De Tim Burton, O Lar das Crianças Peculiares (3D)


O renomado diretor Tim Burton volta às telas de todo o mundo com a adaptação dos livros de Ransom Riggs ''O Lar das Crianças Peculiares'', estreia desta quinta-feira (29) que conta com distribuição da Fox Film do Brasil. A trama é extremamente interessante, envolvente e o espectador não demora muito a reconhecer o dedo exótico e mágico de Tim.

O Lar das Crianças Peculiares traz ao público a jornada vivenciada pelo jovem Jake Portman (Asa Butterfield) ao ir visitar uma ilha localizada no País de Gales com o pai, Franklin (Chris O'Dowd). Jake busca informações sobre o passado de seu amado avô Abraham (Terence Stamp) e acredita que indo conhecer o orfanato em que o avô vivera, quando adolescente, poderá desvendar alguns dos mistérios de uma tragédia recente. Ali, o rapaz se depara a um abrigo em ruínas que, aparentemente, não acomoda nenhum residente, contudo, o lugar esconde um segredo. Há muito tempo atrás, uma fenda no tempo foi criada para que um grupo de crianças com poderes sobrenaturais fossem protegidas dos terríveis etéreos. A responsável pela fenda é a guardiã Peregrine (Eva Green), uma das muitas protetoras de crianças especiais que existem espalhadas pelo mundo.



 A trama adapta a essência dos livros com muita eficácia, todavia, une os acontecimentos do primeiro e do segundo livro (O Orfanato da Senhorita Peregrine Para Crianças Peculiares, Sra. Peregrine, Vol 01 e A Cidade dos Etéreos, Vol 02), o que de certa forma adiciona mais conteúdo para a história e a deixa com introdução, meio e fim - algo que não ocorre no primeiro livro.

O roteiro é da sempre maravilhosa Jane Goldman (X-men Primeira Classe e KickAss) e, apesar de caminhar por caminhos sempre certos, traz boas alternativas para a história. O ponto crítico dele acontece quando tenta-se explicar as fendas no tempo, pois é possível se confundir um pouco. Mas a narrativa não decai. Os personagens tem uma apresentação ótima e seguem bem o seu rumo. O roteiro consegue deixar muito claro como o preconceito e o julgamento com 'o que não conhecemos ou não entendemos' é algo nocivo para a vida em sociedade.

 A relação entre avô e neto é trabalhada de um jeito sensível e bem desenvolto em tela. É comovente ver Jake afirmando seus sentimentos por Abraham em uma das cenas finais do longa. As histórias de Abraham, aliás, eram muito desacreditadas por seu filho, Franklin, mas, claro, para o neto Jake faziam todo o sentido possível. Finalmente, quando Jake conhece a senhora Peregrine e as crianças peculiares o espectador é apresentado a um mundo excêntrico e muito atraente. 

A senhora Peregrine, como guardiã, pode se transformar em um falcão, temos ainda os gêmeos mascarados (Joseph e Thomas Odwell) que ao se revelarem podem petrificar as pessoas, a menina com força de cem homens Bronwyn (Pixie Davies), a jovem Emma Bloom (Ella Purnell) que usa sapatos de chumbo para não flutuar, Enoch O'Conner (Finlay MacMillan), um garoto que pode fazer bonecos se mexerem, a moça que tem o poder de controlar o fogo, Olive (Lauren McCrostie), a pequena Claire (Raffiella Chapman) e seu cabelo que esconde algo aterrorizante, o garoto invisivel Millard (Cameron King), o jovenzinho amigo das abelhas, Hugo (Milo Parker), um fashionista que prevê o futuro (Hayden Keeler-Stone) e a garota que controla as plantas Fiona (Georgia Pemberton). Peregrine protege o grupo do vilão Barron, um Samuel L. Jackson poderoso e camaleão, que está no encalço de todas as crianças peculiares que existem para fazer experimentos que o deixem ainda mais forte. Temos ainda a participação das magnânimas Judi Dench, Allison Janney e Kim Dickens e do ator Rupert Everett (quase irreconhecível).
 
O Diretor Tim Burton e o protagonista do longa, Asa ButterField (Jake)
 A direção de Tim volta a sua grandeza aqui e ele consegue trazer sua marca para a história. Sua delicadeza estranha, seus planos amplos, mas detalhistas e, com certeza, tempo para os atores se mostrarem bem. Asa vem se destacando em quase todos os filmes que protagonizou nos últimos anos. Eva Green está espetacular e faz você não tirar o olho dela quando a mesma está em cena ( por algum motivo ela me lembrou a Anne Hathaway, mas não sei o porquê). Terence Stamp é também muito digno e seu tempo em cena é sempre significante. Todas as crianças são ótimas, contudo, Ella Purnell (Não Me Abandone Jamas) faz você ficar vidrado nela e a pequena Pixie DAvies lembra muito a espevitada Shirley Temple.

 A edição tem um corte no ponto e o ritmo do filme não desanima. A fotografia é emblemática e forte e os detalhes de figurino, design, cenários são fascinantes, como em todos os filmes de Tim. A banda Florence and The Machine entra para a trilha sonora de Michael Higham e Mattew Margeson com a canção ''Wish That You Were Here''.


   Trailer

  
Ficha Técnica: Miss Peregrine's Home For Peculiar Children, 2016. Direção: Tim Burton. Roteiro: Jane Goldman - adaptado dos livros de Ransom Riggs. Elenco: Asa Butterfield, Eva Green, Samuel L. Jackson, Judi Dench, Rupert Everett, Allison Janney,  Chris O'Dowd, Kim Dickens, Terecence Stamp,  Ella Purnell, Finlay MacMillan, Georgia Pemberton, Lauren McCrostie, Hayden Keeler-Stone, Milo Parker, Pixie Davies,Raffiella Chapman, Joseph Odwell e Thomas Odwell. Nacionalidade: Eua, Bélgica e Reino Unido. Gênero: Fantasia, Aventura. Trilha Sonora Original: Matthew Margeson e Michael Higham. Fotografia: Bruno Delbonnel.  Figurino: Coleen Atwood. Edição: Chris Lebenzon. Distribuidor: Fox Film do Brasil. Duração: 02h07min.
Para quem curte os universos de Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e produções que envolvam 'viagem no tempo' é uma boa pedida. E aos fãs do diretor, só tenho uma coisa a dizer,  não percam!

(Dispense o 3D)

 Avaliação: Três pequenas garotas com força de cem homens (3/5).
 HOJE NOS CINEMAS!

Não recomendado para menores de 12 anos

Visite também:
http://www.peregrinesmovie.com/peculiaris/intl/br/

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)