A Garota Dinamarquesa


'A Garota Dinamarquesa' nos brinda com um romance elegante e atípico. Sua construção é fundamentada em elementos de uma história real que, como resultado, geram um enredo fictício. Um amor que ganha cenas lindas e delicadas e se mostra profundamente altruísta. A prova fidedigna de um trabalho conjunto de parceria e companheirismo entre uma esposa e seu marido. Sujeito este que se redescobre, quando, finalmente, segue seus sonhos e deixa para trás as máscaras que a vida lhe deu. Os atores Alicia Vikander e Eddie Redmayne dão vida a este interessante casal dinamarquês, Gerda e Einar Wegener e fazem atuações exemplares e apaixonantes com a condução de Tom Hooper (O Discurso do Rei). Somam se ao elenco, Amber Heard, Ben Whishaw e Matthias Schoenaerts.
Sinopse:


Uma história de amor fictícia vagamente inspirada na vida dos artistas dinamarqueses Einar Mogens Wegener (Eddie Redmayne) e Gerda Wegener (Alicia Vikander). A vida matrimonial do casal muda de curso quando Einar se descobre como mulher e se submete a cirurgia de mudança de sexo. 

O casal de pintores Einar e Gerda Wegener se ajudam em todas as situações possíveis. Einar apoia com olhar crítico a arte da esposa e Gerda venera os quadros do marido. Em uma tarde qualquer, ela pede ao esposo que segure as vestes de uma bailarina sobre o corpo e faça a pose da mesma no retrato que a artista está concluindo. O marido cede sem pestanejar e a auxilia com honra, todavia, algo em seu intimo o faz ficar balanceado e ao experimentar se vestir completamente de mulher, em uma outra ocasião, Einar conhece então Lili Elbe. Seu eu feminino que há muito pedia para se mostrar.

Einar Wegener e Eddie Redmayne

O drama adaptado do livro do autor David Ebershoff, não é fiel a história real, como dito antes, mas transparece na tela a essência de um relacionamento que preza o companheirismo. A personagem de Vikander expressa extraordinariamente bem a força e o medo vivenciados com a situação e não sai de cena despercebida. A opção de Gerda por ajudar o marido a concluir sua transformação a assusta de inicio, afinal, nada será como antes, mas, logo, ela percebe que o caminho tomado por Einar fará de Lili alguém livre e feliz. Algo que seu amor poderá suportar.

Eddie Redmayne, mais uma vez, faz um trabalho de corpo incrível.Talvez ainda mais preciso do que o demonstrado em 'A Teoria de Tudo'. Seus movimentos aqui são extremamente calculados e primorosamente elegantes, algo que dá a Einar/ Lili detalhes de locomoção distintos e também semelhantes. Sua caracterização é infinitamente impecável - pontos assertivos do figurinista Paco Delgado bem como do departamento de maquiagem.     

Amber Heard, Ben Whishaw e Matthias Schoenaerts fecham o elenco com belas atuações. Heard interpreta a bailarina Ulla, amiga do casal, Whishaw vive um rapaz que tem interesse em pessoas do mesmo sexo e Schoenaerts dá vida a Hans axgil, um amigo de infância de Einar.

O diretor Tom Hooper e a atriz Alicia Vikander em momento de reflexão no set
O trabalho de direção de Hooper é intimista e ritmado. Extrai com beleza a essência dos personagens e alinha-se ao bom roteiro de Lucinda Coxon. Aliás, por ser uma adaptação, o roteiro não faz uso de veracidade do que realmente ocorreu aos personagens.Como a trama se passou antes ao período da Segunda Guerra Mundial, muitos dos relatos foram destruídos. Mas existem teorias de que Wegener tenha sido um entre três outros pacientes a mudarem de sexo e não o primeiro, como se relata. Sua cirurgia final também não é para finalizar o processo, mas sim para implantar um útero. Seu grande desejo. E sua esposa, na realidade, era bissexual. Algo que no filme não é mostrado. 

Ante isso, vale ainda ressaltar o trabalho majestoso de Alexrandre Desplat  que nos presenteia com mais uma trilha sonora original permeada do doce som do piano. A fotografia é assinada por Danny Cohen e nos agracia com cenas filmadas na Dinamarca e em Paris e a edição de Melanie Oliver tem um bom formato.


Trailer


Ficha Técnica: The Danish Girl, 2015. Direção: Tom Hooper. Roteiro: Lucinda Coxon, adaptação da obra de David Ebershoff. Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Amber Heard, Ben Whishaw e Matthias Schoenaerts. Trilha Sonora Original: Alexandre Desplat.  Figurino: Paco Delgado. Fotografia: Danny Cohen. Edição: Melanie Oliver. Nacionalidade: EUA, Reino Unido e Alemanha. Genêro: Drama, Biografia, romance.  Distribuidora: Universal Pictures do Brasil. Duração: 01h59m.
Avaliação: Três quadros simbólicos (3/5 - Bom).

Um filme que merece ser visto com os olhos da alma!!!

Não recomendado para menores de 14 anos.

11 de Fevereiro, nos Cinemas!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)