''Jovens, Loucos e Mais Rebeldes e Ma Ma'', Estreias, Ganhadores e Encerramento do Brasilia International Film Festival


Das grandes estreias que rolaram pelo Festival Internacional de Filmes de Brasilia, ''Jovens, Loucos e Mais Rebeldes'' e ''Ma Ma'' foram as duas que consegui acompanhar e vale dizer que ambas são extremamente distintas, contudo, fantásticas. A primeira retrata a juventude em seu auge e a segunda as tragédias da vida adulta. Abaixo os comentários.

Jovens, Loucos e Mais Rebeldes, de Richard Linklater
Estréia
AvaliaçãoQuatro  (4/5).
Linklater não é um diretor comum. Pelo contrário, sua filmografia lista produções das mais interessantes possíveis e cada um de seus projetos entoam mensagens notabilíssimas. O longa Jovens, Loucos e Rebeldes, de 1993, dirigido por ele, inicia uma série de filmes onde o diretor descreve gerações e seu tempo. Boyhood emplaca a sua melhor fase e agora 'Everybody Wants Some', que no Brasil ganhou o título de 'Jovens Loucos e Mais Rebeldes', fecha a trilogia.
Aqui Linklater traz uma tchurma jovem que está na faculdade aproveitando as festas e tirando um tempinho para jogar Basebol. O timing do filme é ótimo, o humor então, no ponto certo. Moças, este é um filme sobre a irmandade masculina, então, não levem tudo muito a sério. Não há intuito em tratar a mulher como objeto, mas falar de como os esse grupo de universitários quer mesmo é aproveitar toda oportunidade possível para se divertir, seja na balada country ou punk rock.
O elenco é muito afinado, mas os atores Glen Powell, Austin Amelio, Wyatt Russell e Tyler Hoechlin são os grandes destaques. O figurino do filme é outro ponto alto, pois traz de volta os anos 70 com vigor e suas duas horas de duração prendem o espectador.

JOVENS, LOUCOS E MAIS REBELDES – Ficção, Comédia, 117 min, EUA, 2016. Direção/ Director: Richard Linklater. Roteiro/ Screenplay: Richard Linklater. Elenco/ Cast: Zoey Deutch, Blake Jenner, Tyler Hoechlin. Produção/Production: Annapurna Pictures, Detour Filmproduction, Paramount Pictures. Produtor/ Producer: Megan Ellison, Ginger Sledge, Richard Linklater. Fotografia/ Cinematography: Shane F. Kelly.
Sinopse: Dentro e fora do campo, um grupo de jogadores de beisebol da faculdade traça o seu caminho diante das novidades e loucuras da vida adulta que se inicia. Encarando as liberdades e as responsabilidades dessa fase da vida, eles crescem e se conhecem.
EXIBIÇÃO

  • CINE BRASÍLIA: DIA 11, 21h
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 12,19h/DIA 13, 20h15 


MA MA, de Julio Medem
Estreia
AvaliaçãoQuatro mil lágrimas, porém com momentos hilários (4/5).

Julio Medem é responsável pelo roteiro e direção desta película extraordinária que é 'Ma Ma', com a atriz Penélope Cruz. Uma trama que insere com muito humor a drástica jornada de uma mulher diagnosticada com câncer, personagem de Cruz. 

O filme traz belos simbolismos e não se preocupa em ser racional, o que não o prejudica em nenhum momento. Aliás, tal fator o deixa mais poético e encantador. A platéia pode rir, mas também têm espaço para chorar, pois a fragilidade da vida é capitada de forma inigualável.

O elenco é pequeno, mas faz um trabalho descomunal. Luis Tosar, que interpreta Arturo, intenção amorosa de Magda, nossa protagonista, é um ator muito expressivo e que dá vida a um homem muito peculiar.O pequeno Teo Planell interpreta o filho de Magda e Asier Etxeandia o médico que cuida de seu tratamento. Em suma, o drama vale cada segundo do seu tempo!

MA MA – Ficção, Drama, 111 min, Espanha, 2015. Direção/ Director: Julio Medem. Roteiro/ Screenplay: Julio Medem. Elenco/ Cast: Penélope Cruz, Luis Tosar, Jon Kortajarena. Produção/ Production: Backup Media, Instituto de Crédito Oficial (ICO), Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA), Ma Ma Películas AIE, Morena Films,Movistar+, Televisión Española (TVE).Produtor/ Producer: Penélope Cruz, Álvaro Longoria, Julio Medem.Fotografia/ Cinematography: Kiko de la Rica
Sinopse: Depois de ser diagnosticada com câncer de mama, Magda reage trazendo à tona toda a sua energia vital. Graças à sua coragem e otimismo, ela e sua família viverão cenas inesperadas de humor e delicada felicidade.
EXIBIÇÃO
  • CINE BRASÍLIA: DIA 12,20h30 - Sessão sspecial para convidados
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 13,18h


O encerramento do Festival ocorreu no dia 13, mas a entrega dos ganhadores foi feita antes da exibição de 'Ma Ma', no sábado (12). No dia seguinte, os vencedores e alguns outros filmes foram re-exibidos dando por finalizado o festival.

Lista de vencedores:

Filme vencedor Prêmio José Carlos Avellar - Estados Unidos pelo Amor
Filme vencedor Prêmio Crítica de Brasília - Exercícios da Memória
Filme vencedor Juri Popular Mostra Competitiva de Ficção - As Mãos Daquela Menina
Filme vencedor Juri Popular Mostra Competitiva Documentário - Em Busca de Sentido

De todos os filmes assistidos durante o BIFF, destaco o documentário bahiano 'Jonas e o Circo Sem Lona' e o longa de ficção 'Sem Mover os Lábios', como os meus prediletos. E foi interessante ver como a seleção de filmes trouxe ao público enredos consistentes e com a mulher em ótimos papéis. 

É isso pessoal!
Espero que tenha curtido nossa participação no festival. Que venham muitas!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)