e com cara de 'especial feito para tv' - algo que não o desmerece em nenhum segundo - o filme, falando agora de jovem para jovens, agrada e traz um Chico tão ou ainda mais simpático que o comum.

Sinopse
O longa-metragem traz uma apresentação de Chico Buarque, organizada exclusivamente para a produção, mesclada a depoimentos dele sobre sua trajetória pessoal, além de sua carreira na música e na literatura. Grandes nomes do cenário musical também aparecem para interpretar músicas de um dos cantores, compositores e escritores literários mais importante deste país.

O documentário é introduzido ao público com a apresentação minimalista e cordial de Chico na canção 'Sinhá'. Por todo ele, há também a participação de artistas diversos interpretando sons do músico. Ao mesmo tempo, vamos conversando com Chico e vamos conhecendo mais de sua vida pessoal. Adentramos seu apartamento, vemos fotos de sua infância, vemos relatos de sua relação com o pai, seu inicio na música, suas parcerias, seu casamento com a atriz Marieta Severo, sua amizade com Vinicius de Moraes e Tom Jobim, o momento complicado da ditadura e seu exílio fora do país, sua engrenada na literatura, sua fama em outros países, seu carinho com os netos e a sua tocante busca de um irmão alemão, há muito falecido na velha Berlim.

O escritor, que revela nunca ter sido tímido como tão propagado pela mídia, nos dá direito a conhecer histórias que de tão originais são genuinamente engraçadas e extremamente necessárias. E o que o diretor e roteirista Miguel Faria Jr. demarca é o dom que Chico tem de encantar e ser real. Sem muita maquiagem e delongas. O documentário consegue ser extremamente direto e conciso. Além de intimista. Talvez por serem amigos, diretor e artista, mostram realmente o que querem mostrar. Mas o seu resultado final torna válido e ótimo toda a experiência. Depoimentos de Ruy Guerra, Miúcha e o ator Hugo Carvana aparecem ali para delinear melhor as histórias contadas.

Não há pregação de valores e muitos menos de opiniões políticas aqui. Há sim a vida de um homem extremamente observador que soube como ninguém se expressar e expressar seu tempo. Uma das situações mais comoventes do longa vem quase em seu fim. A busca de Chico por seu irmão, a quem procurava durante o tempo em que escrevia o livro 'Irmão Alemão'. Sua reflexão sobre a situação toda também vale demais sua atenção! Algumas partes são tensas, mas se misturam ao tom leve e divertido que a película exala.

No mais, pede-se crédito e chama-se para a superfície o fato de muita gente desprezar a história do Brasil, mas mal sabem tais pessoas o quão preciosa ela é. Converse com um avô, um amigo mais velho de seus pais e também professores. Fundamente seu pensamento. Não há porque, claro, ter nostalgia de tempos difíceis, mas esquecer o que passou pode nos levar a ignorar erros fatídicos de um passado tenebroso.

E à Chico: DEUS LHE PAGUE!!!!
Ficha Técnica: Chico - Artista Brasileiro, 2015. Direção e Roteiro: Miguel Faria Jr. Com: Chico Buarque, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Hugo Carvana, Milton Nascimento, Mart'Nália, Carminho, Mônica Salmaso, Laila Garin, Moyses Marques, Adriana Calcanhoto, Ruy Guerra. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil. Distribuição: SONY PICTURES.

Trailer


Avaliação: Quatro mil páginas de história para contar! (4/5 - Ótimo).

26 de novembro, nos cinemas!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)