Jack Reacher - Sem Retorno


Tom Cruise e personagens badass mother&#$@* são uma combinação batida, mas não incomum. Em 2012, o ator protagonizou o primeiro filme de Jack Reacher e, não bastasse aquele ser suficiente, agora retorna para sua sequência que tem o subtitulo de 'Sem Retorno'. Se em um primeiro momento ele apelou para o previsível, aqui Tom se embola em uma trama melodramática e altamente desnecessária. 

Ainda em comparação ao primeiro filme, ao menos aquele era abrilhantando por um elenco de peso (Rosamund Pike, Richard Jenkins, David Oyelowo, Werner Herzog e Jai Courtney). Nesta nova empreitada, completam o casting mais caras desconhecidas do que o contrário. Entre eles Aldis Hodge, Danika Yarosh e Patrick Heusinger. Todavia, Tom ganha uma parceira, a atriz Colbie Smulders (Os Vingadores), que se não é sua sua versão feminina, está bem próxima disto. 

O filme estreia hoje em circuito nacional e tem direção de Edward Zwick e também é adaptado de um dos livros da série criada por Lee Child, bem como seu antecessor. 

Na trama, Jack Reacher (Tom Cruise) continua sua saga de andarilho sem rumo, contudo, se reconecta com a base militar, que outrora servia, para servir de conselho e informante. O comando do quartel agora está aos cuidados da Major Susan Turner (Cobie Smulders), por quem Reacher logo cria afeto e planeja conhecer em breve. Seus planos se alteram quando descobre que a Major é presa e está sendo acusada de espionagem. Em seguida, Reacher inicia uma investigação e acaba topando com pistas de que o caso da Major foi uma cilada. É então que ao tentar libertá-la da prisão ele encontra dados sobre sua própria vida. Informações íntimas da jornada de Reacher que levam a uma possível paternidade desconhecida.


O enredo é tão fraco quanto parece e quando apela para o melodrama perde todo o sentido. A produção não consegue encontrar nem mesmo um tom cômico, como o primeiro tem, e todas as cenas de ação parecem um sonho repetitivo e alucinado. O roteiro não endossa a maravilha dos livros. Peca quando tenta romantizar o personagem novamente e ainda o entrega desnorteado em um dramalhão enfadonho. Há uma cena em particular com a personagem de Colbie que se tenta trabalhar a luta dela contra o machismo no serviço militar, porém fica só na tentativa mesmo. Já que não há espaço para aprofundar a teoria.

Tom Cruise é conhecido por sempre fazer os stunts de seus filmes, afinal, ama esportes radicais. Ademais, acredita que o fator amplia sua entrega ao papel e o aproxima ainda mais da veracidade de suas cenas. Desta vez, quem também adere ao time é Colbie Smulders. A atriz não utilizou seus dublês e fez todas as cenas perigosas em que era exigida a participação de sua personagem. Uma comandante forte e destemida. Mas que vez ou outra necessitava de ajuda. Não há um grande vilão no filme, assim, papéis coadjuvantes rasos tomam a frente e alternam essa função. Reacher acaba descobrindo a possibilidade de ter sido pai há algum tempo atrás e pretende então assumir a culpa de abandono, caso ela exista. O personagem ganha bate bola com a atriz Danika Yarosh, que interpreta Sam, sua possível filha, e faz o público lamentar que o conflito tenha sido incluso no roteiro. 


É incrível acreditar, mas o filme é dirigido pelo mesmo condutor de 'O Último Samurai' e também 'Diamante de Sangue', filmes que trouxeram muita consistência ao mundo do cinema com o olhar de Zwick, por outro lado, não vemos nada de muito interessante e a há uma sequência grotesca de absurdos. Talvez muito mais por parte do roteiro do que de sua direção.

A trilha sonora de Henry Jackman é a unica protagonista interessante do longa, pois caminha junto com as cenas e as embala com composições rápidas e fortes.

Jack Reacher: Sem Retorno é baseado no oitavo livro da série de Lee Child. Já o primeiro filme é adaptado a partir da nona obra de Child. Há indícios de que, se levado a uma trilogia, o terceiro livro a ser adaptado seria o décimo primeiro. E, caso, aconteça, torço para que consiga se sobressair aos dois primeiros. Algo difícil de se concretizar.

Trailer


Ficha Técnica: Jack Reacher - Never Go Back, 2016. Direção: Edward Zwick. Roteiro: Richard Wenk, Edward Zwick e Marshall Herskovitz - Adaptação da série homônima de Lee Child. Elenco: Tom Cruise, Cobie Smulders, Aldis Hodge, Danika Yarosh, Patrick Heusinger, Holt McCallany, Judd Lormand, Christopher Berry, Hunter Burke, Jason Douglas, Lizethe Hutchings, Marisela Zumbado, Madalyn Horcher. Nacionalidade: Eua. Gênero: Ação, Suspense. Edição: Billy Weber. Trilha Sonora Original: Henry Jackman. Distribuidora: Paramount Pictures Brasil. Duração: 01h59min. 

Um filme que tem um público especifico, porém, desta vez, não tem nada de novo para excitá-lo.

Avaliação: Um superstar perdido em si mesmo (1/5).

Não recomendado para menores de 14 anos
24 de novembro nos Cinemas!

See ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)